APACAp em defesa da UFRJ
A APACAp recebe com apreensão a mensagem da reitora da UFRJ (*), Profa. Denise Pires de Carvalho, e do vice-reitor, Prof. Frederico Leão Rocha, sobre a situação financeira da universidade para este ano. Ao apontar a redução dos repasses do governo, que estão ainda em parte condicionados à aprovação do Congresso Nacional, sem data para ocorrer, ambos alertam para o risco iminente de suspensão das atividades acadêmicas. Neste cenário desolador, prevemos o impacto causado aos milhares de estudantes, de profissionais e de famílias que têm formação, trabalho e vida atrelados à UFRJ. De maneira geral, o país é tributário das suas instituições de ensino, pesquisa e extensão, que são o alicerce para garantir nossa identidade e soberania como nação.
A Associação que representa as famílias dos alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, a Educação Básica na maior universidade federal do país, com cerca de 800 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio, cumpre o dever de convocar todos as mães, pais e responsáveis do CAp UFRJ a se informarem sobre o atual cenário. A escola pública tem papel fundamental na construção de uma sociedade brasileira mais democrática e igualitária. A APACAp defende a Educação Pública e insiste que o pleno funcionamento da UFRJ é uma prioridade que deve orientar as decisões dos representantes eleitos pelo povo.
Nesta 4ª. feira, 12/05, às 11h, acontece uma coletiva de imprensa da Reitoria da UFRJ para informar a sociedade sobre a situação orçamentária da universidade. Acompanhe pelo canal da UFRJ no Youtube, em youtube.com/webtvufrj.
(*) Link: https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/universidade-fica-inviavel.html.
Se não for assinante, leia copiando o link do jornal na janela aberta em http://outline.com/index.html
Deixe uma Resposta