APACAp no ConDir 14/09

15 Set

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 14 de Setembro 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 Conselho Diretor 14 de Setembro de 2021.

PAUTA:

1. Expediente:

1.1. Informes:
1.1.1. Direção Geral
1.1.2. DALPE
1.1.3. DAE
1.1.4. Conselheiros
1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
2.5. Alterações coordenações ênfases CESPEB

2.6. Plano de Retorno Gradual às Atividade Presenciais

Informes da Direção Geral:

Resumo do ConDir 14/09

Informes da Direção

Direção abriu a sessão lendo trechos de duas cartas enviadas à escola: A primeira era da família de um estudante que se transferiu da escola, estavam se despedindo e agradecendo os anos do filho no CAp. O segundo e-mail era de uma família que informa que não pretende voltar ao ensino presencial, que entende a demora da escola em não retornar no cenário atual e que estava escrevendo porque a APACAp queria ouvir as famílias.

Os auxílios Digitais foram depositados em contas. 4 auxílios retornaram por inconsistência nas informações e a escola já está em contato com essas famílias.

Escola está em fase de finalização do Planejamento de professores para o ano de 2022.

Informes da APACAp:

-Que a pauta seja enviada com pelo menos 3 dias de antecedência.

-Pede informações sobre a situação da quadra:

R: A escola encaminhou para a UFRJ os nomes das empresas que escolheram para a carta convite. UFRJ está em fase de análise de documentos das empresas.

-Situação dos ventiladores. Não houve resposta.

-Situação do Ensino Médio: Ainda sem notas de física, a escola não está respondendo às famílias a pedidos de informação no Ensino Médio; problemas com as frequência computadas.

-Sobre as notas que estão faltando. A DAE pede que as famílias entrem em contato com os professores pelo Google Classroom e que assim que as notas forem enviadas à DAE eles encaminham o boletim completo. (Sugerimos às famílias que encaminhem email à DAE, que deve resolver essa questão com os professores que ainda não entregaram as notas).

*Em contato hoje por email, a DAE ficou de contatar o setor de Física e pedir que o professor disponibilize as notas online.

-Sobre as frequências, pedem que as famílias mandem email para DAE se entendem que não está correto e que será verificado.

-Foi ressaltado a insatisfação das famílias na demora da divulgação de informações.

– Pedido para a escola aberta para visitação da APACAp e representantes das turmas para verificação das  adaptações e marcações no chão. Aproveitamos e sugerimos a ida junto com o grêmio que também fez solicitação de visita ao espaço destinado a eles.

R: A escola pretende fazer em breve uma visita com o GT Protocolo de Retorno nas unidades Lagoa e Fundão, não foi aceito a presença dos representantes de turma. Sobre o grêmio elas informaram que sabem que o espaço precisa de atenção porque tiveram que entrar por conta de uma infiltração e viram como está.

Foi apresentado as seguintes informações sobre o Plano de Retorno Gradual às Atividade Presenciais:

A data de retorno não foi definida. Apresentaram um documento preliminar com a grade de horários de retorno para todos os anos, exceto para o 3 ano do EM que permanecerá online além dos protocolos de segurança. A escola diz que a intenção é o retorno esse ano, mas não quis colocar datas. O plano apresenta dois momentos de retorno: 1ª fase retorna um grupo de estudantes e na 2º fase retornam os demais, se não houver problema será 15 dias. Quanto aos protocolos de biossegurança foram balizados por Fiocruz, GT Covid UFRJ e MEC. O plano será votado no próximo ConDir, dia 28/09 para ser encaminhado ao GT Covid-19 da UFRJ para aprovação. O documento ainda não foi enviado aos conselheiros do ConDir.

Alguns dados de retorno (sem data definida) que foram apresentados.

Primeira Fase (3h/dia)

Educação Infantil:   Retorna 1 x semana
1 ano do EF   1 x na semana e a cada semana uma turma irá mais uma 1x.
5 ano do EF2 x Semana
6 ano do EF3 x por semana
9 ano EF2 x semana
1 ano do EM3 x semana
2 ano do EM3 x semana

2ª Quinzena / do 16 dia após o retorno presencial (3h/dia)

Educação Infantil2 x por semana
1o EF2x semana
2o EF1 x por semana
3o EF1  x por semana
4o EF1 x na semana
5o EF2 x semana
6o EF3 x semana
7o EF2 x semana
8o EF3x semana
9o EF2x semana
1o EM3x semana
2o EM3x semana
3o EMREMOTO

Após a apresentação desse plano a APACAp novamente fez inscrição para sinalizar quanto isso estava distante da expectativa da maioria das famílias que desejam o retorno imediatamente e não estavam representadas na carta lida sobre não retorno esse ano. Colocamos que nos causava extrema preocupação a fala de que era também uma oportunidade de ensaio para o ano que vem. Enfatizamos que o tempo de ensino presencial era muito baixo em alguns anos de escolaridade e que os estudantes estão afastados da escola há praticamente dois anos letivos. Solicitamos que repensassem porque a escola está aguardando um momento de baixa transmissão do vírus e dessa forma não havia motivos para algumas turmas terem uma carga horária com menos de 15% no presencial.

Informamos a escola que a maioria das famílias da Ed Infantil disseram que enviar os filhos somente 3h por dia é bastante complexo. As famílias entendem que a escola deveria prever o retorno das unidades (Lagoa e Fundão) de forma diferente, pois não há necessidade de troca de turnos porque eles têm regime integral e a ida para a sede Fundão é mais complicada.  A escola pensa diferente e diz que o retorno gradual é importante para a segurança das próprias crianças que ainda não tem vacina e as dificuldades em seguir protocolos.

A APACAp perguntou se não há outra possibilidade para com o 3º ano já que os estudantes estão terminando o vínculo com a escola e estarem presencial nesse momento seria importante. A escola defende que os professores pensaram muito e para que não haja perdas pedagógicas e risco de contaminação que os levem a perder a prova do Enem, nesse momento a melhor opção é continuarem online. Estudam fazer alguns simulados aos sábados e uma maneira de como esse ciclo será terminado pelos estudantes.

Pedimos que a escola informasse as famílias rapidamente e de forma bastante objetiva sobre o não retorno na segunda quinzena conforme haviam previsto.

 Sobre o processo no Ministério Público a escola disse que onde consta UFRJ o CAp está inserido e pedimos maiores esclarecimentos a esse respeito já que a nota afirma que os calendários estão desencontrados e a universidade está iniciando o segundo semestre de 2021 e que este será remoto até os meses iniciais do ano que vem. A escola disse que há interesse em retornar ainda esse ano.

Foi informado que 49 professores estarão em atividades remotas resguardados pela Resolução nº 07 de 2020 (que dispõe sobre o trabalho remoto em tempos de COVID-19 na UFRJ) que permite que professores com comorbidades, com mais de 60 anos ou que residam com parentes com comorbidades continuem as atividades online. Perguntamos qual o impacto disso no retorno presencial e qual a porcentagem que eles representam. A direção respondeu que não faz diferença a porcentagem que eles representam e que isso não tem relação com o planejamento apresentado. Aproveitamos para questionar quantos funcionários de limpeza a escola tem e essa era uma informação que eles não souberam informar.

Sugerimos que ao invés de escalonar o horário de entrada que o portão fosse aberto uns 20 minutos mais cedo para que os estudantes fossem entrando e se dirigindo para suas salas sem aglomeração na entrada e sem ficarem horas aguardando do lado de fora. Lembramos que estávamos sugerindo isso porque o horário está reduzindo assim não haveria sobrecarga em abrir mais cedo. A escola respondeu que está estudando a possibilidade do turno da tarde entrar todo junto.

Perguntamos ainda sobre as divisões de turma. Se iria inteira ou seria dividida. Essa foi uma informação que não foi respondida.

Esse é o site apresentado pela escola para acompanhar a Taxa de transmissão da Covid 19:

https://loft.science/

A APACAp foi representada na reunião por Isabel Mello e Joana Moreira.

Seguem contatos importantes:

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

-DAE daecap@gmail.com

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 14/09//2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: