A Diretoria Adjunta de Ensino (DAE) está a par das ocorrências de furtos em salas de aula que foram reportadas por algumas mães e pais nas últimas semanas. Questionada pela diretoria da APACAp, a DAE informou que implementou medidas preventivas. Além destas medidas há um projeto pedagógico de convivência, que inclui a questão de furtos, a ser desenvolvido junto a alunos do CAp. Este projeto só não começou no primeiro semestre devido à greve do docentes. A diretoria da APACAp formalizou um pedido à DAE para que as ações realizadas pela escola sejam amplamente divulgadas e segue em contato com a direção do colégio para ajudar no que for preciso.
Contato da Apacap com o colégio quanto aos recentes casos de furtos
20 Set- Comentários 5 comentários
- Categorias Sem categoria
- Autor dgrois
5 Respostas para “Contato da Apacap com o colégio quanto aos recentes casos de furtos”
Deixe uma Resposta Cancelar resposta
Fotogaleria
Este slideshow necessita de JavaScript.
twitter.com/apacap
Os meus TweetsArtigos Recentes
- Eleições da APACAp 2023
- Resumo da reunião com o reitor da UFRJ sobre a Educação Infantil do CAp UFRJ, realizada em 13/03/2023
- Nota de Desagravo às Famílias da Educação Infantil do CAp UFRJ
- APACAp no ConDir de 07/03/23
- Eleição da nova diretoria
- APACAp no ConDir de 14/02/23
- Relato reunião realizada em 16/02/2023 da direção do CAp e representante da Reitoria da UFRJ com os pais e responsáveis da Educação Infantil do CAp UFRJ
- Carta da APACAp no ConDir de 14/02/2023
- APACAp se reuniu com a DG sobre a decisão de adiar início de ano letivo 2023
- CAp no Consuni em 09/02/23
Estatísticas do site
- 120.799 Visualizações
Links importantes
- CAp-UFRJ
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
- Faculdade de Educação – UFRJ
- Associação dos Docentes da UFRJ – Seção Sindical
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ – SINTUFRJ
- Grêmio do CAp-UFRJ
- APACAP
- Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio)
- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
- e-SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
Visão e Missão
A APACAp acredita que a família tem um papel fundamental na educação e que o sucesso escolar é propiciado por uma forte aliança e compromisso mútuo entre a escola e a família.
A APACAp acredita que a matrícula numa escola não isenta os pais e responsáveis do dever de educar os filhos no ambiente familiar e de acompanhar suas atividades escolares.
NOSSA MISSÃO É:
Criar as condições para que os pais e responsáveis exerçam efetivamente o seu poder-dever de participação ativa na vida da escola e trabalhar em prol da melhoria continua do CAp-UFRJ e do ensino publico de qualidade;
Incentivar e criar reais possibilidades de integração entre as famílias e a comunidade escolar;
Estabelecer o diálogo entre os pais e responsáveis e representar suas questões coletivas perante a escola;
Acompanhar todos os aspectos da vida escolar, informando os pais e responsáveis sobre as questões que afetam direta ou indiretamente os alunos;
Colaborar com a direção, os professores, os funcionários e os alunos da escola de forma a contribuir para o processo educacional.
-----------------------------------
Se você é pai, mãe ou responsável por algum estudante matriculado regularmente no CAp-UFRJ, então você faz parte da Comunidade Capiana e é membro efetivo da APACAp.
Seja bem vindo. Este blog é nosso. Participe!
------------------------------------
Achei um pouco pesado a escola criminalizar o ocorrido.
No meu entendimento a escola deveria tratar o caso como DESAPARECIMENTO de pertences ou de valores.
Supor que foi furto é um preconceito que pode provocar a desconfiança mútua entre todos os frequentadores da escola. ( alunos ou não )
Com o intuito de contribuir com informações, digo que há 2 ou no máximo 3 anos atrás houve problema com o furto de um telefone celular iphone. Infelizmente foi um aluno com 12 ou no máximo 13 anos que realizou o furto e que posteriormente saiu da escola. Este furto teve uma grande repercussão inclusive na mídia.
Eu considero como furto! Se vc deixa um pertence em uma sala de aula e ao retornar não encontra, é furto! Minha filha encontrou a carteira retirada da mochila e furtaram R$ 7,00. Um valor baixo desse, Teve que pedir a amigos dinheiro para pagar passagem!!!
Furto é uma figura de crime prevista nos artigos 155 do Código Penal Brasileiro,que consiste na SUBTRAÇÃO DE COISA ALHEIA para si ou para outrem, com fim de assenhoramento definitivo. No furto não há violência ou grave ameaça, que difere do roubo por haver a existência grave violência ou ameaça.
Uma dica que dei, é a sala ficar trancada durante o recreio e um aluno escolhido pelos demais ser responsável pela chave.
Abs
Bom dia! A minha filha foi uma das mais recentes vítimas da ação de “bandidos” dentro da instituição. Ratifico que fiz ocorrência policial na delegacia da área e torço para que o infrator seja descoberto o mais breve possível. Alerto a minha filha diariamente que não deixe mais a mochila na sala quando ficar ausente, independente de quaisquer situações. Esta semana ela me contou que uma licencianda da área de Educação Física tivera seus bens furtados dentro do colégio. Eu gostaria de saber se a direção do CAp/UFRJ está se empenhando verazmente para sanar estes problemas? Pois a impressão que eu tenho é que nada está sendo feito em favor da ordem dentro da escola. No caso da minha filha filha eu estou me esforçando para descobrir quem foi o autor do furto, caso identificado, irei requerer sem clemência a expulsão dele da instituição. Eu a recomendo fazer diariamente a verificação de sua mochila antes de voltar para casa. Na próxima escola aberta eu abordarei e questionarei a questão com a direção do colégio.
Casos de furtos no interior do CAPUFRJ devem ser tratados de forma preventiva. Isso inclui palestras, onde os valores da honestidade, da ética e do respeito ao próximo devem ser reforçados, bem com a solidariedade. A Polícia Civil do Estado do Rio de dispõe de uma equipe denominada PAPO DE RESPONSA para abortar vários assuntos de interesse da segurança pública e que não é só dever do ESTADO, mais responsabilidade de todos. Como pai me coloco a disposição do CAPURFRJ para auxiliar no que for necessário.
ANTONIO CARLOS BENÍCIO – OAB-RJ-85.178