Nova diretoria da APACAp se reúne com Direção Geral do CAp UFRJ

22 Mar

RESUMO REUNIÃO DIREÇÃO DO CAp

Local: Campus Lagoa – gabinete DG

Data: 15/03/2022                                                     Horário: 15h

DIREÇÃO DO CAp     

  • Profa. Maria de Fátima Galvão
  • Profa. Maria Cristina Miranda

DIREÇÃO DA APACAp

  • Ana Carolina Bellot
  • Adriano Vinagre
  • Esmeralda Soares
  • Patricia Boueri

PAUTA DA REUNIÃO

  • 1) Reposição pedagógica: quando haverá diagnóstico da perda e como resgatar?
  • 2) Famílias reclamam informação sobre a adoção do Novo Ensino Médio
  • 3) Infraestrutura precária do campus Fundão/EI
  • 4) Licitação Gás da EI
  • 5) Ventiladores e ar condicionado
  • 6) Assistência estudantil:
  • 7) Obra da quadra
  • 8) Profs. Substitutos
  • 9) Socorro Médico na escola. Posto de atendimento básico
  • 10) Refeição escolar – sobre a construção da cozinha no CAp.

Informes da DG na abertura da reunião:

  • O CAp conseguiu na UFRJ o fornecimento de almoço para os alunos do 3º ano do Ensino Médio que estudam integral de 2ª a 5ª feira. Início do fornecimento das quentinhas será informado aos alunos. Foram adquiridas 80 quentinhas. Será enviada circular para saber quantos alunos do 3º do Ensino Médio possuem interesse no fornecimento da refeição. O CAp precisará de carrinho para deslocamento das quentinhas e caixas de conservação. Será indagado junto ao restaurante da UFRJ se será fornecido junto com as quentinhas ou se será preciso adquirir com o orçamento do CAp.
  • Reitoria liberou verba especial para conserto das salas interditadas. Por enquanto, haverá remanejamento das salas.
  • A DAE Lagoa e Fundão retomam preferencialmente o atendimento presencial das famílias porque a demanda online (via e-mail) vivenciada durante a pandemia é incompatível com a rotina presencial da escola. Os professores possuem horário para atendimento das famílias. As famílias devem registrar o assunto e solicitar agendamento de reunião através dos e-mails e a resposta será presencial: DAE FUNDÃO: eeiufrj@eei.ufrj.br DAE LAGOA: daecap@gmail.com.

ANOTAÇÕES DA PAUTA

  • Reposição pedagógica: quando haverá diagnóstico da perda e como resgatar?

A DG informa que o início do ano letivo serviu para que os que professores avaliassem os alunos e vão apresentar o diagnóstico e traçar estratégias de resgate coletivas na Plenária Pedagógica de 17/03/2022. As famílias vão ser informadas do diagnóstico em nova reunião, específica para abordar esse tema, sendo que casos individuais serão tratados com as respectivas famílias. Já é possível identificar que a concentração dos alunos está reduzida; a escrita à mão nas séries finais precisa ser estimulada e professores e alunos estão envolvidos na reorganização de conduta social (saber falar e escutar; se comportar em grupo, etc.). Após a plenária, com data a definir, haverá reunião com os pais.

  • Famílias reclamam informação sobre a adoção do Novo Ensino Médio

O CAp é crítico ao Novo Ensino Médio e desde 2017 discute o modelo através de GT que foi descontinuado na pandemia e será retomado esse semestre. O objetivo é adotar um modelo que valorize os aspectos positivos do Novo Ensino Médio. A DG informa que o aumento da carga horária previsto na atual legislação já é seguido pela escola e a oferta de disciplinas também é compatível com os atuais objetivos.  

  • Infraestrutura precária do campus Fundão/EI

A DG informa que houve troca de piso de algumas salas no ano passado e que estão comprando ventiladores para a Educação Infantil. A APACAp apresentou relação de melhorias e manutenção necessárias no campus Fundão e se colocou à disposição para auxiliar a DG na mobilização de recursos junto à UFRJ. A DG informou que a Resolução de 2018 da UFRJ, que previu a integração da Escola de Educação Infantil ao Colégio de Aplicação, estabelecia a criação e um GT para apurar os custos operacionais da sede da EEI nos últimos anos que serviria de base para fixar o recurso contínuo que o CAp passaria a receber para custear as despesas do campus Fundão. Esse GT não foi criado. A DG se reúne na próxima semana com a reitora da UFRJ, profa. Denise Pires de Carvalho, para tratar também desse tema. Não há como o CAp assumir as obras necessárias por falta de orçamento para tal. Há previsão de que a DG vá à sede Fundão periodicamente.

  • Licitação Gás da EI

O processo de licitação para compra do gás para a Educação Infantil contempla todas as unidades da UFRJ, o que atrasa o andamento da licitação na PR5 da UFRJ, pois há descompasso com o calendário da UFRJ. A doação das famílias do CAp garante gás para mais um mês no campus Fundão. As crianças da Educação Infantil estudam em horário integral e fazem as refeições na escola. Esse tema será abordado na reunião com a reitora.

  • Ventiladores e ar condicionado

O CAp aderiu ano passado à ata de licitação de ventiladores e empenhou o dinheiro para quitação da Nota Fiscal, que não foi paga porque a empresa faliu e não entregou os ventiladores. O dinheiro que não foi gasto retornou para a União. A DG informa que este ano o CAp aderiu a uma IRP (Intenção de Registros de Preços) de ventiladores e vai conseguir também 10 novos aparelhos de ar condicionado. Recurso do governo federal para retomada das aulas presenciais chegou agora ao colégio e foi usado para comprar mais ventiladores para os campi Fundão e Lagoa.

  • Assistência estudantil

O perfil das famílias do CAp mudou rapidamente e há alunos que correm risco de evasão escolar por falta de assistência material. DG explica que a UFRJ recebe verba do governo federal para assistência estudantil, mas é destinada especificamente para alunos da graduação e pós-graduação. Esse tema faz parte da pauta da reunião com a reitora da UFRJ na próxima semana.

  • Obra da quadra

APACAp solicitou um cronograma da obra e pediu apoio da DG para marcar visita da deputada Talíria Petrone à sede Lagoa. O objetivo é apresentar o espaço que vai receber o recurso da emenda parlamentar e fazer uma reunião presencial da deputada e com a representação da reitoria da UFRJ. Apoio confirmado.

  • Profs. Substitutos

Os professores aprovados devem chegar à sala de aula no início de abril. APACAp frisou que novamente a UFRJ autoriza processo seletivo de professores no tempo que é bom somente para a Universidade, que começa o novo semestre letivo (2022.1) em abril próximo. Esse prazo não contempla o calendário acadêmico do CAp. A DG explicou que em 2020 a UFRJ mudou a regra de solicitação de professores substitutos para todas as unidades e isso trouxe novo descompasso, agora, para o CAp. Em 2021 o colégio recebeu todos os professores substitutos. APACAp acordou que é necessário um esforço de toda a comunidade para esclarecer de uma vez por todas que o CAp é a Educação Básica da UFRJ e tem especificidades muito diferentes da graduação e pós-graduação, sendo uma das mais sensíveis a necessidade de ter todos os professores substitutos autorizados pelo CEG em sala de aula no início do ano letivo.

  • Socorro Médico na escola. Posto de atendimento básico no campus Lagoa

A escola também detecta essa demanda no campus Lagoa. No campus Fundão há um posto de atendimento básico porque a Educação Infantil funciona em espaço anexo ao do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG -. A DG já solicitou esse profissional à UFRJ e recebeu a resposta que não há previsão de atendimento. Há também falta de uma assistente social lotada no CAp. Para os dois cargos terá que ser feito concurso público específico para o CAp, o que será requerido em reunião com a reitora da UFRJ na próxima semana.

  • Refeição escolar – sobre a construção da cozinha no CAp.

O colégio é atendido pelo ETU – Escritório Técnico Universitário – para definir o local da cozinha/despensa/refeitório e início das obras. Aspectos como estoque e conservação de alimentos perecíveis podem levar à decisão de que a comida chegará pronta ao CAp, acondicionado em compartimentos térmicos, para ser servida aos alunos. A planta da escola é estudada para situar o local de refeitório compatível com o número de alunos.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: