APACAp no ConDir 11/05

13 Maio

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 11 de Maio de 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 Conselho Diretor – 11 de maio de 2021.


PAUTA:

1. Expediente:

1. Informes:
1.1. Direção Geral
1.2. DALPE
1.3. DAE
1.4. Conselheiros
1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
2.5. Recurso decisão Condir – afastamento para estudos;

2.6. Vaga emergencial de substituto – aposentadoria – Educação Física;

2.7. Calendário ano letivo 2021;

Informes da Direção Geral:

O Corte nas universidades e como atinge o CAp: O planejamento é feito com antecedência de um ano. O CAp sofreu grande corte no orçamento. 20% do orçamento do Condicap e cerca de 60% do orçamento da UFRJ.  Os cortes afetam principalmente os gastos com materiais permanentes como, por exemplo, aquisição de ventiladores, ar-condicionado, computadores. Investimento permanentes como obras não poderão ser feitos. Felizmente a escola já concluiu as obras iniciadas no início do ano.

-A empresa contratada para entrega de 60 ventiladores para a escola faliu e dificilmente entregará os ventiladores ou devolverá o dinheiro.

-A direção comenta o recebimento da carta da APACAp que será enviada aos departamentos e comenta sobre as preocupações das famílias sobre o ano-letivo 2021.

-Entrega de conteúdo didático: Será entregue e está sendo providenciado e será conversado com as famílias nas reuniões.

-Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos: a direção afirma que o acompanhamento dos estudantes tem sido feito e que DAE e SOE tem entrado em contato permanente com as famílias.

Escola Aberta: Estão estudando como viabilizar o retorno da Escola Aberta. Já está nos planos da escola desde o fim do ano letivo 2020 mas não foi possível.

Auxílio Digital: O edital está para sair. São 50 auxílios para equipamentos e 60 chips prioritário aos novos estudantes (mas não exclusivo, alunos não contemplados no edital anterior podem se inscrever).

Quadra: A direção informa que houve reunião da Direção do CAp com o ETU semana passada e a informação passada foi que a Engenharia de Custos identificou alguns valores acima do preço de mercado e pediram novas cotações.  Já foi resolvido. O processo está tramitando dentro da universidade. O dinheiro da quadra está seguro e não entra no corte do orçamento.

-A Direção comentou outro e-mail da APACAp pedindo informações sobre a audiência do colégio com Ministério Público Federal. O MPF convocou uma audiência coletiva com escolas federais da educação básica para cobrar planejamento do retorno presencial. O CAp apresentou ao MPF, entre outras informações, o GT Protocolo de Retorno. A Direção disse que o Procurador ficou satisfeito com as informações dadas pelo CAp, concordando que não é possível o retorno presencial no momento.

-Houve dois casos de servidores da limpeza da escola com Covid. Infelizmente a servidora Amanda e o marido morreram vítimas da Covid.

– Direção informa ato público convocado pelo Reitor da UFBA, que convoca ato para o dia 18/05 na TV UFBA , às 9:00 da manhã. Ato público em defesa da educação, da ciência e da vida.

Segundo a direção a carta da APACAp com o documento será enviado aos docentes e ajudará a pensar nas ações e planejamento. Afirma que as palavras dos responsáveis estão sendo ouvidas e serão levadas em consideração.

Informes Dalpe

-Foi apresentado projetos de professores de outras universidades e uma pesquisa sobre tabagismo que será acompanhado por um professor de história e outro de biologia do CAp. O estudo será trabalhado com os estudantes da escola.

– Dalpe informou sobre o número de inscritos para estagio licenciatura no CAp. Foram cerca de 370 inscrições para surpresa do setor. Um número maior que o esperado.

-O setor irá atualizar as informações dos projetos que ocorrem no CAp no site da escola, para divulgar as pesquisas que acontecem no CAp.

-Dalpe informa abertura de curso de pós-graduação Formação de Professores e as inscrições estão abertas. O curso será online.

-Há também em torno de 48 projetos com escolas municipais.

-Nic Junior, o projeto de iniciação científica, foi apresentado aos estudantes do primeiro ano do EM essa semana. Todos podem acompanhar as informações no Instagram do Nic Junior e no Instagram do site CAp na Quaretena.

https://www.instagram.com/nicjr.cap.ufrj/?hl=pt-br

Informes DAE:

– Informa envio de questionário socioeconômico para se fazer um raio x da escola. Os dados são anônimos.

-DAE informa que questões sobre entrega de livros didáticos, lista de materiais, conteúdo programático, horários, entre outros assuntos, serão abordados nas reuniões com os responsáveis

 Famílias estejam atentas e não deixem de tirar as dúvidas!

-Sobre conteúdo das disciplinas que não foram dados no ano passado, como foi perguntado na carta enviada pela associação, será informado à comunidade.

-A DAE pretende antecipar o envio de notas parciais, não deixando a entrega para o final dos períodos letivos. Assim, as famílias e escola podem fazer acompanhamento dos alunos.

-Sobre boletins: DAE pede desculpas à comunidade. Pede para os responsáveis conferirem se está tudo certo e informar à DAE eventuais problemas. Há apenas um funcionário que precisa ir à escola presencialmente fazer o lançamento de notas, Históricos do 3o ano e certificados. O sistema da escola está completamente obsoleto. As matrículas e rematrículas também acabaram por atrasar o boletim.

DAE Educação Infantil: Informa que já houve reuniões com responsáveis do segmento Infantil 3, 4 e 5.

-O encontro com o Infantil 2 aconteceu hoje, 12/05. A DAE informa que vai fazer de forma gradativa as atividades online. Esta será a primeira experiência e o desafio é grande com crianças tão pequenas.

-Aumento de encontros com estudantes da EI para duas vezes por semana de 30 minutos cada.

.Informes da APACAp:

A APACAp informa que tem acompanhado o corte de verbas da UFRJ.  A associação apoia a educação pública, gratuita, laica democrática e de qualidade e as famílias estão ao lado da UFRJ nesse momento tão difícil. Estamos juntos no que for decidido pela escola, seja nota de repúdio, assinaturas das famílias, pressão aos governantes. A APACAp publicou nota no site em defesa da UFRJ.

– Sobre o envio do e-mail com as considerações e demandas das famílias a associação espera que as mesmas tenham retorno em seus pedidos.

QUADRA: A que pontos estamos do processo? (Ver Informes Direção)

-AUXÍLIO DIGITAL: (Ver informes Direção)

AUMENTO DE CARGA HORÁRIA NAS AULAS SÍNCRONAS: Mais horas síncronas pedidas em Todos os segmentos. Descompasso imenso em alguns segmentos como Educação Infantil e Ensino Fundamental I. (Famílias  muito preocupadas e contratando professores particulares).

Resposta: A escola entende que a divisão do horário síncrono estabelecido segue as normas de exposição de tela e conversará com as famílias nas reuniões.

AVALIAÇÃO: Houve muitas dúvidas sobre os conceitos e quedas nas notas. Como a escola está acompanhando a questão da avaliação? A escola tem essa percepção de queda nos conceitos.

METODOLOGIA POR PROJETOS: Houve muitas contatos das famílias (o que pode ser visto no documento que a associação enviou) sobre o funcionamento da metodologia para Ensino Médio.

Resposta: Todas essas questões serão conversadas nas reuniões com os segmentos.

ENVIAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AOS RESPONSÁVEIS:

Resposta: DAE informa que será encaminhado as famílias.

-INFORMATIZAÇÃO DA VIDA ACADÊMICA:

 A rematrícula online foi muito elogiada pelos responsáveis. Foi algo que funcionou muito bem.

Ficou claro que DAE e Francisco ficaram sobrecarregados  e causando um início de ano letivo sem boletim, sem grade de horários, calendário acadêmico, matrícula .  Foi um fim de ano e início bem confuso e a Informatização ajudará a todos, professores e técnicos e famílias. Queremos ajudar a escola a dialogar com a UFRJ sobre isso. O CAp Santa Catarina já tem todas essas informações online e pode ser um modelo a ser utilizado.

O sistema do CAp de Santa Catarina, as famílias acessam as informações dos seus filhos tais como;

  • Boletim
  • Dados cadastrais (onde podem ser atualizados os dados)
  • Acompanhamento individual
  • Atestado de Matrícula (emite atestados de matrícula com assinatura digital)
  • Rematrícula
  • Questionário sócio-ecônomico.

SITE DO CAP

-Melhorar as informações no site da escola: Qual a função da DAE, SOE, NEEI. Qual setor a família obtém certificados? E endereços de e-maill para os responsáveis saberem quais os setores devem entrar em contato, melhorando a questão da comunicação com a escola.

Resposta: A direção informa e concorda que o CAp precisa que seja feito a informatização da escola, mas que depende da TIC da UFRJ para fazer isso. Há, inclusive, o perigo do sistema da escola, ultrapassado, simplesmente parar de funcionar. A escola está em uma fila com outros departamentos e pretende marcar reunião com a TIC para saber em que lugar da fila a escola está.

Informes do SOE

-O SOE iniciou o curso Saberes Percursos e Práticas. Com uma participação muito boa. Curso foi bem aceito.

Informe Corrente do Bem

A Campanha Corrente do Bem fechou 7 campanha com muito sucesso!

Informações NEEI

O Nucleo de Educação Especial Inclusiva informa que o curso “Aprendendo Libras no CAp UFRJ” , que será iniciado em breve de forma remota, obteve grande procura de inscrições.

2. Ordem do Dia:


2.1 Não houve aprovação de Ata.

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

 Não houve nenhuma apresentação.

2.3. Apreciação de Projetos;

Aprovado o Projeto externo de pesquisa de mestrado: “Sintomas de depressão e ansiedade em adolescentes cariocas na pandemia de Covid-19 e as relações de convivência”. Adolescentes entre 12-17 anos de diferentes níveis socioecômicos. Participação voluntária.


2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

Não houve

2.5. Recurso decisão Condir – afastamento para estudos;

Foi revista decisão anterior sobre afastamento para estudos de professor e foi aprovado o afastamento para estudos do professor e haverá retorno de alguns professores e não será necessário pedido de professor substitutos.

2.6. Vaga emergencial de substituto – aposentadoria – Educação Física;

O professor Marcos se aposentou e haverá pedido emergencial de concurso Ed. Física. O setor já está com poucos professores e informou que não tem conseguido cobrir todas as séries com o efetivo que tem hoje.

2.7. Calendário ano letivo 2021;

Foi apresentado o calendário do CAp no mesmo modelo presencial (falta a inclusão dos períodos de avaliação, conselho de classe, férias, feriado, plenárias, etc.). As datas estão definidas e o calendário apresentado foi:

Ano Letivo 2021:  03/05/2021 à 22/12/2021

Primeiro período letivo: 03/05 à 18/07

Recesso de 15 dias em Julho

Segundo período letivo: 03/08 à 22/12

*A escola pretende continuar o mesmo modelo de horas síncronas e assíncronas. A APACAp enfatizou com veemência a preocupação da escola não ouvir as famílias sobre o assunto, já que o tempo síncrono vem sendo criticado por todos os segmentos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

O calendário virá para avaliação final no próximo Condir em 15 dias.

Seguem contatos importantes:

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

-DAE daecap@gmail.com

            Essa foi a primeira reunião do ConDir no ano de 2021, no cumprimento do ano letivo 2020. A APACAp foi representada na reunião por  Isabel Mello e Eliane Correa.

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 13/05/2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: