APACAp no ConDir 05/10

7 Out

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 05 de outubro de 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 Conselho Diretor –  05 de outubro de 2021.


PAUTA:

1. Expediente:

1.1. Informes:
1.1.1. Direção Geral
1.1.2. DALPE
1.1.3. DAE
1.1.4. Conselheiros
1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Plano de Retorno Gradual às Atividade Presenciais do CAp-UFRJ;

2.6. Resolução – Retorno às Atividades Presenciais – 13 de outubro

Informes da Direção Geral:

Informes da Direção

Direção Geral abre o ConDir falando do plano de retorno que será votado a seguir, segundo a direção, resultado de uma ação coletiva com horários construídos com a participação de todos os docentes.

-Direção fez a correção que são 49 servidores entre professores e técnicos, não apenas professores que não retornam presencialmente. Disse que esses profissionais estão sendo acusados de usar a resolução de 7/2020 para não voltar. Mas que deixa registrado que a escola jamais irá contra uma resolução do Consuni ou contrária a direitos do trabalhador e que a escola respeita as leis.

-Não há informação ainda sobre audiência de conciliação da ação do ponto eletrônico no MPF. O CAp aguarda informações da reitoria que ainda não construiu nenhuma proposta de acordo.

-Professor Marcos de Ed. Física foi desaposentado por uma questão ao tempo que se afastou para o doutorado.

-Já saiu calendário para substitutos para 2022.

-Já estão acontecendo algumas reuniões presenciais na escola para o retorno. A diretora profa. Fátima estava na escola no momento da reunião.

Cobertura da Quadra: A Fase que deveria ser feita pelo CAp (chamada para carta-convite) foi concluída. 5 empresas enviaram propostas e o CAp  encaminhou ao ETU, que deve dar prosseguimento aos trabalhos, escolhendo a empresa. (Veja mais informações nos últimos resumos do ConDir).

Informes DAE

DAE Fundão: As equipes estão na sede Fundão trabalhando em escalonamento presencial/híbrido planejando a organização do retorno. As equipes estão vendo materiais, brinquedos, acessos, organização das salas; a limpeza de toda a sede foi iniciada na semana passada. Tudo baseado nos protocolos já discutidos.

 DAE Lagoa:

Informou sobre as reuniões com as famílias durante as duas semanas com todas as séries.

-Ficaram surpresos que algumas famílias não sabem que podem marcar reunião com os professores.

Os professores têm horários para atendimento sobre notas ou qualquer outro assunto e só falar com a DAE que eles marcam os atendimentos com professores.

-informa que vai enviar os horários para as famílias antes do início das aulas dia 13/10.

-Estão trabalhando arduamente para que o retorno aconteça com segurança.

-Notas parciais ainda não foram enviadas e devem ser enviadas nos próximos dias.

-Terminaram a fala dizendo o quanto o CAp é uma escola democrática, que se pauta pela escuta.

Informes DALPE:

Reunião com o conselho do CFCH. Foi feito um pedido para que a UFRJ especifique nas resoluções o termo “docentes ativos da UFRJ” incluindo no termo assim o magistério superior e a carreira EBTT (professores do CAp). Foi acatado o pedido do representante do CAp.

-CAp tem hoje em seus quadros mais de 50% de professores doutores. E ainda 43 mestres e 23 doutorandos.

-Irão atualizar em breve os quadros dos setores curriculares no site.

-Há uma página de formulários do CAp no site voltado aos licenciandos e docentes do CAp.

Informes da APACAp:

APACAp pediu a palavra para esclarecer as falas sobre os 49 servidores que não retornam e que estão baseados na resolução 07/2020.

-A associação entende que é um direito dos 49 servidores, que estão dentro da resolução e da lei, mas que cabe a UFRJ e o CAp solucionar essa questão para o retorno presencial. A UFRJ deve proteger a vida dos docentes, funcionários e estudantes e também deve garantir melhores condições de desenvolvimento para os estudantes do CAp UFRJ.

-Sobre a questão que a DAE informou, de que há famílias que não sabem que podem pedir reunião com professores,  sugerimos que a DAE encaminhe essa informação as famílias junto com as notas parciais.

*DAE precisa melhorar a comunicação. Muitas famílias reclamam que o setor não responde e-mail. As famílias novas na escola sofrem mais ainda com a falta de retorno.

Informe de Música:

-Setor de Música fez visita a escola para avaliação dos instrumentos para o retorno e elogiou o que foi visto em termos de organização.

Informe Língua Portuguesa

CAp Literário que foi um sucesso e que 06/10 ainda terá eventos para as famílias.

Informe Geografia

Convite para o evento Territórios Capianos dia 29/10 das 17:30 às 20:00h.

Projetos aprovados no ConDir

1) Projeto de pesquisa: “Participação infantil na pré-escola do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do RJ e a pandemia de COVID-19”, apresentado pelo Professor Leandro Henrique de Jesus Tavares, do setor curricular Multidisciplinar do CAp UFRJ; 2) Projeto de pesquisa: “Estágio: território em disputa”, apresentado pelo Professor Ulisses Dias da Silva, do setor curricular de Matemática do CAp UFRJ; 3) Projeto de ensino: “Formação para OBMEP – CAp UFRJ”, coordenado pelos professores Fernando Villar e Rodrigo Cardoso, do setor curricular de Matemática do CAp UFRJ, com a participação do professor Erick Cargnel.

2.5. Plano de Retorno Gradual às Atividade Presenciais do CAp-UFRJ;

A Direção do CAp fez questão de frisar que o plano é para 2021. Essa foi uma pergunta de muitas famílias e a direção garante que esse plano se restringe ao ano letivo 2021 e que o plano de 2022 já está sendo estudado.

-O Plano 2021 estará disponível no site em breve.

-Foram 14 reuniões com todas as séries e uma segunda reunião com a educação Infantil.

Considerações sobre o Plano

Foi apresentado ao GT Coronavirus e foi elogiado, aprovado sem ressalvas pelo GT. Aprovação pra retorno dia 13/10 mas que a pandemia precisa ser analisada todo o tempo. Professor Roberto Medronho, Coordenador do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ, se propôs a ir ao CAp para acompanhar o retorno.

-Estudo da USP nas escolas: O que minimiza contágio nas escolas: Uso de máscaras corretamente. Máscaras mal utilizadas podem aumentar em 1000% o risco de Covid.

Sobre máscaras para os estudantes: A direção informou que comprou 14000 mil máscaras cirúrgicas (para estudantes ou trabalhadores que esqueçam de levar ou precise) e 400 Máscaras de PFF2 para professores e técnicos.

-A Direção assumiu com as famílias e com a escola, o compromisso de apresentar até o final do ano letivo 2021 o Plano de Retorno 2022.

-Horários de todas as séries e atendimento do SOE e NEEI  estão no Plano de Retorno.

-Foi lido novamente e reafirmado os protocolos para o retorno: tanques para lavar as mãos ao entrar na escola, todas as salas com álcool gel nas portas das salas, espaços para lanches.

-Reforçaram que professores e estudantes levem suas garrafinhas e copos de água e levem o lanche. Ainda não há lanche para os estudantes e a cantina não funcionará na primeira semana. A licitação para lanches só sai em Dezembro

-Orientação: Trocar a máscara quando chegar à escola. Levar mais de uma máscara.

Na página 14, em caso de suspeitas de Covid, como acontece o protocolo?

-Nestes casos de suspeita a DAE faz encaminhamento da família para o teste no Fundão. Perguntado que não é um acesso fácil, a direção disse que na UFRJ é mais seguro e que o teste pode ser feito facilmente, mas entende que as famílias podem procurar outros postos de atendimentos como as UPAs, por exemplo. A UFRJ também terá aplicativo que ajudará no monitoramento da Covid (está em fases de testes).

-A direção informou que as famílias da Educação Infantil,  2o, 3o e 4o  do EFI se ressentiram muito com o plano apresentado, mas que esse é um  plano gradual de retorno e que vão avaliar nos primeiros 15 dias a capacidade de ir aumentando a presença dos estudantes e professores na escola.

-A associação informou que as famílias da Educação Infantil ficaram muito felizes e se sentiram ouvidas com as mudanças após as reuniões.

*Cabe ressaltar aqui que as famílias da Educação Infantil se manifestaram de forma veemente contra a primeira versão do plano que apontava o retorno híbrido que não contemplava seus filhos. Os estudantes da Educação Infantil frequentam a escola em horário integral e muitas famílias moram longe da escola. O Plano foi revisto e apresentada uma nova versão na 2a reunião.

-A APACAp levantou que é difícil entender qual o critério usado para as 3 séries (2º, 3º e 4º ano do EF). Enquanto todos os outros segmentos, incluindo a Educação Infantil, ficaram com pelo menos o dobro de aulas presenciais, por que essas turmas ficaram com 3h a cada 15 dias?

A direção respondeu que todos foram ouvidos e a Educação Infantil foi contemplada porque foi possível fazer as modificações no plano a tempo já que não há troca de turno para limpeza. Para as turmas (2º,3º,4º anos) têm sido discutido com todas as equipes desse segmento, para que se  possa nos próximos quinze dias aumentar gradualmente a presença na escola, que estão trabalhando para atender parte dessas demandas ouvidas na reunião. Outras séries também estão sendo estudadas e poderão ser ampliadas o presencial até o final do ano.

Sobre o uso do espaço da escola a APACAp perguntou: O CAp tem 12 salas disponíveis. Por que usar apenas duas salas em três dias da semana para Fundamental I?

O maior complicador para fazer o horário foi saber quantos alunos estarão presentes, quantos professores ficarão com os estudantes online e quantos professores e estudantes no presencial. E precisam desse tempo inicial para essa organização. Reconhecem que a parte da tarde está tímida mas poderá ser aumentado. Será avaliado nos próximos 15 dias após o início das aulas.

-3º ano do Ensino Médio vai ser todo remoto. A conversa foi com as famílias e os estudantes. Foi previsto alguns encontros presenciais como a pintura do muro e simulados presenciais na escola.

– Há uma demanda de discussão de formas de acolhimento dos estudantes do 3º ano que não passem no ENEM.

-Educação especial: O plano do NEEI está completo e estruturado no Plano de retorno.

Lincenciandos: Formação de professores não volta esse ano ao presencial na escola.

Será enviada uma nota junto a grade de horário contendo:

-Confirmação do Início das aulas dia 13/10.

-Grade de horário

-Questão do uniforme;

-Máscaras;

-Informações sobre testagem;

-Organização com as turmas novas uma visita à escola;

-Reforço aos atendimentos dos professores aos responsáveis;

 -As famílias vão receber um formulário google forms sobre o retorno.

-Dúvidas das famílias sobre o Calendário: Afinal, as aulas vão até dia 22/12?

A escola pretende maximizar esses encontros com as turmas sem prejudicar a semana de recuperação.

-Calendário e organização do retorno em 2022 serão feitos até o final do ano e apresentado para às famílias.

-Passaporte da Vacina: A UFRJ já conversou sobre isso em suas reuniões de decano, o que seria inclusive, um incentivo para a vacinação, mas até o momento parece não ter base legal para isso.

Resolução:

Foi lida a resolução pela direção e a associação pediu que a resolução fosse referente apenas ao ano letivo 2021, o que foi acatado.

A APACAp foi representada na reunião Isabel Mello.

Seguem contatos importantes:

Secretaria/Registro Acadêmico: Pedidos de certificados:  registroacademico@cap.ufrj.br

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

Direção Adjunta de Ensino – DAE : daecap@gmail.com

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 07/10//2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: