APACAp no ConDir de 30/11/2022

30 Nov

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ 

Reunião do Conselho Diretor – ConDir, em 30 de novembro de 2022, 14h.

O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três Técnicos Administrativos, por três representantes dos alunos e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional. 

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.  

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

PAUTA do ConDir:

Conselho Diretor – 29 de novembro de 2022.

1. Expediente:

1.1. Informes:

1.1.1. Direção Geral

1.1.2. DALPE

1.1.3. DAE

1.1.4. Conselheiros

1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

2.3. Apreciação de Projetos;

2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Prorrogação afastamento para estudos Prof Céli Palácios (Setor Curricular Artes Cênicas);

2.6. Comissão Organizadora Seminário 2023.

Informes importantes das Diretorias e Setores Curriculares:

INFORMES DA DIREÇÃO GERAL

A Direção Geral começou informando sobre a última reunião do CondiCap do ano de 2022. Informou que da reunião saíram 3 notas técnicas. A primeira nota técnica foi uma nota de repúdio ao livro didático escolhido para 2023. A Segunda nota foi um direcionamento para se pensar uma política para a Educação Especial nos Cap. A nota reivindica uma implantação da política de EE, ampliação dos quadros de EBTT e técnicos especializados. A última nota foi um ofício ao presidente do Andifes solicitando uma agenda com a equipe de transição do novo governo.

O segundo informe da DG tem a ver com o quadro de professores substitutos. A DG informou que segue discutindo com as PRs sobre a necessidade do calendário de contratação estar mais azeitado para a realidade do Cap. A ideia é fazer o concurso até dezembro para que o ano letivo não seja iniciado com déficit de professores. Quando questionada se o Cap conseguirá todas as vagas solicitadas a vice-diretora informou que em geral os pedidos têm sido deferidos, mas dependerá do CEG.

O outro informe da DG é sobre as contestações que ocorreram no concurso ocorrido em agosto. O coletivo de docentes Negros e Negras fez uma nota à DG reivindicando garantia de vaga para negros. O ofício reivindicava que o resultado fosse retificado e que também sejam identificados os candidatos à ampla concorrência e os candidatos às vagas de cotas. Sobre à questão a escola diz que abriu a vaga do SOE e que para a referida vaga não havia candidato de cota.

Ao dizer que não havia mais informe, a representante da APACAp perguntou sobre a reunião da DG com a reitora que ocorreu em 08/11/2022 e que tratava da construção do restaurante na unidade Lagoa. A vice-diretora pediu que aguardássemos até o próximo Condir (06/12/2022) porque quem participou da reunião havia sido a diretora e elas não conseguiram conversar sobre isso desde então.

Informe da DAE Fundão

A DAE informou que dia 8 terá o encerramento das aulas e ocorrerá também a Mostra Pedagógica na unidade e que toda a comunidade está convidada.

Informe dos Conselheiros

  • Multidisciplinar

A coordenadora do setor de Multi informou que alguns alunos vandalizaram as salas e pediu que os responsáveis tenham ciência de como os alunos estão se comportando na escola.

  • APACAp

A APACAP questionou como foi a reunião com a Reitoria sobre restaurante para os alunos. Sobre esse item a vice-diretora pediu que aguardássemos até o próximo Condir onde a diretora poderá nos informar.

Foi questionado também como está a situação da quadra do CAp. Sobre isso a APACAp sugeriu que a Coppeseja acionada para ajudar o Cap uma vez que não está sendo possível encontrar empresas interessadas no serviço.

A APACAp questionou sobre a obra no Campus Fundão. Quando será iniciada. Sobre essa questão a DAE Fundão informou que a reunião com a reitora que trataria a questão foi cancelada. Só após a reunião será possível informar.

A APACAp informou que recebeu um caso muito sensível de uma mãe que não estava conseguindo comprar o remédio controlado do filho e por precisar dele, o menino não estava indo para a escola. Questionou-se como a escola pode ajudar.   Em resposta a DG informou que nesses casos a APACAp deve orientar a família a procurar a DAE. Esses casos serão tratados individualmente pela escola.

A APACAp relatou que recebeu novamente o questionamento das famílias que estão na praça. Sobre essa questão a DG informou que infelizmente não há uma sala disponível para essas famílias, mas que se compadece do caso e que as famílias devem procurar a DAE. Mas a DG pediu que os professores pensem soluções até de projetos que possam incluir essas famílias no tempo que essas famílias passam na porta da escola.

A APACAp informou ainda que recebeu outro e-mail das famílias que tratava do questionamento do auxílio estudantil. Sobre esse ponto a DG pediu que levássemos o questionamento no próximo Condir.

Por fim a APACAp reiterou a importância da formação de brigada de incêndio nos dois Campi conforme orientação da própria reitora na reunião realizada em 13/09/2022.

A DG informou ainda que o calendário escolar deve ser encaminhado para votação no próximo Condir. Mas que as aulas devem se iniciar na semana do dia 09/02/2023.

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;

Não houve Ata para aprovar.

2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

Foi aprovada a banca para avaliação das progressões de 3 docentes.

2.5. Prorrogação afastamento para estudos Prof Céli Palácios (Setor Curricular Artes Cênicas);

Aprovado por unanimidade.

2.6. Comissão Organizadora Seminário 2023.

A comissão foi aprovada por unanimidade.

Na reunião do dia 29/11/2022 a APACAp foi representada por Ana Carolina Bellot.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: