Resumo do ConDir do CAp UFRJ
Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 01 de Junho 2021, 14h.
O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.
A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.
Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.
(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com
Conselho Diretor – 01 de Junho de 2021.
PAUTA:
1. Expediente:
1. Informes:
1.1. Direção Geral
1.2. DALPE
1.3. DAE
1.4. Conselheiros
1.5. Representações
2. Ordem do Dia:
2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
2.5. Calendário Acadêmico – 2021;
2.6. Homologação – Composição das bancas de concurso: Edital 956 de 24 de dezembro de 2019 (Artes Cênicas e Química) e Edital 603 de 18 de dezembro de 2020 (Biologia e Orientação Educacional).
Informes da Direção Geral:
-Já saiu resultado do edital e os estudantes tem dois dias para pedir recurso.
-Informe do falecimento da mãe de Dona Elza.
-Quadra: Direção informa que tem pedido informações ao ETU de forma constante. Houve um problema no sistema SEI onde está o processo. ETU ficou de mandar maiores informações para a Direção.
Informes Dalpe
Festival do Conhecimento da UFRJ está com inscrições abertas e acontecerá entre os dias 12-16 de Julho: https://www.even3.com.br/festivaldoconhecimento/
A equipe da DALPE está organizando um catálogo com os projetos e ações desenvolvidos pelos professores no CAp.
Informes DAE:
–Faltam apenas dois setores para entrega dos conteúdos programáticos e a DAE deve conseguir fechar tudo para entrega as famílias na próxima semana.
*Direção Geral pede a palavra para informar que a escola está reestruturando todo o formato de comunicação dos projetos, das aulas, calendários e dos projetos para as famílias. Disse ainda precisam de um tempo, mas estão se organizando pra isso. A melhor comunicação da escola com as famílias tem sido pedido reiterado da associação.
.Informes da APACAp:
-APACAp informa que as famílias pedem retorno dos e-mails enviados à escola e das entregas dos conteúdos programáticos (veja informações DAE e DG).
–QUADRA: (ver informes DG)
-AUXÍLIO DIGITAL: (Ver informes Direção)
2. Ordem do Dia:
2.1 Aprovação de Ata
Não teve.
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
Não houve nenhuma apresentação.
2.3. Apreciação de Projetos;
Mudança de coordenação no Concerto Didático aprovado.
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
Houve a homologação da progressão docente do professor Marcelo Bueno.
2.6. Homologação – Composição das bancas de concurso: Edital 956 de 24 de dezembro de 2019 (Artes Cênicas e Química) e Edital 603 de 18 de dezembro de 2020 (Biologia e Orientação Educacional).
Foram homologadas todas composições das quatro bancas apresentadas por edital.
2.5. Calendário ano letivo 2021
Discussão dos pontos do Calendário:
– Períodos letivos para fins de organização avaliativa (Conselhos de Classe): semestral ou trimestral (proposta de Matemática, História, Geografia e Francês); matemática apresentou proposta: 1º Tri até julho; 2º Tri agosto a outubro; 3º Tri out a dez; proposta química de datas: 1º período de 03/05 a 16/07; 2º período de 03/08 a 07/10; 3º período de 08/10 a 07/12);
– Recuperação Final – História propõe repensar; Francês propõe eliminar; APACAp propõe contraturno;
– RECESSOS de feriados – APACAp propõe eliminar todos; Matemática e Geografia propõe eliminar alguns (conforme calendário);
– Plenárias no contraturno – APACAp
– FERIADOS – escolher entre Dia do Mestre ou Funcionário Público – APACAp
– ESCOLA ABERTA – proposta de datas (química)17/07 e 09/10
Períodos letivos para fins de organização avaliativa (Conselhos de Classe):
A proposta vencedora foi por dois períodos letivos.
O ponto foi bastante debatido entre os conselheiros que levaram as discussões de seus pares. Por ser tratar de um calendário curto a proposta por dois períodos letivos foi a escolhida. A APACAp votou por dois períodos avaliativos ao ouvir as considerações de todos os setores. O calendário em três períodos seria o melhor formato se houvesse um intervalo maior entre eles, como o espaço temporal seria de 2 meses por período, sobrecarregaria os estudantes e os professores com mais demandas avaliativas, planilhas, reuniões, conselhos de classe e impactaria na qualidade das aulas.
Muitos conselheiros ponderaram a importância de informar as avaliações parciais para os estudantes e as famílias antes das avaliações finais. Seguiu a discussão da melhor maneira de compartilhar com as famílias as avaliações parciais.
Foi cogitado se o Google Classroom. Deverá ser criado um procedimento para envio de informações as famílias.
Proposta do primeiro período avaliativo: Julho (antes do recesso) ou Agosto (após o recesso):
Após deliberação, novamente equilibrada, ficou decidido que o primeiro período avaliativo será antes das férias em Julho.
Os boletins (com a primeira avaliação) serão enviados as famílias em meados de agosto.
Foram definidos ainda os conselhos de classe entre 12-16 de Julho.
Proposta Escola Aberta:
Discussão e dúvidas: Será para todos os anos? Haverá a primeira parcial de notas? Como será feita? Qual o formato?
Atendimento apenas para os alunos com dificuldades?
Alguns setores preferem que não haja a Escola Aberta virtual pois entendem que as reuniões com as famílias são suficientes.
Houve ainda a proposta de que os encontros na Escola Aberta sejam feitos com os professores que dividem os mesmos projetos.
Outra possibilidade é o agendamento das famílias antecipadamente.
Proposta da DAE EI que haja encontros por rodas de conversas com as famílias para a Educação Infantil.
A proposta inicial era a Escola Aberta ser ao final do dia, no contraturno, por série ou aos sábados. Ficou decidico que não acontecerá no contraturno, pois significa ser a noite e o encontro no sábado, como acontece presencialmente, é a opção melhor.
*A Escola Aberta é um período em que as famílias podem conversar com os professores presencialmente, tirar dúvidas sobre avaliação, notas, dificuldades dos filhos, comportamento, etc para estudantes a partir do 6o ano do EF. Antes da pandemia, os encontros aconteciam duas vezes ao ano, aos sábados, entre os períodos avaliativos. Com a pandemia ainda não houve Escola Aberta virtualmente. A escola discute um formato que mantenha as características do encontro presencial, onde as famílias conversam de forma reservada com cada professor.
Como há muitas dúvidas sobre o formato da Escola Aberta, a discussão ficou para o próximo ConDir.
Proposta Recuperação:
A maioria dos setores foram a favor de manter a recuperação final.
Existe ainda a proposta de encontros de apoio, no modelo da recuperação paralela que acontece presencialmente no CAp. A proposta são de uma ou duas semanas entre os períodos, no contraturno da série.
Uma das propostas é interromper as aulas assíncronas para os estudantes com dificuldades para a recuperação paralela/encontros de apoio.
O Multidisciplinar quer um trabalho mais atento e individualizado com o retorno do apoio e da Estudoteca.
*A Direção falou sobre pensar em possibilidades de mais contatos entre os estudantes e a escola. Lembra que a APACAp e outros responsáveis pedem o aumento de tempos síncronos e que o debate precisa ser feito.
A escola tem que pensar como será o apoio aos estudantes além das horas síncronas/assíncronas.
A discussão foi longa e no próximo ConDir será apresentado mais especificamente as propostas de Recuperação Final, Contruturno, Apoio.
O setor de Desenho Geométrico falou da importância de encontros maiores com os estudantes além da recuperação final.
A Direção propõe ampliação de contato com os estudantes nos moldes da recuperação paralela.
Uma proposta virá no próximo ConDir.
Data de recuperação final em dezembro: 8 a 14 dezembro. APACAp propôs que a recuperação final fosse no contraturno mas foi voto vencido.
-Proposta Feriados e recessos de feriados: As decisões que interferem nos feriados do calendário da escola deverão ser levadas ao Consuni (conselho universitário da UFRJ) antecipadamente:
O Feriado de 3 de Junho e recesso sexta-feira dia 04, não poderia ser mudado por conta do Consuni, que já havia deliberado recesso, por isso foi mantido. Os recessos do 2 período escolar podem ser discutidos e mudados e comunicados ao Consuni com antecedência. Será discutido no próximo ConDir.
Caso a escola retorne no híbrido, a Associação aceita que haja os recessos, como proposto por um conselheiro.
A APACAp foi representada na reunião Bruna Tavares e Isabel Mello.
Seguem contatos importantes:
-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)
-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).
-DAE daecap@gmail.com
APACAp
Gestão 2020-2021
RJ, 11/06/2021.
Deixe uma Resposta