APACAp no ConDir 30/03

1 Abr

Resumo do ConDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 30 de Março de 2021, 14h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com

 PAUTA:

1. Expediente:

1. Informes:
1.1. Direção Geral
1.2. DALPE
1.3. DAE
1.4. Conselheiros
1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir (em anexo);
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Homologação Relatório Final do GT Protocolos de Retorno Pós-Pandemia (em anexo);

2.6. Homologação dos editais de abertura das turmas de Ensino de Língua Portuguesa e Ensino de Biologia do CESPEB, com início em agosto de 2021;

2.7. Homologação da participação de representantes do CAp no GT Curso de Especialização Iniciação Científica na Educação Básica / CAp-UFRJ e EPSJV-Fiocruz – Cristina Miranda, Nádia Garcia, Felipe Macedo, Graça Reis, Sandra Amaral (Aposentada).

Informes da Direção Geral:

-Reunião de recepção de alunos novos na quarta-feira dia 07/04 a partir das 17:00h.

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental I – 1o ano
  • Ensino Fundamental II – 6o ano
  • Ensino Médio- 1o ano

Ano Letivo 2021: A Direção informará as famílias, através de nota, sobre o início do ano letivo 2021 após reunião com as famílias de alunos/as novos.

O primeiro período do ano letivo 2021 será remoto.

Para lembrar os períodos letivos: (maiores informações veja resumo do Condir de 02/03):

03 de Maio a 18 de Julho – 1º Período

19 Julho a 02 de Agosto – 15 dias de férias escolares

03 de Agosto a 22 de Dezembro – 2º Período

As reuniões com as famílias serão no início do ano letivo 2021, em Maio, ainda no modo remoto.

Auxílio Digital: Foi pedido à UFRJ  50 auxílios para equipamentos e 50 chips para contemplar os novos alunos e alunos que ficaram de fora do edital anterior. Os alunos do CAp continuam com Chip da TIM. São elegíveis para concorrer aos editais os estudantes do CAp UFRJ que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A APACAp perguntou sobre o Auxílio Financeiro mas foi dito que este não tem previsibilidade.

Professores Substitutos: A Direção se mostrou preocupada porque o edital para professores substitutos que deveria ter saído dia 29/03, segundo calendário do CEG,  não foi lançado. Há uma preocupação porque a forma de solicitação de substitutos mudou. O CEG faz um ranking de prioridade e contrata na ordem do ranking. O CAp tem conversado que essa forma não contempla a escola porque não tem como escolher qual professor é prioridade ou é mais essencial. A Direção pediu uma reunião com as pro-reitorias que afirmaram que não haverá problemas para contrato do número substitutos desde que seja o mesmo do  ano passado. Porém há pedidos excedentes e podem ser mais complicados de serem garantidos. São ao total 84 professores substitutos pedidos e destes 7 são professores excedentes. Os contratos dos professores substitutos vencem dia 05/04 e dependem desse edital para renovação. Desse total são 11 vagas novas (onde o CAp precisa fazer provas de seleção).  

Para maiores detalhes acesse o resumo do Condir 02/03 – ítem 2.7 da pauta.

Planejamento de gastos de setores para 2022. Os professores tiveram até dia 31/03 para entregar planejamento sobre gastos com materiais nos setores para garantir compras para ano que vem. Equipamentos e itens de consumo que não há no sistema de compras não são atendidos. Há muitos itens que não fazem parte da lista e não adianta pedir. Os setores de química e física, costumam ter problemas para aquisição de materiais específicos.

*A APACAp perguntou se o planejamento contempla as duas sedes Lagoa e Fundão. Foi informado pela direção que não. A EI não tinha orçamento próprio e quando anexada ao CAp ficou decidido que um GT sobre transição seria criado para discutir de onde viria o orçamento. É necessário uma reorganização orçamentária do CAp. Até a criação do GT, a reitoria é a responsável pelo orçamento da EI. A direção do CAp informou que já pediu a criação do GT a reitoria mas ainda não foi atendida.

Informes DALPE;

– DALPE informou sobre o processo de emissão de certificados aos licenciandos.

-Informaram o descompasso entre os calendários da graduação e do CAp e conseguiram resolver de forma a atender os licenciandos.

-Coordenadores receberam 280 licenciandos da UFRJ para o ano letivo 2020.2. Com o período excepcional, há uma quantidade de vagas mais restritas. Não há inscrições além das vagas oferecidas.

-A APACAp expressou preocupação das famílias com o alto número de estagiários dentro das salas de aula ou mesmo na escola, no retorno híbrido (ainda sem data). Provavelmente, quando for possível o retorno, os estagiários não estarão vacinados causando grande circulação de pessoas na escola, o que não é recomendável pelos epidemiologistas. A DALPE disse que está levando em conta as considerações levantadas pelas famílias. Ao mesmo tempo observa a importância dos estágios para os licenciandos. Essa questão voltará a ser discutida no GT Protocolo em Maio.

Informes DAE:

DAE – Educação Infantil não tem informes.

DAE Lagoa:  Pede desculpas se algum e-mail não foi respondido. Com o número grande de trabalhos e atendimento às famílias, conselhos de classe e fechamento de notas, tem sido difícil atender a todos.

-Informe sobre a formatura do 3 ano EM. Cerimônia virtual emocionante de conclusão do 3o ano do  EM, com a presença das famílias, da direção da escola, de professores. Os formandos fizeram discursos emocionantes.

Sobre o período de recuperação final – Começou na última sexta-feira (26/03) e termina agora, quinta-feira 01/04. DAE informa que entendeu que as famílias ficaram confusas. Informam que não conseguiram enviar os boletins antes da recuperação. Vão tentar enviar os boletins até data final de conclusão do ano letivo (09/04).  

Muitos estudantes a partir do 8o ano ficaram retidos por causa de faltas. DAE informa que tem feito o acompanhamento dos alunos desde de Setembro mas mesmo assim o número de faltas foi grande. Pedem que as famílias fiquem atentas aos telefonemas e atendam números não identificados pois podem ser da DAE que precisa falar com as famílias de forma urgente.

Ainda não há a data da rematrícula. A informação de como será a rematrícula será enviada por e-mail (ainda sem data).

A DG pediu a palavra para informar que as matrículas de alunos novos ainda estão acontecendo, inclusive por conta das reclassificações, e esse é um dos motivos que atrasa a rematrícula. Há apenas um funcionário para cuidar de matrículas, rematrículas e boletins.

-Sobre os Boletins: Precisam criar uma mala direta e olhar todos alunos um a um para evitar erro e por isso leva tempo. Pretendem enviar até o final do ano letivo dia 09/04 mas não sabem se vão conseguir.

A DAE EI pediu a palavra para falar da alegria e da importância de ter uma representante da Educação Infantil na diretoria da APACAp e que Ana Carolina já é parceira importante na sede Fundão.

-A DAE EI falou sobre os últimos encontros síncronos. Na próxima semana haverá reunião com as famílias: dias 07 e 08/04. Os grupos serão informados dos horários.

O departamento convida a todos/as a conhecer o site da Educação Infantil, que pode ser acessado através do site do CAp. Os informativos das atividades feitas pela EI podem ser encontrados no site.

DAE EI informa ainda que dia 08/04 às 19:00h vai ter live sobre políticas públicas para Educação Infantil com professora Vera Vasconcelos da Uerj e com professora Juliana Chaves do Município de Nova Iguaçu.

Informes da APACAp:

A APACAp agradeceu pelo apoio da escola na eleição e apresentou a nova Diretoria da associação.

Sobre termino do ano letivo: A APACAp informou que estudantes ficaram perdidos sem saber as notas das avaliações e quem estava em recuperação ou não. Houve relato de estudante que estava em dúvida, mandou email para professor para saber se estava em recuperação e não recebeu resposta.

(ver a resposta nos informes da DAE)

Reunião com as famílias: A associação chamou a atenção para a importância de ouvir as famílias para avaliação mais qualificada de cada ano: o que funcionou e o que não funcionou? O que pode ser melhorado? Ouvir as famílias para ter um feedback e começar o ano letivo 2021 com melhor qualidade de ensino.

Resposta: A Direção optou por reunião com as famílias no início do ano letivo 2021. Informou que estão recebendo as famílias dos novos alunos e não há tempo de uma reunião em abril inclusive por falta de servidores. Há apenas duas semanas para terminar o ano letivo e não conseguem fazer a reunião de fechamento do ano.

Reunião com os estudantes do EM para avaliação e ajustes: A associação sugeriu que a escola ouvisse o Ensino Médio. Há relatos de alunos que receberam, por exemplo, a avaliação B mas não há um retorno sobre as atividades realizadas e o porquê dessa avaliação.

– Auxílio estudantil, auxílio digital e chips para novos alunos. Há em vista alguma perspectiva de abertura de edital?

– (ver a reposta nos informativos da Direção)

Calendário 2021: Qual o Planejamento para o ano-letivo 2021? Quais providências já adotadas e os cenários pensados para o retorno? A Direção já apontou que o ano-letivo 2021 começa no modo remoto. Essas informações precisam chegar as famílias com antecedência.

Resposta: A direção disse que pretende fazer as reuniões com as famílias no início do ano letivo para apresentar o planejamento de 2021. (ver mais em : Informes da Direção)

Rematrícula (ver informe da DAE)

IDEB – As famílias aguardam a reunião/Live sobre Ideb;

Quadra: Como está o processo? A APACAp tem acompanhado pelo sistema SEI mas não tem acesso aos documentos, então não sabe se já saiu, por exemplo, a licitação ou não. Lembrando que o acompanhamento feito foi fundamental para que a verba não fosse perdida no ano passado. Sabemos que a obra está desmembrada em duas licitações o que exige ainda mais dedicação no acompanhamento.

Aguardamos a reunião pedida no final do ano passado entre o mandato da deputada Talíria Petrone e a UFRJ para conhecer o calendário da obra.

Resposta: A direção ainda não acessou o processo da Quadra e não tem informações recentes. Acreditam que não houve mudanças significativas desde do início de março.

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir :

– 6 atas homologadas:  3 atas de 2020 e 3 atas de 2021.

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

 Não houve nenhuma apresentação

2.3. Apreciação de Projetos;

Dalpe: Projeto externo de pesquisa de memória e história do colégio: MEMOCAp: para uma história social do colégio de Aplicação (1948-2020), proposto pela professora Ana Célia Castro,  em conjunto com pesquisadores do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Projeto que estudará a importância histórico-político-cultural do CAp, de suas práticas pedagógicas e formação de professores.

O Projeto foi aprovado por unanimidade pelo colegiado


2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

Houve a homologação da progressão de um professor.

2.5. Homologação Relatório Final do GT Protocolos de Retorno Pós-Pandemia (em anexo):

A direção parabenizou o GT Protocolos. Informou que já recebeu contribuições importantes das famílias e que o protocolo será um apoio para os estudos do retorno. A direção aponta para a continuidade do GT Protocolos. Enfatiza que é um apoio e não uma diretriz; É a recepção oficial do relatório e servirá como base para as discussões.

Apontamentos iniciais da APACAp sobre o relatório:

Famílias sentiram falta de uma bibliografia no relatório.

-Imprescindível que o relatório seja levado à vista dos cientistas do GT da UFRJ. A UFRJ tem um corpo de pesquisadores e epidemiologistas excelente que deve auxiliar a escola. Pelo tempo de realização, alguns protocolos estabelecidos no relatório  parecem não estar atualizados com as diretrizes mais recentes.

Cantina: Não há nenhuma referência sobre o uso da cantina. Haverá protocolos específicos?

Resposta da DG: As contribuições propostas pela APACAp poderão ser feitas no retorno do GT em Maio. As contribuições das famílias serão consideradas nas discussões no retorno do GT e pela direção.

APACAp pergunta se há interesse da escola em levar o relatório para o GT Covid da UFRJ.

Resposta: Não. Consideram que o resumo servirá como apoio mas não necessariamente a diretriz de todas as decisões. Entendem que pela direção do CAp ter assento no GT Covid da UFRJ, já existe a troca de informações. A direção diz que a situação do CAp é mediada pelas discussões do GT Covid da UFRJ.

O GT Protocolo enfatizou ainda que todo o protocolo foi feito a partir de protocolos de biossegurança da UFRJ.

2.6. Homologação dos editais de abertura das turmas de Ensino de Língua Portuguesa e Ensino de Biologia do CESPEB, com início em agosto de 2021;

Homologado por unanimidade

2.7. Homologação da participação de representantes do CAp no GT Curso de Especialização Iniciação Científica na Educação Básica / CAp-UFRJ e EPSJV-Fiocruz – Cristina Miranda, Nádia Garcia, Felipe Macedo, Graça Reis, Sandra Amaral (Aposentada).

Homologado por unanimidade

Seguem contatos importantes:

-E-mails da DAE para Acompanhamento de Frequência (frequenciacapufrj@gmail.com)

-Setor de Orientação Educacional – SOE (soe.cap.ufrj@gmail.com).

DAE daecap@gmail.com

            Essa foi a primeira reunião do ConDir no ano de 2021, no cumprimento do ano letivo 2020. A APACAp foi representada na reunião por Isabel Mello, Luzana Rocha e  Eliane Correa (como ouvinte).

APACAp

Gestão 2020-2021

RJ, 01/04/2021.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: