APACAp no ConDir de 28/06/22

2 Jul

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião do Conselho Diretor – ConDir, em 28 de Junho de 2022, 14:30 h.

O Conselho Diretor (CONDIR) é órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – CONSUNI -, em 27/07/2018.

A comunidade escolar está representada no CONDIR pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor-Adjunto de Ensino. A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três técnicos administrativos, por três representantes dos alunos e por um representante das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta e seus anexos é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

Pauta do ConDir:

1. Expediente:

1.1. Informes:

1.1.1. Direção Geral

1.1.2. DALPE

1.1.3. DAE

1.1.4. Conselheiros

1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

2.3. Apreciação de Projetos;

2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Alterações no calendário 2022

2.6 Permanência do afastamento da Professora Ana Teresa.

2.7 Participação do Colégio pela revogação da reforma do ensino médio

* Os itens 2.6 e 2.7 foram incluídas na pauta durante a reunião após aprovação unânime dos presentes

INFORMES DA DIREÇÃO GERAL:

– A direção geral abriu a reunião informando sobre a reforma do “Parque de Pedras” na sede Lagoa. A obra começará de imediato e tem previsão de duração de trinta dias. O projeto inclui a preservação da parte de árvores e jardins, mas haverá cobertura de grama sintética adequada às atividades lúdicas das crianças e de forma que não se machuquem. Toda parte em obra será protegida com tapumes para evitar acidentes. A referida obra incluirá também um reparo na parte de fora da calçada externa do colégio que foi notificado para reparar rachaduras. Enquanto as aulas ainda estiverem em andamento, será evitado o uso de britadeiras para evitar perturbação sonora no ambiente escolar. Parte da obra será agilizada nas férias.

Mais uma vez a APACAP indagou sobre a reforma da quadra, e a informação foi de que ainda existem exigências a serem cumpridas e algumas retificações no projeto apresentado. Como o ETU afirmou que até setembro de 2022 a obra começaria, ainda está no prazo para fazerem os ajustes necessários à consecução da mesma.

– O CAP recebeu um ofício do Governo Federal, com fulcro no art. 73 da Lei 9504/97, proibindo qualquer divulgação de propaganda política partidária, tanto atuais como pretéritas, principalmente nas redes sociais. Por esta razão, serão retiradas das redes sociais do CAP: Facebook, Instagram e Youtube qualquer postagem que tenha conotação política, durante o período eleitoral.

– Em relação à quarta onda da pandemia, e casos de COVID no colégio, foi informado que quatro professores estão afastados por motivo da contaminação pelo vírus. A ação seguida pelo colégio, segundo orientações do Centro de Testagem para Doença (CTD)  da UFRJ é a seguinte:

Apresentando sintomas gripais ou inflamações no trato respiratório, o membro da comunidade capiana, (servidores, professores, alunos) deve ser imediatamente afastado;

A partir do 3º dia deve se realizar o teste, em caso de positividade, continuará afastado por mais 7 dias, perfazendo um total de 10 dias de afastamento, contando com os primeiros dias sintomáticos;

Se a pessoa, apresentar sintomas, tiver contato com outras pessoas contaminadas e se o teste de swab nasal der negativo, a indicação é fazer o PCR, para ter certeza da infestação pelo vírus;

No momento, não se cogita suspensão geral das aulas. Segundo o protocolo adotado pelo CTD, só haverá suspensão total das aulas se a alta taxa de positividade no ambiente escolar for maior que no ambiente externo;

As aulas serão suspensas na turma, se um número relevante de alunos for contaminado pela doença, ou se o professor for contaminado e não puder ser substituído.

– O uso de máscaras continua obrigatório nas dependências do colégio, e alertaram que muitos alunos têm se recusado a usar, ou usam inadequadamente. Com a quantidade grande de alunos, é humanamente impossível fiscalizar de forma satisfatória se todos os alunos estão com máscaras no rosto, portanto, foi pedida ajuda às famílias que conversem com seus filhos sobre a necessidade de proteção neste momento.

– A Direção agradeceu a doação de máscaras de proteção por iniciativa de mãe de aluno do EFII que mediante vaquinha virtual, garantiu numerário suficiente para máscaras infantis de proteção, pois o estoque da escola está muito baixo. As máscaras serão fornecidas aos alunos por demanda, pois não possuem quantidades suficientes para serem fornecidas a todos os alunos.

– Nesta data, um arquiteto da UFRJ foi ao CAP para viabilizar o projeto da cozinha para fornecimento da alimentação aos alunos.

 – Os alunos do Ensino Médio são os mais prejudicados pela falta de alimentação no colégio, pois  ficam o dia todo na escola, e com isso são os mais prejudicados pelo não fornecimento de alimentação. Algumas semanas, a diretora e vice diretora, mediante recursos próprios providenciaram alimentação destes alunos junto à cantina da escola, de forma emergencial. Diante da gravidade da situação, já pediram reunião com o Sr. Raupp a fim de que possa ser viabilizada ajuda junto ao setor de nutrição da UFRJ.

Informes da DAE:

– A DAE parabenizou o aniversário de criação do núcleo da  Educação Infantil pela UFRJ e como parte integrante do Colégio de Aplicação.

– Informou que na 5ª feira dia 30/07/2022 haverá “batalha de SLAM” com os alunos do 1º ano do ensino médio. Para quem não sabe, SLAM é uma batalha de poesia, onde cada aluno em poucos minutos apresenta ao público uma poesia de sua autoria.

– Quanto à recuperação dos alunos, haverá uma reunião com os docentes para avaliarem todo processo dos alunos realizado no primeiro semestre.

– Conforme deliberado na plenária de Abril, será criado um grupo de trabalho junto ao setor de psicologia da UFRJ para avaliarem os problemas comportamentais dos alunos do colégio. Serão discutidas propostas de normas de convivência no ambiente escolar. Estas reuniões serão realizadas com a DAE quinzenalmente, em dias alternados ao CONDIR, na sede Lagoa ou na Praia Vermelha.

– Decidido que a partir do segundo semestre não será mais tolerado que alunos ingressem no colégio sem uniforme ou com o mesmo desfigurado. O uniforme da escola será exigido como vestimenta adequada ao ambiente escolar. Caso não haja respeito a isso, o aluno será obrigado a voltar para casa, nos casos reincidentes será aplicado uma punição; advertência ou suspensão. A DAE reiterou o apoio dos pais na verificação do uso adequado dos uniformes.

– A DAE manifestou preocupação com as normas de convivência no ambiente escolar, e por se tratar de uma pauta coletiva, não é suficiente que somente o colégio providencie meios de melhoras nesta convivência. Será necessário que as famílias também conversem com seus filhos sobre como melhorar as relações, para tanto pediu colaboração da APACAP e do grêmio que também ajudem neste projeto.

Informe dos CONSELHEIROS:

– Representante do NEEI mostrou preocupação com a insubordinação dos alunos como, por exemplo,  a recusa  em usarem máscaras, e reafirmou a necessidade de melhora na convivência dos alunos dentro do ambiente escolar.

– O projeto “Recicla CAP” vais promover nos dias 11, 12 e 13 julho descarte de “lixos eletrônicos”. Nestes dias, estarão na escola para arrecadarem toda sorte de material eletrônico sem uso que devem ser descartados: pilhas, teclados, cabos, celulares etc. Quem se interessar saber mais sobre o projeto poderá enviar email para: reciclacap@gmail.com.

– O professor de História mostrou insatisfação com a recuperação dos alunos, principalmente os do 6º ano. Os alunos apresentam desinteresse, cansaço e principalmente sentem falta do fornecimento de alimentação para ficarem além do tempo na escola. Sugeriu que para melhorar essa recuperação que a mesma fosse realizada no mesmo tempo das aulas. Por exemplo, nos dois tempos da matéria, que num dos tempos fosse realizada a recuperação. A questão ficou de ser analisada pela DG.

ALTERAÇÕES NO CALENDÁRIO ESCOLAR

06/08 – Matinê docente do setor de biologia

13/08- Festa Junina Lagoa

27/08- Festa Junina Fundão

05/11- Mostra de Artes Visuais.

PARTICIPAÇÃO DO COLÉGIO PELA REVOGAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO.

O Colégio de Aplicação foi convocado para participar com diversas instituições pela revogação da Reforma do Ensino Médio. Embora o colégio já esteja se preparando para se adequar à Reforma, a Direção entende que a Reforma que está sendo proposta não é adequada, mas para isso será necessário um debate mais elaborado com os docentes num assunto que merece bastante atenção. Está adiado para um outro momento estudarem a melhor forma da participação do colégio nesta pauta.

No encerramento, a DG informou que quatro alunos do CAP foram premiados nas Olimpíadas de Matemática e o Professor Premiado foi o Sr. Fernando Vilar.

O Edital para ingresso no CAP em 2023 já está pronto.

Sendo 15 vagas para Educação Infantil

33 vagas para 1ºano do Ensino Fundamental I

11 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental II

33 vagas para o 1º ano do Ensino Médio

Período de  Inscrição: 29/08/2022 a 30/09/2022

Sorteio: 19/11/2022

Matrícula: Dezembro para os alunos cotistas (ainda em análise)

Janeiro para os demais.

A ata da reunião de 28/06/2022 foi aprovada por unanimidade.

Nessa reunião do CONDIR as famílias estiveram representadas pela Sra. Claudia Maia Gonçalves da Silva, membro da diretoria da APACAP.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: