APACAp no ConDir de 30/08/22

6 Set

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ 

Reunião do Conselho Diretor – ConDir, em 30 de agosto de 2022, 14h.

O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três Técnicos Administrativos, por três representantes dos alunos e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional. 

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.  (*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

PAUTA do ConDir:

Conselho Diretor – 30 de agosto de 2022.

PAUTA:

1. Expediente:

1.1. Informes:

1.1.1. Direção Geral

1.1.2. DALPE

1.1.3. DAE

1.1.4. Conselheiros

1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

2.3. Apreciação de Projetos;

2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Obrigatoriedade do uso de máscara no CAp-UFRJ;

2.6. Agenda de debate – NORMAS DE CONVIVÊNCIA;

2.6. Resolução – Regimento Conselho Diretor.

Informes da Direção Geral

A Direção Geral iniciou parabenizando os estudantes pela organização na festa junina. Parabenizaram a barraca da APACap. Agradeceram a presença dos professores e técnicos.

Mais uma vez a DG pediu atenção aos alunos que o uso da bola é dentro da quadra. Disse que o Parquinho de Pedra, o corredor próximo à Sala de Música e em frente a sala do NEEI não são lugares para jogarem futebol.

A DG informou sobre a reunião do CondCap:

·       Segundo a DG numa análise pós pandemia com todos os Caps presentes, as falas são as mesmas sobre problema dos estudantes terem perdido vivência escolar, crianças que se agridem mutuamente, saúde mental dos estudantes e servidores está sendo relevante em todos os Caps; muitos estudantes e servidores sofrendo de depressão e ansiedade.

·       Informou sobre  o ingresso de 7 novos Colégios de Aplicação. No entanto o orçamento do ano que vem ainda não contempla essas escolas.

·       O CondCap precisa definir uma matriz de divisão de verba. Será formado um GT para pleitear assistência estudantil e inclusão de alunos com deficiência.

A DG informou ainda que recebeu servidores do Sistema de Alimentação da UFRJ e o projeto do restaurante está iniciado. Como o processo de licitação demora aproximadamente uns 3 meses, provavelmente, somente no segundo semestre o mesmo estará em funcionamento.

Ainda segundo a DG, será necessário repensar o horário dos alunos, uma vez que a alimentação passará a fazer parte da rotina do colégio. Para isso, aproveitarão que já há um GT formado para a reformulação do Ensino Médio e terá um GT para estudar uma possível reformulação na grade no Ensino Fundamental II também. Disse ainda que caso os coordenadores do Ensino Fundamental I vislumbrem necessidade de reformulação que devem sinalizar para também ser criado um GT.

Por fim informaram que chegaram 5 aparelhos de ar condicionado e estão com previsão de chegarem mais esse ano e ano que vem.

Informes da DAE:

A DAE propôs que a recuperação do segundo trimestre ocorre na primeira hora do dia durante as duas primeiras semanas do período de recuperação (12/09 até 7/10). Durante as duas primeiras semanas os tempos de aula seriam reduzidos para 40 min e o primeiro tempo (a hora restante) serviria para a recuperação. Nas duas semanas de horário reduzido, os alunos que não estão em recuperação poderiam chegar mais tarde a escola.

Nas duas últimas semanas da recuperação a proposta é que as aulas de recuperação ocorram à tarde.

A DAE também atualizou as datas de avaliação que faltavam no calendário:

Avaliação – de 3/11 até 10/11

2ª chamada – de 12/11 até 19/11

Para o 3° ano do EM a avaliação ocorrerá de 31/10 a 4/11, sendo a 2ª chamada no mesmo período que os demais.


Informe dos Conselheiros:

SOE – O SOE informou sobre o projeto PANDA, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRJ. Tal projeto, oferece avaliação neuropsicológica para alunos com dificuldades de fala e aprendizagem e atualmente vem enfrentando dificuldades na compra de materiais de teste de forma que pode acabar inviabilizando a testagem. O SOE solicitou ajuda da APACAp para arrecadar junto com a comunidade escolar, doações de materiais para o projeto.

Pauta da APACAP:

A APACap parabenizou o Grêmio pela organização e realização da Festa Agostina. Agradeceu a todos os funcionários do CAp pelo apoio à barraca da Apacap.  Agradeceu a Andreia da Cantina que cedeu botijão para ser usado na Barraca. E por fim, agradeceu a participação das famílias, sobretudo, do EFI que doaram caldos e livros para venda e participaram ajudando na venda na barraca.

A APACAp questinou sobre como está o andamento do projeto da quadra. A DG informou que a empresa escolhida ainda não apresentou o documento de responsabilidade técnica para o projeto da quadra.

– Campus Fundão – A APACAp reiterou o pedido de reunião com a reitora. E após a DG informar que a reitora já conhece os problemas de infraestrutura do Campus Fundão, a APACAp externou que então um acidente com um reboco na cabeça de alguém não seria mais acidente e sim tragédia anunciada. Que não basta saber dos problemas e o ETU fazer laudo. Que uma intervenção é urgente.  A APACap ainda ressaltou que as obras na Lagoa andam mais rápido do que as obras no Fundão, como por exemplo o  restaurante. Nesse momento a DG informou que o restaurante está há dez anos para sair do papel e a APACAp informou que apesar de o Fundão ter sido integrado em 2018 os problemas já se arrastam desde 2016 ou antes. Reiteramos a necessidade de a reitora receber a APACAp.

A APACAp informou sobre a carta da família com filho da Ed. Especial. Informamos que as famílias assistidas estão com demandas não atendidas. Não foi possível discutir essa questão no momento pois segundo a DG o assunto não estava em pauta. E informou que conversaria individualmente com a família no dia seguinte ao Condir.

2. Ordem do Dia:


Obrigatoriedade do uso de máscara no CAp-UFRJ – a DG informou que o GT Covid da UFRJ elaborou um parecer informando que podem liberar o uso de máscaras. No entanto recomendam fortemente que as pessoas com maior vulnerabilidade à doença permaneçam usando e que pessoas com sintomas gripais também utilizem.

Agenda de debate – NORMAS DE CONVIVÊNCIA – A DG propôs uma agenda de debates sobre as normas de convivência. Segundo a DAE, os estudantes deverão se envolver nos debates para que as normas tenham maior adesão e entendimento.

Resolução – Regimento Conselho Diretor – as mudanças no Regimento foram aprovadas por unanimidade.

Nessa reunião do CONDir as famílias estiveram representadas pela(o)s membros da APACAp Ana Carolina Bellot e Esmeralda Soares.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: