Informe: APACAp no ConDir 13/10

15 Out

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 13 de outubro de 2020, 14 h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta (*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

Conselho Diretor – 13 de outubro de 2020

PAUTA:
1. Expediente:

1. Informes:

1.1. Direção Geral

1.2. DALPE

1.3. DAE

1.4. Conselheiros

1.5. Representações

2. Ordem do Dia:

2.1. Ata – ConDir;

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

2.3. Apreciação de Projetos;

2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Normas de avaliação;

2.6. Períodos avaliativos no calendário;

2.7 Decreto sobre Educação Especial.

Informes:

A APACAp excepcionalmente começou com os informes e apresentação da pauta:

Informes APACAp

Aluno sem assistir aulas: A APACAp recebeu a informação que há uma criança, aluno do 1 ano do EF, sem conseguir assistir aula por falta de acesso digital (celular, computador). A escola está ciente desse problema? Quantos alunos ainda estão nessa situação? Como a Associação de pais pode ajudar para que TODOS os alunos estejam assistindo as aulas?

– Quantos alunos ainda estão sem equipamento? O colégio tem um equipamento considerado “ok” para assistir as aulas e que possa ceder aos alunos? O colégio orientou as famílias sobre qual equipamento comprar com o dinheiro do Auxílio Estudantil da UFRJ? Que contato a escola tem procurado com os que não entraram ou têm muitas faltas? Há mapeamento de frequência dos alunos por turma? A APACAp enviou carta à DAE pedindo mais informações sobre esse assunto e ainda não obteve resposta;

– Professores substitutos para 2020: “status” de chegada em sala de aula dos profs. Substituto: 9o. Ano não tem Português; 2o ano do EM não tem Química. Quantos já chegaram? Quantos faltam chegar? Qual a DATA? E como está a apuração dos profs. substitutos para o calendário 2021? Já temos informação que há contratos vencendo em novembro e dezembro de 2020, mas há também jan/fev/mar de 2021.

– Novo calendário letivo 2020 – Ensino remoto. Ainda não foi divulgado às famílias.

Data da live sobre IDEB 2019 e as primeiras impressões sobre o ano letivo remoto. Famílias sabem pouco sobre os temas.

O conteúdo programático prometido na reunião ainda não foi entregue a nenhuma série do Ensino Fundamental 1. Os pais cobram o que ia ser dado – antes da pandemia – e o novo programa, ajustado para tempos remotos. Já trouxemos isso no ConDir passado e a DAE ficou de verificar. O que está acontecendo? Por que uns anos recebem e outros não, se foi compromisso da escola com todas as famílias?

Obras estruturais na escola: Na sequência, o GT Protocolo de Retorno Pós-Pandemia voltou à ativa e ouviu na última reunião o infectologista e prof. da UFRJ Roberto Medronho sobre a necessidade de obras estruturais na escola para melhorar ventilação etc, como pré-requisito para volta às aulas seguro. Como a escola vai avançar sobre essa demanda? Vamos à reitoria? A APACAp se apresenta!

– Acesso à gravação da última reunião do GT Protocolo de Retorno – para ciência de toda a diretoria da Associação, já que os membros da APACAp se revezam no comparecimento às reuniões. O material não será divulgado. Representante da APACAp esteve na reunião e fez resumo que está publicado no blog da Associação.

Obra da quadra: o mandato da Dep. Talíria Petrone quer fotos da obra na escola para prestar contas da verba de emenda parlamentar. Precisamos informar ao mandato como está a obra e como será o acesso ao colégio.

Lista atualizada de itens para equipar o colégio. Para termos pronto para apresentar a toda e qualquer “janela” de pedido de verba. Há lista de itens para equipar o colégio já organizada pela gestão passada e que cabe revisão. Acompanhamos chamadas de parlamentares à sociedade, oportunizando o envio de pedido de verba parlamentar.  

Informes DAE:

  • Informou estar em contato com famílias dos estudantes que não estão assistindo às aulas.
  • A família do estudante que a APACAp pediu esclarecimento está em contato com a DAE desde 30 de setembro
  • DAE agradeceu aos técnicos que estão controlando e informando a DAE da frequência das aulas remotas, mas não liberou essa informação alegando que os registros estão sendo compilados e serão divulgados em breve.
  • Sobre o conteúdo programático: alguns Setores Curriculares pediram mais tempo para informar às famílias sobre o planejamento de Conteúdo Programático para o Ensino Remoto Emergencial, pois ainda estão avaliando o andamento do trabalho no novo formato.

Informes DALPE:

  • PR5 (UFRJ) está programando Semana da Ciência e Tecnologia em outubro com uma série de temas ligados à tecnologia e Inteligência Artificial. Solicitada a divulgação dos coordenadores dos Setores Curriculares a todos os professores.

Informes Direção:

  • Professores Substitutos: Estão aguardando a contratação de 11 professores substitutos. Não têm turma sem aula por causa da falta de substitutos pois os professores estão cobrindo as faltas e por conta disso estão sobrecarregados e adoecendo. Tem que mobilizar esse conselho porque houve modificação no procedimento. O “ok” para a contratação já saiu, mas não houve retorno. Querem a ajuda para que seja atendido o pedido de substituto 2020. Há cortes de recursos, o que faz com que a Universidade seja mais dura em relação aos contratos de funcionários. Há preocupação com cortes no quadro de limpeza, como foi informado no último ConDir.
  • Foi aprovado calendário letivo no CONSUNI.
  • Direção está acompanhando caso do aluno sem equipamento. E de outros alunos que não conseguiram acessar o Edital.
  • A Pró-Reitoria (PR7) anunciou reabertura de edital de auxílio digital – vai reabrir no mesmo molde do anterior.
  • Haverá uma live dia 14/10 às 18:00, quarta-feira sobre organização de estudos e ferramentas digitais como o Google Classroom.
  • A live sobre o IDEB está em outra lista de prioridades, mas será agendada.
  • A Direção informa que vai manter o distanciamento social. Não vai fazer retorno nesse momento. Tal qual as escolas municipais e estaduais, o CAp UFRJ não vai ter retorno presencial nesse momento. Não pode ter retorno presencial sem estrutura. As reuniões do GT Protocolo de Retorno serão às terças, alternando com o CONDIR.
  • Está autorizada a fotografia das obras da quadra.
  • Pauta técnica vai apontar quais as condições necessárias para o retorno seguro. Não é retorno ou não retorno.
  • Foi furtado um equipamento de data show da escola. Abriram sindicância interna. Há preocupação com outros furtos.

Decreto sobre Educação Especial

Foi aprovado, com ajustes, e por unanimidade, uma carta de repúdio ao novo decreto sobre educação especial que representa um retrocesso às conquistas até agora.

Períodos avaliativos no calendário

A Direção apresentou proposta de Avaliação e períodos avaliativos para o Ano Letivo 2020. A discussão não chegou a um consenso e por isso foi adiada até o próximo ConDir. Pontos a serem decididos:

            – A direção propõe a avaliação no final de dois períodos com uma recuperação final. Foi discutida a possibilidade da recuperação paralela por alguns setores. A APACAp acompanhou a proposta de recuperação paralela.

            – A proposta da direção sobre avaliação por conceitos foi aceita e foi discutida qual seria a melhor maneira de fazer essa avaliação. Foi discutido ainda como seria feita a média das avaliações e a média final.

            – Aparte dos professores sobre avaliação: muito apontam para a questão dos alunos que não participam nas aulas, que ficam com os vídeos desligados. Pediram atenção das famílias e dos estudantes, pois a avaliação levará em consideração a participação dos alunos nas aulas síncronas. Informaram ainda que as famílias podem acompanhar como anda o processo de aprendizagem dos alunos acessando o Google Classroom.

            A APACAp foi representada na reunião do ConDir por Isabel Mello e Maria Rita Nepomuceno.

APACAp

Gestão 2019-2020

RJ, 14/10/2020.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: