APACAp no ConDir 10/08

11 Ago

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 10 de Agosto de 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

Informes da Direção Geral:

Foi apresentado aos Conselheiros, pela Direção do CAp  parte do planejamento de retorno híbrido e a nota encaminhada aos responsáveis mais cedo.  Na plenária do dia 27/08 vai ser discutido com os setores o que ainda falta para o retorno, como por exemplo, horário de entrada, dias da semana de cada turma e demais questões que ainda estão pendentes.

Após a Plenária, o planejamento deverá seguir para as famílias e ao comitê Covid da UFRJ e ao CEG. A Direção disse que resolveu apresentar a preparação para o retorno gradual de atividades presenciais do CAp-UFRJ 2021 para as famílias irem se inteirando sobre o processo de retorno. A APACAp perguntou se a data 20/09 é uma data real para o retorno híbrido visto que até essa data há etapas importantes a seguir (Plenária*, ConDir, GT Covid UFRJ e CEG*). A escola também ainda não tem o número de professores com comorbidades que devem permanecer no modo remoto. A Direção diz que a data de retorno é provável, mas ainda não está completamente fechada já que depende de outros fatores (como taxa de contágio por exemplo), mas que o desejo da direção é que o retorno aconteça até essa data. Sobre as obras nas sedes, a escola está seguindo o que foi detalhado pelo GT Protocolo de Retorno (4 salas na Lagoa, por exemplo, não estão boas para uso por conta de problemas de ventilação). No Campus Fundão há problemas no telhado mas a Direção informa que o ETU (Escritório de Arquitetura da UFRJ) já esteve no local e devem providenciar o reparo.

-Como informa o documento enviado, os estudantes com comorbidades continuam com as aulas remotas.

-Os estágios supervisionados serão feitos de forma remota. A intenção é diminuir o número de pessoas na escola.

-A questão das 3 horas de aula: A escola diz que precisa de tempo de limpeza entre os turnos e por isso o horário de permanência na escola será de 3 horas.

-As aulas serão duas vezes na semana com 50% de alunos na escola a cada dia.

-Sede Lagoa 12 salas próprias para o uso e 4 inadequadas.

-No Fundão o protocolo GT retorno apontou 5 salas adequadas pra o uso.

-A taxa de contágio de Covid*** deverá estar estável (baixa/moderada) em 7 dias para o retorno híbrido e o CAp leva em consideração a taxa do Estado e não da cidade do Rio de Janeiro porque há estudantes que vem de outras cidades.

– Protocolos de Biossegurança: Ao entrarem na escola todos os trabalhadores e estudantes terão sua temperatura aferida e devem higienizar as mãos. Foram instalados quatro tanques na entrada da sede Lagoa. Dispensadores de álcool gel em todas as entradas e corredores da escola. Após a entrada os estudantes devem ir direto para as salas de aula. Essa é apenas uma das informações. O controle de biossegurança foi feito a partir do GT de Biossegurança da UFRJ. Estará no Plano de Retorno.

Para ler o resumo completo acesse o link:

Para acompanhar a taxa de contágio da Covid no Rio de Janeiro:

https://dadoscovid19.cos.ufrj.br/pt

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: