APACAp no ConDir de 06/12/22

20 Dez

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ 

Reunião do Conselho Diretor – ConDir, em 06 de dezembro de 2022, 14h.

O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três Técnicos Administrativos, por três representantes dos alunos e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional. 

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.  

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

PAUTA do ConDir:

Conselho Diretor – 06 de dezembro de 2022.

PAUTA:

1. Expediente:

1.1. Informes:

1.1.1. Direção Geral

1.1.2. DALPE

1.1.3. DAE

1.1.4. Conselheiros

1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

2.3. Apreciação de Projetos;

2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Calendário Acadêmico 2023 (proposta inicial em anexo)

 

  • Calendário Acadêmico 2023

A Direção Geral estava em reunião com a Reitoria sobre o corte de verbas da UFRJ e o ConDir inverteu a pauta iniciando a aprovação do Calendário Escolar de 2023. Cabe destacar que o calendário será disponibilizado pela escola assim que as modificações aprovadas no Conselho forem inseridas.

  • Ata – ConDir

As Atas do Condir de 11/10, 01/11 e 29/11 foram aprovadas pelo Conselho e em breve serão disponibilizadas no site da escola.

  • Afastamentos de sede – do/no país

Aprovado o afastamento do professor de música para evento no exterior.

  • Apreciação de Projetos

Não houve

  • Informes da Direção Geral

A Direção Geral começou informando sobre o corte de verbas da universidade que está afetando diversos setores da universidade inclusive o Cap. Informou que os terceirizados provavelmente ficarão sem salário no mês de dezembro. Informou ainda que o dia de hoje (07/12) será um dia de muita luta e mobilização na Universidade contra esse corte de verba.

Devido ao corte de verbas tanto a obra na unidade Fundão como a construção do restaurante ficam sem prazo para ocorrerem. Que se tudo estivesse dentro do planejado pela Reitoria que o restaurante da unidade Lagoa ficaria pronto em junho de 2023, pois a construção será modular.

Além disso, informou que na “fila” para contratação de professores substitutos em torno de 57 professores do Cap ficaram fora dos 720 previstos para serem contratados. Os setores mais prejudicados seriam o NEEI e a Educação Infantil, que possui somente 2 professores efetivos. No caso da Educação Infantil, se não houver concurso e renovação dos contratos o ano começa com 5 professores a menos. A Direção Geral informou que ainda está tentando um acordo com a Pro Reitoria para que o edital para contratação dos professores ocorra ainda esse ano de forma a não haver déficit de professores na escola ano que vem.

No entanto, a contratação dos professores fora da “fila” da Universidade não está garantida. Em último caso a DG levará o problema ao primeiro Consuni do ano. A Apacap se colocou à disposição da escola para que em conjunto possamos mobilizar o Conselho em prol da contratação desses professores, pois a universidade precisa entender que a demanda da educação básica difere em muito da demanda do ensino superior. Por fim, a DG disse que continua negociando com a PR6.

Outro informe da DG, foi que na próxima plenária (dia 12/12) elas levarão aos professores uma proposta de redução do tempo de aula para 45 min e aumento de 1 tempo por turno. Assim, os alunos da manhã sairiam mais tarde e os alunos da tarde entrariam mais tarde e sairiam mais tarde. A argumentação é que esse novo arranjo traria para o turno do aluno atividades que em geral são realizadas no contraturno, como por exemplo Estudoteca, aulas de apoio, etc. Além também de ser um início de arranjo para organização dos almoços que, provavelmente, começarão a ser ofertados na escola no ano que vem. Destaca-se que é uma proposta inicial e que precisa ser aprovada na plenária. A Apacap questionou em que momento as famílias seriam informadas das mudanças e então a DG respondeu que se for aprovado em plenária, que convocará um Condir extraordinário para aprovação efetiva. E que após isso as famílias seriam informadas.

  • Informes da DAE

A DAE informou que as provas de recuperação de sexta (09/12) irão para segunda (12/12) de 7h às 9h e a vista de prova será no mesmo dia das 11h às 13h30.

Informou também que a formatura do 3° ano será dia 16/12 na sede Lagoa às 18h.

 

Na reunião do dia 06/12/22 a APACap foi representada por Ana Carolina Bellot.

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: