APACAp no ConDir 22/02/22

6 Mar

Resumo do ConDir do CAp UFRJ   

Reunião do Conselho Diretor – ConDir, em 22 de fevereiro de 2022, 14h.

O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três Técnicos Administrativos, por três representantes dos alunos e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional. 

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta e seus anexos é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

PAUTA do ConDir:

1. Expediente:

1.1. Informes:

1.1.1. Direção Geral

1.1.2. DALPE

1.1.3. DAE

1.1.4. Conselheiros

1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

2.3. Apreciação de Projetos;

2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Afastamentos para estudos

2.6. Resolução Licenciatura (Minuta anexada ao email de convocação para leitura prévia)

Informes da DIREÇÃO GERAL:

  • PORTARIA GT COVID: Nova portaria do GT COVID da UFRJ contará com a previsão do retorno de todos os servidores devido aos baixos índices de contágio.
  • COMORBIDADES: Reitoria ainda não tem definição, mas aponta para retorno de maiores de 60 anos e não considera o tabagismo como comorbidade preocupante para o momento atual da pandemia (80% da cidade do Rio de Janeiro com esquema vacinal completo).

 PASSAPORTE VACINAL: Continua obrigatório, mas em abril poderá ser revisto ante a ampla cobertura vacinal. Foi informado ainda que não há como a escola impedir que o aluno assista às aulas sem ter tomado vacina, tendo em vista recentes decisões da Justiça em relação ao colégio Pedro II, mas a escola vai avaliar individualmente os casos dos não vacinados para entender a razão pois tem como dever informar o Conselho Tutelar caso a criança esteja sendo colocada em risco. Será enviada circular para que os responsáveis enviem o comprovante de vacinação dos alunos.

 VACINAÇÃO: Provável que a vacinação na escola aconteça após o Carnaval, dependendo de reunião Dra Terezinha Marta Castiñeiras, coordenadora do CTD-Covid19.

 DISTANCIAMENTO SOCIAL: Não é algo tão importante diante da vacinação e da máscara. Com isso, salas interditadas voltarão a ser ocupadas. Prioridade é liberar a sala 4 para que Língua Estrangeira possa ter duas turmas.

 OBRA DA QUADRA: Na reunião da Direção Geral do CApcom o Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ, prof. Eduardo Raupp, George e o arquiteto Fábio Bruno do ETU – Escritório Técnico Universitário – foi informado que o cronograma da obra vai ser acelerado com a seleção da empresa que realizará o processo para fazer a fundação da quadra. A princípio, o cronograma é que a obra comece em setembro de 2022 e termine em janeiro de 2023.

 BURACOS NA QUADRA: Foi informado que, para não gerar risco de gasto duplicado de dinheiro público, será consultado o arquiteto Fábio Bruno/ETU para definir o que poderá ser feito na quadra agora.

Informes da DAE Campus Lagoa:

  • PASSAPORTE VACINAL: Foi pedido o comprovante de vacinação por e-mail e agora será pedido via agenda, mediante envio de circular. Foi informado ainda que as reuniões com o Fundamental I foram positivas para esclarecimento dos pais. Solicitado apoio à APACAP para informar aos pais que enviem os comprovantes de vacinação, mesmo que apenas com a primeira dose.

 REUNIÃO DE PAIS: Reunião com o Fundamental II será na próxima semana e do Ensino Médio após o Carnaval.

 HORÁRIO: Foi solicitado que os professores mantenham os horários das aulas, não liberando os alunos mais cedo, pois há risco de aglomeração e aumento de sujeira nas áreas comuns do colégio, além de servir para separar os dois recreios.

 PEDRINHAS: Foi informado que o pátio de pedrinhas passará por uma reforma onde serão retiradas as pedrinhas e será colocada grama sintética.

Informes da DAE Campus Fundão (Educação Infantil)

  • TESTAGEM: Parceria com o IPPMG para a testagem registrou casos positivos assintomáticos em alunos e servidores. Foi informado ainda que a parceria permanecerá ao longo do ano para testagem de casos suspeitos. Crianças que tiveram resultados inconclusivos foram retestadas, tendo as famílias optado por retestar ao invés de ficar 48h de isolamento. O saldo foi considerado positivo e a DAE Fundão agradece o apoio das famílias.

 TESTAGEM: Foi obrigatória para que a criança pudesse retornar no dia 14/02. Se permanecer nos mesmos índices, não será necessária testagem após o Carnaval.

 TESTAGEM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Realizado trabalho individualizado das crianças com maior sensibilidade. Um estudante deficiente visual fez autoteste, sendo tudo conversado com a família.

 CILINDROS DE GÁS: Agradeceram a rápida mobilização da APACAP pela doação dos cilindros de gás.

 HORÁRIO DA SEXTA DE CARNAVAL: Em virtude de a sede Fundão estar localizada na principal saída da cidade e na próxima sexta ser início do Carnaval, o horário será das 08h30min às 12h30min.

 HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA: Foi solicitado atenção das famílias em relação aos horários de entrada e saída da escola. O horário das turmas é escalonado para que todas as crianças não cheguem e saiam ao mesmo tempo.

 PASSAPORTE VACINAL – A DAE Fundão informou que só pedirá comprovante de vacinação das crianças da Educação Infantil (as elegíveis à vacinação) após o Carnaval, pois pelo calendário de vacinação elas foram as últimas a serem vacinadas.

 Informes da APACAp

  • APRESENTAÇÃO NO EI: Foi solicitado pela APACAP que seja feita apresentação da Associação na Educação Infantil, sendo informado que será marcada reunião com as famílias.

 REPRESENTAÇÃO DO INFANTIL 2: Foi solicitado que, enquanto não é marcada a reunião, para que fossem encaminhadas filipetas via agenda para as famílias do Infantil 2.

 REPRESENTAÇÃO: A escola não sinalizou nas reuniões de pais do Fundamental I sobre a representação da APACAP. Foi informado que não houve tempo durante a reunião. A DAE informou que haverá outra reunião de turma e nessa reunião pedirão indicação dos representantes.

 BAIXA RENDA: A APACAP questionou como estão sendo os auxílios às famílias de baixa renda. A DG informou que o colégio ainda não possui assistente social, que será solicitada para o próximo concurso a ser realizado pela UFRJ. Quem declarou receber menos de 1,5 salário mínimo receberá duas camisetas do uniforme do colégio. No entanto as camisetas ainda não foram compradas pois o orçamento obtido possuía preço muito elevado por camisa.

 NEEI: Famílias solicitaram reunião com o Núcleo de Educação Inclusiva para melhor aproximação junto à escola. Foi informado que o NEEI foi criado no final de 2019 e logo depois veio a pandemia, acompanhando os estudantes individualmente. Serão realizados novos movimentos para aproximação dos estudantes da educação inclusiva. Foi informado ainda que a sede Lagoa está se preparando para um aluno deficiente visual que virá, em 2023, da sede Fundão.

 PERDA PEDAGÓGICA PANDEMIA: A APACAp questionou sobre a avaliação diagnóstica pedagógica dos alunos e a DG informou que os processos de avaliação de perda pedagógica dos alunos já começaram.

 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO: O processo está sendo finalizado, aguardando apenas a heteroidentificação na quinta-feira (24/02/22) e que, por ser novidade, atrasou o edital. Publicado no diário oficial, entregarão a documentação no CAP que serão encaminhadas para a PR4 para assinatura do contrato. Foi informado ainda que a PR4 já está informada da urgência.

DEMAIS INFORMES:

Matemática – A escola está inscrita na OBMEP. As provas ocorrerão em 7/6 e 8/10.

ATA – CONDIR:

As atas das reuniões de 13/12/2021 e 08/02/2022 foram aprovadas por unanimidade.

Afastamentos de sede – do/no país e para estudo

 Todos os afastamentos de sede e afastamentos para estudo foram aprovados. Cabe destacar que os afastamentos são condicionados a cobertura do setor à ausência do professor.

  Aprovação da Resolução de Licenciatura

A nova Resolução de Licenciatura foi aprovada.

Nessa reunião do CONDir as famílias estiveram representadas pela(o)s membros da APACAp: Ana Carolina Bellot, Adriano Vinagre, Esmeralda Soares e Camila Vidal.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: