APACAp no ConDir 26/10

26 Out

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 26 de outubro de 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 Conselho Diretor 26 de outubro de 2021.

PAUTA:

1. Expediente:


1.1. Informes:
1.1.1. Direção Geral
1.1.2. DALPE
1.1.3. DAE
1.1.4. Conselheiros
1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Prorrogação Afastamento para Estudos – Prof Maria Coelho – Língua Portuguesa;

2.6. Representação do CAp na 11ª SIAC junto ao CFCH;

2.7. Substitutos 2022;

2.8. Calendário 2022

Informes da Direção Geral:

Resumo do ConDir 10/08

Informes da Direção

Direção Geral

A DG iniciou a reunião informando sobre a decisão em 2ª instância que determina o retorno a partir do dia 3/11. Foi informado que a UFRJ irá recorrer da decisão. De qualquer forma a DG informou que o Cap já iniciou o ensino híbrido.

A DG informou que a partir do dia 8/11 o ensino fundamental I irá ter a carga horária aumentada. As famílias devem ser comunicadas até a próxima sexta-feira (29/10) para que  tenham pelo menos uma semana para ser organizarem.

Informes DAE:

DAE

Nos informes da DAE, tanto o Ulisses (sede Lagoa) quanto a Rafaella (sede Fundão) informaram sobre a felicidade de receberem os alunos. Comentaram também ser visível a felicidade dos alunos. Ulisses informou que alguns professores que dão aula online a partir da sede Lagoa estão com microfones estourando e eles não conseguiram resolver. Solicitaram que os professores levassem seus fones para diminuir o problema. Pediu também que os professores liberassem os estudantes somente nos horários combinados a fim de evitar aglomerações na saída.

Ulisses informou ainda que foi realizada a primeira etapa do simulado de Enem do 3° do EM foi realizado e que ocorreu sem intercorrências.

Informou ainda que a data para iniciarem a utilização do uniforme será 8/11.

A Rafaella informou que a tratativa sobre a alimentação ainda não foi concretizada, já houve reuniões mas ainda não tem retorno da Pró-Reitoria e pediu que as famílias continuem mandando alimentação. Disse também que iniciarão a utilização da agenda. Ratificou que as famílias devem enviar máscaras extras.

A DG informou sobre 2 casos suspeitos de Covid, uma criança e um docente da EI. Ambos utilizaram o protocolo de testagem da UFRJ, que funcionou bem, e os testes deram negativo para Covid-19.

.Informes da APACAp:

A APACap questionou sobre a licitação do fornecimento de alimentação para a EI que normalmente tem atendimento integral. A DG informou que a licitação está prevista para o ano de 2022.

A APACAp questionou sobre quais as condições necessárias para partimos para as próximas fases de atendimento presencial. A DG informou que já temos as condições necessárias para passar de fases. Porém as variáveis são muitas. Argumentaram que uma turma vira 3 (dois grupos presenciais e um remoto) e isso precisa de planejamento de espaço físico e de professores. Segundo a DG, um professor não pode dar aula em várias turmas para rastreamento dos contatos.

A DG informou que só não iria informar a carga aumentada para o Ensino Fundamental I pq nem todas as turmas estão fechadas. Mas até sexta (29/10) as famílias serão informadas.

Informes demais conselheiros:

Professora Mariana Elena informou sobre uma invasão no chat do google meet no quinto ano, onde foram colocadas coisas bem impróprias, que os alunos não deram importância mas que isso não deveria acontecer. Sobre isso a DAE informou que os links são enviados exclusivamente aos alunos e famílias e que não devem ser compartilhados.

Informou também que as famílias estão mandando mensagens nos chats durante a aula para o corpo docente e que entende não ser adequado, uma vez que se o ensino fosse presencial as famílias iriam solicitar reuniões com a DAE e não falar durante as aulas.

A Professora Ana Luiza informou que a Mostre de Artes Visuais já começou e convidou a todos a participarem virtualmente.

Pauta:

Foram votados 3 afastamentos de professores. Uma professora ficará ausente entre 19 a 22/03/2022 para trabalho nos EUA. Um professor ficará ausente de 15 a 17/12/2021 para trabalho no Chile. E uma professora ausente durante 6/12 a 17/12/2021 para curso na França. Nenhum dos afastamentos acarretará em déficit de professor na disciplina.

Foi aprovado o Projeto de pesquisa aprovado hoje: “INFÂNCIAS E DIFERENÇAS: O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS ANTI-CAPACITISTAS ”, apresentado pela Professora Nathália Inácio de Souza, do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI) do CAp UFRJ, sede Lagoa.

Sobre o Calendário de 2022

 Foi informado que o período de férias coletivas já está fechado 03/01/2022 a 01/02/2022 e 18/07 a 01/08/2022. No entanto o calendário ainda será discutido.

Sobre Trancamento de Matrícula

Foi incluída na pauta a solicitação da APACAP para facilitação do processo de trancamento de matrícula enquanto durar o período híbrido. A APACAp argumentou que as famílias nos têm procurado com o interesse de trancar a matrícula por diversos motivos relacionados a pandemia. Dentre os motivos destacamos que as famílias não têm com quem deixar as crianças e precisam matricular em outras escolas, que algumas crianças ficam em casa com seus irmãos mais velhos e estão vulneráveis aos conteúdos de televisão e internet sem supervisão, que algumas crianças apresentam perdas emocionais e em alguns casos precisam de intervenção de psicólogos, sendo que em outros casos a família sequer tem esse recurso.

Diversos professores argumentaram sobre a questão de cuidado com a vaga pública. A DG inclusive apresentou o número de inscritos para o concurso de 2022 argumentando que muita gente está interessada nas vagas. A APACAp argumentou que as crianças foram contempladas com essas vagas através de concurso público e por isso a solicitação de trancamento.

Diversos professores argumentaram sobre a questão pedagógica, que é muito ruim tirar uma criança da escola para se adaptarem a outros segmentos e depois retornarem com a escola. Que isso também traz prejuízos emocionais.

Por fim, ficou decidido que os casos de pedido de trancamento serão analisados baseados na escuta que tiveram na reunião de hoje, mas que serão analisados caso a caso como prevê o regimento da escola.

Sobre o retorno para 2022

Ao final da reunião a DG informou que a escola trabalha com 3 cenários para o início do ano letivo de 2022. Os cenários são: retorno total ao integral, retorno de 50% e volta ao ensino remoto total caso as condições sanitárias obriguem.

A APACAp foi representada na reunião por Ana Carolina Belloti.

Seguem contatos importantes:

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

-DAE daecap@gmail.com

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 26/10//2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: