É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento, por complicações decorrentes de um câncer, de Mario Alberto Cardoso da Silva Neto, integrante da diretoria da APACAp e pai de um aluno do nono ano do CAp UFRJ. Mario Silva Neto era professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, tendo dirigido aquele instituto entre 2011 e 2014. Autor de reconhecida importância no meio científico, possuía uma carreira de pesquisa dedicada a desvendar os mecanismos de transmissão de doenças como a Dengue, a Doença de Chagas e a Zica. Além disso, coordenou projetos para a divulgação da ciência, inclusive para o público escolar. Como pai do CAp, tinha forte engajamento nas questões da escola. Foi colaborador e diretor da APACAp, contribuindo em diversas realizações da associação. Em mais de uma ocasião, buscou apoiar o fortalecimento do ensino de ciências na escola, sendo um exemplo a recente doação, pela Faculdade de Farmácia da UFRJ, de vidrarias para o Laboratório de Química do CAp. Em 2015, foi um dos protagonistas da aula na praça, a qual buscou chamar a atenção para os problemas que o CAp enfrentava, por conta de contingenciamentos nos repasses orçamentários para a UFRJ. A APACAp se solidariza com a família, amigos e alunos. O sepultamento ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 12/05 às 11:30 no cemitério São Francisco Xavier, com velório a partir das 8:00. Mario Alberto Cardoso da Silva Neto deixa esposa e dois filhos.
Uma resposta para “Nota de pesar”
Deixe uma Resposta Cancelar resposta
Fotogaleria
Este slideshow necessita de JavaScript.
twitter.com/apacap
Os meus TweetsArtigos Recentes
- Eleições da APACAp 2023
- Resumo da reunião com o reitor da UFRJ sobre a Educação Infantil do CAp UFRJ, realizada em 13/03/2023
- Nota de Desagravo às Famílias da Educação Infantil do CAp UFRJ
- APACAp no ConDir de 07/03/23
- Eleição da nova diretoria
- APACAp no ConDir de 14/02/23
- Relato reunião realizada em 16/02/2023 da direção do CAp e representante da Reitoria da UFRJ com os pais e responsáveis da Educação Infantil do CAp UFRJ
- Carta da APACAp no ConDir de 14/02/2023
- APACAp se reuniu com a DG sobre a decisão de adiar início de ano letivo 2023
- CAp no Consuni em 09/02/23
Estatísticas do site
- 120.799 Visualizações
Links importantes
- CAp-UFRJ
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
- Faculdade de Educação – UFRJ
- Associação dos Docentes da UFRJ – Seção Sindical
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ – SINTUFRJ
- Grêmio do CAp-UFRJ
- APACAP
- Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio)
- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
- e-SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
Visão e Missão
A APACAp acredita que a família tem um papel fundamental na educação e que o sucesso escolar é propiciado por uma forte aliança e compromisso mútuo entre a escola e a família.
A APACAp acredita que a matrícula numa escola não isenta os pais e responsáveis do dever de educar os filhos no ambiente familiar e de acompanhar suas atividades escolares.
NOSSA MISSÃO É:
Criar as condições para que os pais e responsáveis exerçam efetivamente o seu poder-dever de participação ativa na vida da escola e trabalhar em prol da melhoria continua do CAp-UFRJ e do ensino publico de qualidade;
Incentivar e criar reais possibilidades de integração entre as famílias e a comunidade escolar;
Estabelecer o diálogo entre os pais e responsáveis e representar suas questões coletivas perante a escola;
Acompanhar todos os aspectos da vida escolar, informando os pais e responsáveis sobre as questões que afetam direta ou indiretamente os alunos;
Colaborar com a direção, os professores, os funcionários e os alunos da escola de forma a contribuir para o processo educacional.
-----------------------------------
Se você é pai, mãe ou responsável por algum estudante matriculado regularmente no CAp-UFRJ, então você faz parte da Comunidade Capiana e é membro efetivo da APACAp.
Seja bem vindo. Este blog é nosso. Participe!
------------------------------------
Com profundo pesar tomo conhecimento da passagem desse grande Pai, Professor, pesquisador e cidadão que aprendi nessa pouca convivência no CAPUFRJ a ter um grande respeito e consideração. Sem sombra de dúvida partiu um espírito de luz e que fará muita falta para os que puderam gozar da sua atenção e da sua amizade. Que o Senhor Deus do Universo conforte a sua família e que o seu exemplo de equilíbrio e elevado espírito público e comprometimento com a pesquisa e a educação seja um farol para os verdadeiros e dedicados professores. Antonio Carlos Benício e Ana Paula Bertolozo Benício.