APACAp no ConDir 29/09

2 Out

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, de 29 de setembro de 2020, 14 h.

            O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

            A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional. 

            Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp. 

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

            Informes da direção:

Bolsas de Auxílio Emergencial e Auxílio Digital:

            Doze famílias ainda não haviam recebido por apresentarem problemas nas contas de recebimento. Para não atrasar ainda mais esses 12 auxílios serão pagos através de ordem de pagamento e as famílias seriam avisadas ainda ontem, 29/09, que o dinheiro já está disponível para saque ou transferência em conta.

            Algumas famílias pedem auxílio chip pois não souberam ou não conseguiram se inscrever. A escola está vendo a possibilidade de abrir novo edital. São 4 famílias. Uma outra família informou problema no Chip e está sendo providenciado.

Auxílio financeiro não terá mais edital.

– Houve redução no quadro de funcionários terceirizado na UFRJ. O CAp perdeu sete profissionais: 5 da sede Lagoa (3 da Limpeza e 2 da Copa) e 2 funcionários terceirizados da sede Fundão.  

Reforma Elétrica foi finalizada na Sede Lagoa e próximo passo é a Light aumentar a carga elétrica, possibilitando a retirada do gerador.

Reforma da Quadra está em processo. A fundação do terreno da escola exige novas providências e há previsão orçamentária no valor da verba da emenda parlamentar recebida do mandato da deputada federal Talíria Petrone.

Professores Substitutos: O pedido de 10 professores substitutos foi aprovado pela UFRJ, no Conselho de Ensino de Graduação – CEG. Com os cortes orçamentários a Pró-Reitoria mudou o sistema de aprovação de substitutos que está mais longo.

            Haverá estudo detalhado com todos os Setores Curriculares para saber sobre os substitutos e fazer renovações necessária e não ter problemas em janeiro de 2021.

Concurso para professores efetivos está suspenso, mas algumas contratações poderão ser feitas com professores que fizeram concurso e foram aprovados. O Setor de Música tem um professor aprovado com autorização de contratação. O CAp ainda tem 3 códigos de caga para preencher. A princípio, só pode ser aberto edital para contratação em 2022. (LC 173, de maio de 2020, suspende contratação de efetivos).

Sede Fundão quatro professores efetivos que concluíram processo de estágio probatório.

Informes da DAE:

DAE sede Fundão / Educação Infantil:

– Para manter o vínculo foram promovidos encontros síncronos com os alunos. DAE e SOE estão fazendo reuniões com as famílias, avançando no trabalho experimental para ajustar o modelo de atividades remotas. A presença das famílias é aferida em 50%.

DAE sede Lagoa / EF I, EF II e EM:

– Análise positiva dos primeiros doze dias do ano letivo remoto, iniciado em 14/09/2020. A transição da plataforma Zoom para a plataforma Google Classroom trouxe muitos desafios pelo novo formato e uso, mas transcorreu de forma positiva. O próximo passo é centralizar os links de acesso e o registro de frequência, além de outros ajustes.

            Estão refinando o processo de aferição de participação dos alunos para saber quais alunos não estão participando e por quê.

DAE, SOE e NEEI têm feito atendimento às famílias que apresentam ou apresentaram alguma dificuldade. A equipe atua com flexibilidade de horário para poder se encontrar com as famílias.

– Problemas de indisciplina estão sendo analisados caso a caso.

– A DAE, a Biblioteca e o Setor de Português concluíram a participação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD – de Literatura e a EF II vai receber novos títulos paradidáticos em 2021.  

–  Fase 3 das atividades remotas obrigatórias vai exigir deliberações excepcionais sobre avaliação e regras de convivência. O próximo ConDir vai deliberar sobre essas duas questões, a partir das reuniões de série. A Direção Geral apresentou indicativo de avaliação por conceitos para todas as disciplinas de todos os anos dos segmentos EF I, EF II e EM. As avaliações aconteceriam em dois períodos, no final do ano civil 2020 e no final do ano letivo em 2021, com recuperação no final das duas avaliações. Como o sistema do CAp é de avaliação por trimestre, a terceira “nota” será a repetição do conceito mais alto do aluno, para efeito de preenchimento do sistema acadêmico. As regras de convivência para o ambiente remoto – válidas desde a Fase 2 – das atividades remotas não obrigatórias – vão ser ampliadas. As famílias estão chamadas a contribuir com sugestões.

NOTA: A APACAp perguntou o motivo da adoção do sistema de avaliação por conceito para todos os alunos. A explicação é que o modo remoto impõe dificuldade para realização de avaliações pontuais. A avaliação acontece por processo como prevê o sistema de conceitos. O CAp já adota a avaliação por conceito em todos os segmentos, mas não para todas as disciplinas.   

Pauta da APACAp

Resultado Ideb 2020: Os pais do Ensino Fundamental I questionam a grande baixa no IDEB aferido em 2019. Saindo de 7.1 baixou para 6.6 (a meta projetada é 7.9). Os segmentos EF II e EM têm resultados diferentes. Há desconhecimento sobre a composição do índice; como o CAp participa dessa avaliação; como o Ideb impacta no CAp UFRJ e na rede federal dos Colégios de Aplicação; como a UFRJ e o CAp interpretam o Ideb e se há metodologia interna de avaliação do CAp, além de outras informações.  

            As famílias sugerem uma live para tratar com as famílias do tema Ideb e compartilhar a experiência da escola no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19.

Resposta: A direção se mostrou favorável a realização de uma live para esclarecer a comunidade como funciona o Ideb e como o CAp participa e interpreta o índice. fomentando uma discussão interna e externa sobre os dados e como a escola interpreta esses dados dentro do CAp.

– Na live sobre Educação Inclusiva em 8/09, foi mencionado que o CAp UFRJ não é contemplado pelo MEC com recursos para execução de políticas públicas de inclusão. Essa informação surpreendeu as famílias. Pedimos explicação sobre essa condição para entender a situação e como a APACAp pode contribuir para fortalecer as condições de execução da Educação Inclusiva no colégio.

Resposta: Por ser uma escola federal o CAp UFRJ está submetido às políticas do governo federal para a Educação Básica federal. O colégio, portanto, não participa das políticas públicas federais de Educação Inclusiva voltadas às redes estaduais e municipais do país. Cabe ao MEC garantir – e ser cobrado – do investimento necessário à execução da política vigente.

– Foi pedido nova reunião com as famílias para troca de experiência sobre as aulas remotas.

Resposta: A Direção Geral e a DAE informaram que essas reuniões estão previstas, mas a mobilização agora é para consolidar a Fase 3 das atividades remotas, que marcam a retomada do ano letivo 2020. A DAE informou que tem recebido por e-mail informações das famílias e tem ouvido os professores.

– Situação dos professores substitutos que estão sendo aguardados em sala de aula.

Resposta: Os atuais processos de contratação estão adiantados e novos professores substitutos serão necessários para 2021. Muitos contratos terminam em dezembro. Uma conselheira lembrou que alguns contratos terminam já em novembro. No “Informes da Direção Geral”, no início desse resumo, há mais sobre o tema.

            As questões levantadas pelas mães e pais representantes, a pedido da APACAp, foram apresentadas no Condir e enviadas à DG e à DAE. O documento completo foi divulgado para os representantes de turma para ser compartilhado com as famílias nos grupos de turma/ano/segmento.

A APACAp foi representada por Isabel Mello e Patricia Boueri.

Rio de Janeiro, 02/10/2020.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: