APACAp no ConDir 22/06

23 Jun

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 22 de Junho 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 Conselho Diretor – 22 de Junho de 2021.


PAUTA:

1. Expediente:

– Apresentação Orçamento UFRJ 2021 – Prof. Eduardo Raupp (Pr3)

– Informe sobre cobertura da quadra poliesportiva do CAp – Fábio Bruno de Oliveira  (ETU) 

1.1. Informes:
1.1.1. Direção Geral
1.1.2. DALPE
1.1.3. DAE
1.1.4. Conselheiros
1.1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
2.5. Calendário Acadêmico – 2021;

2.6. Concurso Admissão CAp para 2022;

2.7. Homologação – Planinds 2021;

2.8. Pedido de Trancamento de Matrícula – excepcionalidade.

A Direção Geral do CAp abriu o ConDir com a notícia da morte precoce da professora Ana Beatriz, que foi professora do departamento de português do CAp. Foi feito um minuto de silêncio.

Apresentação Orçamento UFRJ 2021 – Prof. Eduardo Raupp (Pr3)

Os representantes da PR3, professor Eduardo Raupp- Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças- e o superintendente George Gama, fizeram uma apresentação do cenário orçamentário da UFRJ, que como se sabe, sofre com o corte no orçamento e de corte de investimentos (em 2021 não houve verba para investimentos!!). O orçamento é dividido praticamente em manutenção básica e pagamento de pessoal. Semana passada houve desbloqueio de parte da verba mas ainda constam bloqueados R$23 milhões, que se liberados garantem o funcionamento da Universidade até Outubro. CAp perdeu 20% do orçamento em 2021. Tanto o Pró-Reitor quanto o superintendente garantiram que a verba para a Quadra está garantida. A direção do CAp pediu uma reunião com a PR3 para que se possa discutir as necessidades da escola para quando possível o retorno híbrido (como a compra dos ventiladores e a contratação de mais servidores da limpeza, por exemplo).

Apresentação do arquiteto Fábio Bruno/ETU: A princípio a obra terá início somente em Fevereiro 2022! Foi apresentado calendário com as etapas: até 30/07 licitação de Projeto. Até 30/10: Licitação da obra. A obra será feita em duas etapas: a de fundação/estrutural e obra de cobertura. Empenho da verba em Novembro/Dezembro. Início das obras Janeiro/Fevereiro. A Direção do CAp lembrou ao arquiteto que a obra deveria ser feita e concluída durante as férias. O arquiteto diz que, por enquanto, com o calendário apresentado, pode ser possível.

Informes da Direção Geral:

-Direção falou sobre o projeto-parceria Frances-College, feito junto ao consulado da França e o setor curricular de francês do CAp. E será conversado com outros setores de línguas (espanhol e inglês) para outros convenios para o CAp.

Horário síncrono estendido para Ensino Fundamental I a partir de agosto. Os pedidos e considerações das famílias e APACAp foram levadas às plenárias e os professores decidiram que o Ensino Fundamental I passará a contar com mais um tempo síncrono a partir de Agosto. As famílias desse segmento também poderão retirar os livros na escola.

-Direção informa que os conteúdos programáticos já estão no site do CAp.

-Continuidade ao plano de retorno híbrido: O retorno ainda não tem data e está condicionado a vários critérios como: segunda taxa de vacina de professores e taxa de transmissão, entre outros. No momento a escola trabalha no plano Pedagógico. Após tudo isso o plano completo tem que passar pelo GT Covid, GT Protocolo de Retorno e ConDir. Há um caminho longo ainda. Há um cronograma em curso, segundo a escola. Por isso o envio do formulário, que é uma das etapas de planejamento.

-O formulário consultivo encaminhado às famílias teve 680 respostas até o momento. 79,3% estão dispostos a enviar os filhos 2x por semana. 5% 1 x por semana e 14,7% não autorizará o retorno híbrido. O retorno híbrido será gradual, mas não há nenhuma previsão ainda.

A direção informou ainda que a reforma na Lagoa está pronta mas falta ainda colocação das torneiras nos banheiros.

-Foi criado o Comitê permanente de Educação Especial e Inclusiva!

–Já chegaram os 29 chips. A escola ainda aguarda algumas famílias a enviarem documentos comprobatórios e necessários para finalização e a entrega dos chips e do auxílio digital.

-Direção Geral e DAE EI falaram da importância da Educação Infantil no CAp UFRJ. A Integração EI/CAp vai completar 2 anos. A Educação Infantil fará 40 anos na UFRJ. A professora e diretora adjunta Aline e a professora Priscilla, ambas da EI, agradeceram a parceria e o empenho da direção atual do CAp (e a profa Graça); agradeceram ainda a todos os profissionais que passaram pela EI nos últimos 40 anos.

Informes DAE:

-Nova estrutura entre DAE/DAE EI estreitando ainda mais a integração entre os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A professora Aline integra agora a equipe do 1 ano do Ensino Fundamental.

-DAE agradece aos professores que entregaram os conteúdos programáticos.

.Informes da APACAp:

-A associação informou que as famílias receberam os conteúdos programáticos e agradece a disponibilização dos conteúdos no site:

-A associação lamentou a não participação das famílias no ConDir para ouvir a apresentação do Pró-Reitor e do arquiteto do ETU sobre dois assuntos muito importantes para a comunidade capiana.

R: A direção disse que o convite ao professor Raupp foi para que ele participasse apenas do ConDir e por isso não pode, em termos de planejamento, abrir a reunião para as famílias.

-Foi pedido informes sobre a entrega de livros para EFII e EM:

R: Primeiro serão entregues os livros do Ensino Fundamental I. As famílias serão informadas. Para Ensino Fundamental II e Ensino Médio ainda está sendo planejado.

-Sobre os formulário: A APACAp lembra que as famílias não estão bem informadas sobre retorno híbrido e que a escola deve ser mais objetiva sobre as etapas desse processo.

R: A direção diz que só quando o planejamento estiver todo pronto apresentará a comunidade e que todos os protocolos serão seguidos e respeitados.

.

-Informe Matemática:

Professor Marcos informa que haverá reunião para responsáveis e estudantes sobre a OBMEP 2021, na quinta-feira 23/06.

2. Ordem do Dia:

2.1 Aprovação de Ata

Ata do dia 25/05  aprovada.

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

 Não houve nenhuma apresentação.

2.3. Apreciação de Projetos;

Não houve


2.4. Homologação de Estágios Probatórios

Houve aprovação de estágios probatórios apresentada pela comissão de homologação.

2.5 Concurso de Admissão CAp 2022

Aprovado que o concurso seja somente por sorteio por conta da pandemia.

2.6 Calendário ano letivo 2021

Sobre o pedido das plenárias da associação fossem no contraturno foi informado que para os professores ter plenárias no contraturno significa fazer as plenárias no período noturno. Levou-se em consideração que mesmo assim há professores que trabalham no período noturno. Todos os conselheiros foram contra plenárias no contraturno e a associação concordou que não era viável. Por isso mantem-se as plenárias nos períodos letivos.

Foi posto em votação sobre a continuação dos 3 recessos no segundo período letivo. Após a discussão entre os conselheiros a votação ficou dividida. A manutenção dos recessos venceu por 13 votos a 11.

2.7. Homologação – Planinds 2021;

Não foi votada a  homologação

2.8. Pedido de Trancamento de Matrícula – excepcionalidade

Esse ponto da pauta somente os conselheiros que são docentes participam. Os conselheiros representantes dos técnicos e da APACAp encerraram a participação do dia na reunião.

A APACAp foi representada na reunião Eliane Correa e Isabel Mello.

Seguem contatos importantes:

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

-DAE daecap@gmail.com

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 23/06/2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: