Resumo da reunião com o reitor da UFRJ sobre a Educação Infantil do CAp UFRJ, realizada em 13/03/2023

15 Mar

Segue o relato da reunião realizada pelo CAp da UFRJ com a presença do reitor em exercício da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão Rocha, com a presença das famílias da Educação Infantil e direção da escola:

O reitor foi bem objetivo em suas falas. Disse, em síntese, que foram tomadas duas frentes:
1) Aluguel de um local já pronto, o que possui uma série de entraves legais, com uma legislação bem restritiva (a reunião contou também com a presença de Taiana Fortunato, superintendente geral de patrimônio da UFRJ, que explicou os pormenores legais), mas que vão superar os entraves legais, que estão cuidando da parte legal enquanto procuram um imóvel ao mesmo tempo. Após ser indagado sobre um prazo possível foi dito que para ter tudo ok na documentação é de até 30 dias, além do prazo para firmar o contrato de aluguel em si. Indagado sobre quais imóveis já foram vistos, foi respondido que um que estava em vista declinou da oferta da UFRJ e que estão buscando outros locais ainda. Indagado sobre quem está procurando e a resposta foi vários estão procurando. Indagado se aceitam sugestões, foi dito que aceitam.
a. Nesse ponto, ficou acordado que os pais que tiverem sugestões de locais prontos (escolas com quatro salas e cozinha industrial) encaminhem para a APACAP, diretamente ou através de seus grupos, que organizaremos e enviaremos para a DG da escola que filtrará as sugestões que se encaixam nos critérios técnicos.
2) A outra frente é que a licitação para obra no prédio da Educação Infantil é a prioridade 01 na UFRJ no momento, mas que demora o processo todo de licitação, além do tempo necessário para obra, ou seja, demandará tempo.

Aberto às perguntas, a APACAp, em síntese, disse ao reitor que a UFRJ errou e tem errado junto à educação básica na UFRJ e que os problemas não surgiram por conta das chuvas de 2023, mas por uma falta de manutenção do prédio da sede Fundão de décadas, que nós estamos tratando ali de vidas reais. Foi dito ainda que deveríamos ir à parte prática e que era necessária a eficiência do serviço público em resolver a questão em curtíssimo prazo. A Apacap pediu mais detalhes sobre o processo de locação e prazos, que foram respondidos pelo reitor e pela superintendente de patrimônio.

Pais indagaram sobre disponibilidade de ônibus e o reitor ficou de verificar a possibilidade no contrato que a UFRJ já possui.

O reitor explicou sobre a impossibilidade de envio de alimentação de outro lugar para o CAp Lagoa para servir crianças do Infantil.

Um pai sugeriu a possibilidade de contratação por dispensa de licitação de módulos habitacionais e o reitor ficou interessado e apontou como uma alternativa factível, já que há salas que poderiam ser utilizadas na UFRJ.

Em sua fala final, o reitor pediu desculpas em nome da UFRJ e que estão demandando todos os esforços para solução do problema da maneira o mais rápido possível.

A Direção Geral do Cap UFRJ ficou de marcar nova reunião com as famílias.

A Apacap esteve representará por Adriano Vinagre.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: