APACAp no ConDir 16/11

19 Nov

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 16 de Novembro de 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 Conselho Diretor 16 deNovembro de 2021.

PAUTA:

1. Expediente:


1.1. Informes:
1.1.1. Direção Geral
1.1.2. DALPE
1.1.3. DAE
1.1.4. Conselheiros
1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Calendário acadêmico 2022

Informes da Direção Geral:

Informes da Direção

Direção Geral

DG informou que os técnicos administrativos serão convocados esta semana para o retorno presencial a partir da próxima segunda. As salas estão mapeadas e preparadas para esse retorno e estão autorizados pela UFRJ.

-UFRJ pediu o mapeamento de todas as suas unidades para garantir os protocolos com o aumento de circulação de pessoas.

-DG informou que conseguiu a compra do lanche da sede Lagoa.

Sobre os uniformes para os estudantes com renda até 1,5 salários: A avaliação será feita junto ao formulário de sócio-econômico durante a matrícula.

*A APACAp perguntou sobre o uniforme para a EI. A direção que é um desejo das famílias mas ainda não foi elaborado. A escola disse que vai fazer, no momento, só para a EFI, EFII e EM porque o uniforme para esses segmentos é de uso obrigatório pelos estudantes e não há verba suficiente para atender a todos e nem as duas sedes. Com a implementação do Núcleo de Assistência Estudantil essas questões do uniforme serão avaliadas novamente em abril (quando há apresentação de pedido de compras de materiais da escola a universidade).

-Em análise a possibilidade da escola providenciar os armários para o 6º em diante. Ano (a partir do 6 ano os alunos do CAp podem deixar o material didático na escola. Anteriormente os pais se cotizavam para a compra dos armários. A escola vai tentar comprar os armários).

Informes DAE:

DAE pede atenção quanto aos protocolos de segurança para toda a comunidade capiana: Embora houve uma avaliação muito positiva a DAE pede atenção aos estudantes, professores, servidores, trabalhadores na escola para o distanciamento, uso correto de máscara, atenção no horário do lanche e certificação de álcool gel nas entradas das salas (avisar a DAE em caso de falta).

-Atenção aos estudantes para levar as próprias garrafas de água e não beber direto nos bebedouros!!!

-Direção pediu a palavra e pede atenção quantos aos protocolos de segurança e uso de máscara por todos na escola.

-DAE Fundão: Sobre a alimentação: Aguardam uma decisão da PR3 para resolução. Todo o processo (transporte, lista de alimentos, adaptação do cardápio) já foi feito pela DAE Fundão e espera a PR3.

Informe Música

Professor Glauber se desculpou por não ter havido o Concerto Didático pois aconteceu uma pane no computador da pessoa que organizava e outra data será agendada. Em breve as famílias serão informadas.

Informe de Matemática:

-Professor Ulisses Dias foi eleito Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática!

Informes da APACAp:

-Pediu informes sobre a reforma da quadra. Estamos no final do ano e as obras não iniciaram ainda. As últimas informações se referem a contratação da empresa que vai fazer o projeto da Quadra.

R: A DG informou que a empresa foi contratada e a informação era que a empresa estava na finalização do projeto de fundação. Mas se disse preocupada sobre o calendário do projeto e pedirá uma reunião para saber mais informações pois o que foi pedido à escola foi feito.

-Como, e quando, será a implementação do novo Ensino Médio no CAp? Pergunta se a escola pretende seguir a lei estadual, votada pela Alerj em 10/11/2021, que adia a implementação no Estado do RJ (mesmo sendo Lei estadual e CAp instituição federal?  

R: DG informa que o assunto será tratado na próxima Plenária (dia 24/11). Ainda não sabem se a escola irá adiar a implementação para 2023 como foi decidido pela resolução da Alerj (Lei Estadual)

*“A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira (10/11), o projeto de lei 4.642/21, que estabelece que a Reforma do Ensino Médio, prevista na Lei Federal 13.415/17, seja gradualmente implementada no Sistema de Ensino do Estado do Rio de Janeiro a partir do ano letivo de 2024. O texto é de autoria original dos deputados André Ceciliano (PT), Waldeck Carneiro (PT), Carlos Minc (PSB) e Flávio Serafini (PSol). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la”. http://www.alerj.rj.gov.br/(X(1)S(pwse22uueyaciqfuetwlcfkg))/Visualizar/Noticia/51847

Pauta:

-Não houve pedidos de afastamento de sede.

-Inclusão na pauta do setor de Música: Pedido de professor substituto pois houve a aposentadoria de uma professora.

Sobre o Calendário de 2022

O início das aulas está previsto no calendário para iniciar em 07/02 para todos os segmentos. Foi informado que a semana de adaptação do primeiro ano do EF deve iniciar uma semana depois dos demais segmentos. Os setores informaram as datas dos seus eventos e as datas de provas finais e recuperação também foram incluídos (CAp Literário, Projetos de Biologia, Em Trânsito nos Museus). O Calendário com os “recheios/propostas” e o total de dias letivos será votado no próximo ConDir para aprovação e encaminhado em seguida ao CEG.

APACAp perguntou sobre Escola Aberta e direção disse que será incluído.

Ao final do ConDir, Direção do CAp fez questão de, mais uma vez, confirmar o calendário com retorno presencial em 2022 (caso não haja mudanças importantes de aumento da pandemia).

A APACAp foi representada na reunião Isabel Mello.

Seguem contatos importantes:

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

-DAE daecap@gmail.com

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 19/11//2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: