Resumo do ConDir do CAp UFRJ
Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 09 de novembro de 2021, 14h.
O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.
A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.
Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.
(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com
Conselho Diretor – 09 de novembro de 2021.
PAUTA ÚNICA: Calendário Acadêmico 2022
A direção informou que por ser um ConDir extraordinário, com pauta única, não haveria informes dos conselheiros.
-Foi apresentado o calendário ainda sem os recheios mas já com as datas de início de ano letivo 2022, férias, recessos, dias letivos em cada mês. Alguns setores informaram sobre as atividades curriculares que foram inclusas no calendário. A festa Junina também já foi decidida para o dia 09/06.
-Direção informou que:
a) Corrente do Bem inicia a 9a etapa da campanha solidária para arrecadar recursos e garantir a cesta de alimentação natalina para os funcionários terceirizados do CAp, incluindo os demitidos de 2021, e as famílias dos alunos cadastrados (segundo apurado com prof. Marcelo).
b) Concerto Didático ocorrerá no próximo sábado, dia 13/11, às 18:00 no site do youtube do CAp na Quarentena. Informaram que um ex-aluno contribuiu para a possível realização do projeto.
c) A questão do lanche foi resolvida nas duas sedes. Fundão ainda aguarda a entrega que está a cargo da PR6.
d) A Direção estuda a entrega de duas camisas de uniforme para as famílias cadastradas no Auxílio Emergencial para o próximo ano. As famílias vão receber um formulário para informar o tamanho das camisas.
e) Está acontecendo monitoramento de suspeitas de Covid nas duas sedes e os protocolos têm sido importantes e têm evitado a suspensão das aulas.
f)A direção pede atenção às famílias, principalmente na EI, para não mandarem as crianças para a escola caso apresentem sintomas de gripes ou resfriados.
–Calendário Votado e aprovado que segue para o CEG:
Datas:
Férias: 03/01 a 01/02/2022
Férias: 18/07 a 01/08/2022
Final do ano letivo: 17/12/2022
Início das aulas 7/02/2022
–Sobre o Retorno 2022
Será discutido nos próximos Condir como será o retorno mas a Direção informou que o planejamento está sendo feito para ser 100% presencial. Sendo assim, a APACAp informou que publicaria a informação ouvida hoje, 09/11, que a escola e seus conselheiros confirmam que só há dois cenários estudados pelo CAp hoje:
Retorno em 2022 100% Presencial.
Ou Retorno pensado em caso haja novo surto de Covid.
A direção e os professores ficaram impactados com a manifestação das famílias ocorrida em 06/11/2021 na porta da escola para pedir aula 100%presencial 2022. Segundo a direção essa era uma das possibilidades apontadas no último Condir apesar de não ter sido oficializada.
A associação lembrou que não ter essa definição oficializada causa angústia e incertezas nas famílias capianas. Neste sentindo, reiteramos que neste momento, a APACAp fará o papel de informar a sua comunidade que o planejamento hoje informado pelo CAp é de retorno 100% presencial no ano letivo em 2022. A APACAp registra de novo, no entanto, a urgência do ConDir publicar ata das reuniões para informar oficialmente às famílias sobre os informes, debates e deliberações. Este resumo que a Associação faz presta contas da representação das famílias no colegiado, mas não substitui o dever da escola comunicar oficialmente às famílias as discussões que estão sendo feitas.
A APACAp foi representada por Isabel Mello e Ana Carolina Bellott,
Seguem contatos importantes:
-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)
-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).
-DAE daecap@gmail.com
APACAp
Gestão 2020-2021
RJ, 09/11/2021.
Deixe uma Resposta