Resumo da Reunião do GT Protocolos de Retorno Pós-Pandemia do CAp UFRJ
realizada no modo remoto em 09 de Fevereiro de 2021.
O Grupo de Trabalho Protocolos de Retorno Pós-Pandemia foi criado seguindo a orientação da Reitoria da UFRJ para ajudar na tomada de decisão sobre as condições de retorno às aulas presenciais no colégio, no período pós-pandemia do Covid-19. Este GT foi oficializado pela Direção Geral às famílias, em 26 de junho de 2020, na circular “Novas ações pedagógicas remotas e acesso a materiais didáticos que estão na escola” e conta com a representação de professores, técnicos, estudantes e APACAp.
Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp.
Resumo da Reunião:
O GT Pós-Pandemia do CAp se reuniu de forma remota nesta terça-feira, 09 de Fevereiro de 2021.
Durante a reunião do dia 09/02/2021 foram compartilhadas as informações sobre a visita da unidade Lagoa afim de analisar os espaços que ainda não tinham sido vistoriados e a montagem da apresentação com propostas que serão apresentadas aos demais profissionais da escola na plenária do dia 17/02 na escola.
As pessoas que realizaram a visita para analisar os espaços dos profissionais na Lagoa, consideraram os espaços com boa circulação de ar. Sinalizaram a necessidade de trocar alguns basculantes por janelas porque muitos estão emperrados ou foram trancados definitivamente. São coisa simples, mas que podem se complicar por questões de burocracias e/ou verbas.
Durante o encontro virtual ficou entendido que para a redução de fluxo na escola é importante que reuniões de professores, reunião com famílias, atendimento a licenciandos, conselhos, extensão e pesquisa sejam remotos. Os espaços da escola devem ser usados apenas para as aulas.
Durante a visita perceberam que existe uma cozinha atrás da escola que dá a possibilidade de almoçarem ao ar livre.
Nessa visita foram identificados novos espaços que podem ser usados. A APACAp aproveitou para mencionar a importância de uma quadra coberta em um momento como esse.
Já foi realizado o cálculo de quantos estudantes cabem em cada sala na unidade Lagoa, ainda é necessário o cálculo para a unidade Fundão.
A organização do material que será apresentado na plenária foi parcialmente construído e será concluído pelos subgrupos separadamente já que na semana que vem não haverá reunião em função do carnaval e não haverá outro encontro antes da apresentação para a escola.
Os funcionários terceirizados não fazem parte da plenária então será realizada uma reunião para ouvir as questões do espaço e buscar contribuições por suas experiências laborais. Será um dia para cada unidade escolar .
Foram discussão de critério para iniciar de forma híbrida e foram mencionadas: vacina para os profissionais e redução do contágio.
Em função do contexto que vivemos sobre a negação da vacina, foi perguntado se a APACAp sabe sobre o posicionamento das famílias se vacinarem quando chegar o momento dentro do calendário de imunização. A APACAp informou que já solicitou as turmas que debatessem sobre a conjuntura e retorno para que as discussões sejam apresentadas a escola e está aguardando o retorno, aproveitaremos e incluiremos essa questão. Neste momento também foi apresentado o pedido de algumas famílias sobre o posicionamento do CAp para que pudessem orientar o debate.
As professoras da Unidade Fundão voltaram a sinalizar a necessidade de obras e informaram que não há nada a esse respeito sendo realizado.
A APACAp foi representada nessa reunião do GT Protocolos de Retorno Pós-Pandemia por Joana Moreira.
As famílias podem enviar sugestões e/ou encaminhamentos para o GT através do email apacap.ufrj@gmail.com.
APACAp
Gestão 2019-2020
Deixe uma Resposta