APACAp no ConDir de 12/07/22

15 Jul

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião do Conselho Diretor – ConDir, em 12 de Julho de 2022, 14:30 h.

O Conselho Diretor (CONDIR) é órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – CONSUNI -, em 27/07/2018.

A comunidade escolar está representada no CONDIR pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor-Adjunto de Ensino. A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três técnicos administrativos, por três representantes dos alunos e por um representante das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta (*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta e seus anexos é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

Pauta do ConDir:

PAUTA:

1. Expediente:
1.1. Informes:
1.1.1. Direção Geral
1.1.2. DALPE
1.1.3. DAE
1.1.4. Conselheiros
1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Integração do CAp-UFRJ à “Frente Regional: Revoga Novo Ensino Médio”;
2.6. Desdobramentos da final do Bolão-Bolão


INFORMES DA DIREÇÃO GERAL:

– A Direção Geral abriu a reunião informando que enviou edital de admissão de alunos para consulta da Procuradoria da UFRJ. Informou também que o calendário está organizado para que matrícula da EI e 1⁰ ano do EFI seja feita com antecedência. Esse foi um pedido do SOE para adiantar as reuniões com as novas famílias.

– Foi informado que a PR7 criou um Fórum de Políticas Estudantis e convidou dois representantes do Grêmio e dois docentes para participarem desse Fórum. Os docentes já foram indicados. A DG informou que entende que é necessário formar uma comissão interna da escola para tratar das políticas de assistência estudantil, a fim de que a representação leve as tratativas ao Fórum. A ideia é uma comissão com docentes, técnicos, SOE, direção, além de convidarem um assistente social da UFRJ. A DG entende que a participação de alunos nessa comissão interna não é adequada uma vez que tratará de questões sensíveis de núcleos familiares.

– Foi informado que a posse do novo decano do CFCH será dia 5/08 no teatro do CAp Lagoa. A DG manifestou desejo de fazer uma despedida para o atual decano que, segunda ela, sempre atuou como parceiro da escola.

– A Direção informou que a obra do parquinho de pedras já iniciou e que será colocada a grama sintética. No entanto, acatou o pedido dos professores sobre a área de experimentação sensorial e terá um pequeno espaço com essa função.

– Sobre a cobertura da quadra informaram que a UFRJ cobrou da empresa que apresentou o projeto algumas questões que estavam faltando.

– Foi informado que caiu mais um reboco no pátio da unidade Fundão. Segundo a DG a PR3 não deu nenhum retorno sobre a obra estrutural na unidade.

– DG pediu que professores reforçassem com os alunos da sede Lagoa a necessidade de deixarem a sala às 12h40 quando o sinal bate. Os estudantes estão ficando nas salas e há dificuldade de fazerem a limpeza para o turno da tarde. Reforçaram ainda que é proibido comer dentro de sala de aula por conta de tirarem as máscaras, mas os alunos continuam com essa prática.

– Informe do ocorrido no Bolão-Bolão

No dia da final masculina do Bolão-Bolão estudantes soltaram um artefato explosivo vendido como “cabeção-de-nego” e duas estudantes foram atingidas diretamente, não por estilhaços, mas pelo alto ruído sonoro. Uma das estudantes está com ameaça de perda auditiva. A DG informou que providenciou atendimento para a estudante no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e que conversou com a família da aluna.

Na segunda-feira, após o incidente, a escola convocou os estudantes, o SOE, a DAE e o setor de Educação Física para conversarem sobre a situação ocorrida. A DG disse que os professores e a direção ficaram impressionados com o nível de imaturidade dos estudantes que pareciam não entender a responsabilidade sobre o ato. A ideia da conversa era que os alunos compreendessem a gravidade do ato de jogar a bomba.

Segundo a Direção, foram construídos alguns encaminhamentos. Primeiro eles entenderam que a comissão organizadora do evento deveria se manifestar publicamente sobre o fato pois a escola inteira deveria saber do ocorrido. DAE, SOE, e um professor de Ed Física passaram em todas as salas da escola, no turno da manhã, conversando sobre o ocorrido.

A DG informou ainda que está em processo de escuta com estudantes. Dois estudantes, um do 3º EM e um do 2º EM, foram suspensos por 10 dias. Segundo a DG, os dois estudantes receberam a sanção máxima permitida pela escola. Existem outras sanções, como por exemplo, o desligamento, que só pode ser efetuado com deliberação do Conselho Universitário da UFRJ – CONSUNI.

Outro encaminhamento é sobre a Festa Junina: esse ano a mesma terminará antes de anoitecer. A DG disse que cogitaram cancelar, mas isso seria penalizar todos os estudantes, inclusive os mais novos. E que, portanto, diminuir o tempo da festa junina é uma forma de mostrar aos estudantes que houve uma quebra da confiança que a escola depositava neles.

– Informes sobre o episódio de assédio

Recentemente as alunas do turno da manhã, sede Lagoa, organizaram uma manifestação na porta da escola sobre a ocorrência de assédio entre alunos. A escola chamou o Grêmio para uma conversa e os representantes dos alunos entenderam que a atuação da escola no caso do incidente no Bolão-Bolão foi eficiente, mas no caso do assédio não havia sido. A escola, no entanto, informa que conversou com as famílias dos envolvidos, aplicou sanções aos mesmos e que tem tratado a questão diretamente com eles.

Contudo, a escola entendeu com o Grêmio que os alunos precisavam discutir de maneira ampla essas questões de assédio. Assim, ficou decidido que haverá debates dentro de sala de aula envolvendo DAE, SOE, Grêmio para que seja uma ação institucionalizada.

A APACAp informou que essas ações também devem envolver as famílias uma vez que diz respeito a todos os alunos do colégio, inclusive os menores. A DG concordou.

Por fim, foi informado que no retorno às aulas haverá dois dias em que a DG fará palestra para reforçar as normas de convivência que existem no CAP. As normas estão disponíveis no site do Cap. Informaram ainda que essas normas precisam ser rediscutidas e atualizadas. Disse também que iniciarão pelo uniforme: os estudantes precisam usar uniformes.

Informes da DAE:

– A DAE informou que fará em agosto uma semana reflexiva, pois as questões disciplinares estão sendo vividas intensamente. Disse que é preciso pensar ações disciplinares mais efetivas. A DAE acredita que após o recesso há uma oportunidade de melhorar essas questões disciplinares, pois esse primeiro semestre foi de muito aprendizado.

– Informou ainda que é preciso rever a questão acadêmica das aulas de apoio, pois na percepção do setor a recuperação foi “caótica” (exemplo: escola muito cheia, alunos agitados etc).

A DAE  pediu a ajuda dos professores para que haja uma forma de melhorar a dinâmica das aulas de apoio. Segundo a DAE, algumas crianças que saiam às 17h, chegavam em casa as 21h e tinham que voltar para escola às 7h.

Por fim, a DAE se disse contemplada com os informes da DG.

Informe dos CONSELHEIROS:

– Representante do Multidisciplinar pediu para a DG pensar numa plenária interna ou seminário para discutir sobre ações pedagógicas para o segundo semestre. Indica possibilidade para reagendamento de agosto da plenária de junho.

– Representante do NEEI identifica a necessidade de diálogo de vários setores para ampliar a discussão sobre a inclusão na escola.  Núcleo tem organização interna, possui princípios pedagógicos e entregou um documento para DG com proposições baseadas nos princípios legais, com o objetivo de pensar como institucionalizar esses princípios. Traz para o 2° semestre pedido de inclusão de assento do Núcleo no Condir.  O NEEI concluiu o curso de Libras para iniciantes e quer iniciar o curso intermediário de Libras. Planejamento para que nas segundas quartas-feiras do mês haverá discussão com temas: autismo, deficiências múltiplas etc. No dia 17/08 haverá o encontro “Inclusão como Direito Humano”. Esses encontros presenciais são abertos à comunidade.

– Representante da APACAp perguntou sobre a cozinha da unidade Lagoa. A DG informou que o Escritório Técnico Universitário – ETU – já foi à escola, mas agora precisa fazer reunião com os administradores do restaurante universitário para saber o que precisa ter na cozinha.

– A APACAp questionou também sobre a data da reunião com a Reitora. A DG pediu para esperar a diretoria geral, professora Fátima  Galvão, voltar de férias, pois a Direção precisa de dois momentos com a Reitora: um para falar da EI (APACAp) e outro para falar sobre assistência estudantil.

PARTICIPAÇÃO DO COLÉGIO PELA REVOGAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO.

Mais uma vez foi adiada a votação sobre a participação do CAP na “Frente Regional: Revoga Novo Ensino Médio”.

DESDOBRAMENTOS DA FINAL DO BOLÃO-BOLÃO

A DG informou necessidade de ações mais enérgicas e eficazes para melhorar a disciplina dos estudantes. Diversos professores informaram sobre a falta de disciplina.

A APACAp colocou que questões disciplinares são recorrentes em todo Condir e que já sugeriu que fosse criado um grupo multidisciplinar para atuar em projeto de saúde mental na escola.

A escola está discutindo formas de como pode atuar de forma mais eficaz.

Nessa reunião do CONDIR as famílias estiveram representadas por Ana Carolina Bellot, membro da diretoria da APACAP.

 

 

Deixe um comentário