APACAp no ConDir 07/12

9 Dez

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 07 de Dezembro de 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 Conselho Diretor 07de Dezembro de 2021.

PAUTA:

1. Expediente:


1.1. Informes:
1.1.1. Direção Geral
1.1.2. DALPE
1.1.3. DAE
1.1.4. Conselheiros
1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de bancas e/ou progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Calendário 2022.

Informes da Direção Geral:

Informes da Direção

DG informou que haverá reunião com PR4 e PR3 sobre liberação professores substitutos para o CAp. A reunião será hoje, dia 09/12.

*A associação perguntou se os pedidos haviam sido negados. A direção disse que para 2022 o CAp concorre com outras unidades, em uma espécie de hanking, a liberação de professores substitutos. Os critérios para essa liberação são rígidos. O CAp conversará com as pro-reitorias sobre as especificidades da escola, mas acreditam que os todos os pedidos serão acatados para o ano-letivo 2022.

REMATRÍCULA: A rematrícula será em janeiro e online. Provavelmente será pedido certificado de vacinação para rematrícula.

MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS: A matrícula de novos alunos será ainda em dezembro e presencial. (Possível que haja pedido de vacinação).

-Não será permitida a entrada de pessoas não vacinadas na escola, seguindo as orientações da UFRJ no ano letivo 2022.

-Direção pede que os estudantes esvaziem os armários que estão no segundo andar. Novos armários já foram adquiridos pela escola para o próximo ano-letivo.

-A direção se disse preocupada com o processo da cobertura da Quadra. Pedirá informações a PR3 no dia 9/12 e um calendário da reforma e para  entender quais os próximos passos. Mais informações prometidas para o próximo ConDir.

Informes DAE:

-BOLETIM: DAE informa que o boletim será entregue até o dia 22/12.

-As famílias foram avisadas das aprovações, recuperações e reprovações já que o boletim sairá apenas no final do mês.

-DAE FUNDÃO: Fase de finalização das reuniões individuais com as famílias (RESP-RESP). Sede Fundão já estão com os lanches.

.Informes da APACAp:

A associação falou da falta da recuperação paralela, do calendário curto e dos problemas da pandemia que prejudicaram os estudantes. Famílias reclamaram que não foram informadas durante o ano letivo do do problema da falta de trabalhos entregues pelos estudantes. Algumas famílias foram pegas de surpresa no final do ano-letivo com a informação que a criança tinha muitos trabalhos não entregues. Algumas famílias sentiram falta de reuniões. A APACAp perguntou sobre o caso específico de uma família que contesta a avaliação e a recuperação da estudante.

A DG contestou a questão da falta de reuniões com  as famílias. Disse que realizaram, no período pandêmico, em torno de 500 reuniões individuais e que casos mais específicos estão sendo conversados com as famílias. Disse que uma reunião será agendada em breve para conversar com a família que contestou a avaliação da estudante.

-A associação também se disse preocupada com morosidade no processo da obra da quadra.

Informes Artes Cênicas

Haverá a apresentação no sábado 11/12 às 18:00, ao vivo e online, através do site CAp na Quarentena, o projeto EncenaAção coma apresentação da peça: Duas Vezes Boal com a participação das três turmas do 2 ano (22A , 22B, 22C).

Informes Matemática:

O setor ainda encontra dificuldades na organização de professores/horários para o ano letivo 2022.

Pauta:

Sobre o Calendário de 2022

Houve a avaliação sobre datas de todos os eventos pedagógicos e culturais da escola, além dos períodos avaliativos, escola aberta, datas de início e finalização de períodos avaliativos, férias escolares, recesso de carnaval. O calendário seguirá para apreciação e aprovação do CEG.

Sobre o início do ano letivo totalmente presencial:

-07/02 início das aulas para 7º ano ao 3 ano do EM

-07/02 Reunião de Recepção da EI

-07 e 08/02: Reunião de Responsáveis 2º ano do EF ao ao 6º ano do EF

09/02: Início das aulas 2º ano do EF ao 6º ano do EF

-14/02 a 18/02: Semana de acolhimento do 1º ano do EF

*A representação da associação não pode ficar até o fim da reunião.

ConDir 30 de Novembro

Na penúltima reunião de 30/11 não houve representantes da associação. A associação enviou, por e-mail, pedido que a escola informasse às famílias a situação de aprovação/recuperação de todos os estudantes.

A associação também informou por e-mail que a antecipação da finalização do ano letivo para o dia 07/12 para os aprovados pegou as famílias de surpresa, já que muitas já haviam se organizado para aulas até o dia 14/12.

– Em Ata do ConDir do dia 30/11 (encaminhada pela direção no dia 08/12 aos conselheiros) foi informado que além dos armários, foram comprados 350 camisetas para estudantes baixa-renda.

-Na mesma Ata do dia 30/11 consta ainda informações sobre a não realização da prova SAEB: “SAEB – não será possível a realização das provas pelo curto tempo entre divulgação e realização”. O SAEB é o “Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante”.

A APACAp foi representada na reunião por Isabel Mello.

Seguem contatos importantes:

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

-DAE daecap@gmail.com

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 09/12//2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: