Reunião do GT Protocolos de Retorno Pós-Pandemia do CAp UFRJ

2 Dez

Resumo da Reunião do GT Protocolos de Retorno Pós-Pandemia do CAp UFRJ realizada no modo remoto em 01 de Dezembro de 2020.

            O Grupo de Trabalho Protocolos de Retorno Pós-Pandemia foi criado seguindo a orientação da Reitoria da UFRJ para ajudar na tomada de decisão sobre as condições de retorno às aulas presenciais no colégio, no período pós-pandemia do Covid-19. Este GT foi oficializado pela Direção Geral às famílias, em 26 de junho de 2020, na circular “Novas ações pedagógicas remotas e acesso a materiais didáticos que estão na escola” e conta com a representação de professores, técnicos, estudantes e APACAp. 

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp.

Resumo da Reunião:

            O GT Pós-Pandemia do CAp se reuniu na terça-feira, 01/12.

Dia 1° de dezembro o GT Protocolo de Retorno se reuniu, traçou ações e verificou a situação das salas de aula da unidade Lagoa, que recebeu parte do grupo para vistoria. Ficou acordado que um dos integrantes fará o resumo de necessidades para entregar a direção geral facilitando a percepção das ações necessárias. A avaliação de cada sala individualmente será guardada e utilizada para conferência após intervenções sinalizadas. Segue a lista com os itens que foram verificados na unidade Lagoa e que ainda serão feitos na unidade Fundão.

Dois integrantes ficaram responsáveis por calcular o número máximo de estudantes para cada sala. Cabe salientar que ainda faltam os dados acerca do número de estudantes, número de professores e profissionais de apoio (inclusive o levantamento de quais pertencem ao grupo de risco) e isso dificulta a elaboração de estratégias. Apesar de terem sugerido trabalhar com hipóteses de metade da turma, a APACAp novamente sinalizou a necessidade de números exatos para não sermos surpreendidos com estimativas.  Ficou acordado de buscar o número de estudantes com a DAE e o número de funcionários com a secretária da Direção Geral. Foi sugerido um formulário virtual para levantamento de quais funcionários compõem o grupo de risco.
Também será solicitada à Direção Geral informação mais precisa sobre o que já foi comprado.

Houve um debate acerca do que é ideal e do que é possível em um cenário de limitações de verbas, em comum acordo ficou combinado que serão apontadas as condições adequadas para minimizar os riscos. Foi mencionado por um integrante e pelo responsável do GT que o mesmo é apenas propositivo e que as determinações serão de fato aprovadas no CONDIR.

            A APACAp foi representada nessa reunião do GT Protocolos de Retorno Pós-Pandemia por por Joana Moreira.

            As famílias podem enviar sugestões e/ou encaminhamentos para o GT através do email apacap.ufrj@gmail.com.

APACAp

Gestão 2019-2020

Abaixo notas técnicas da Fiocruz e do GT multidisciplinar para o enfrentamento da Covid-19 da UFRJ

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: