Informe: APACAp no Condir Calendário Ano Letivo 2020

2 Set

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ 

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 01 de setembro de 2020, 14 h.

 O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

 PAUTA do Conselho Diretor –01 de setembro de 2020.

Calendário letivo 2020

A reunião

As Diretoras profa Fátima  Galvão e profa Cristina Miranda fizeram uma introdução sobre o que seria discutido, dando atenção ao rito para aprovação do calendário. A Direçao também falou do documento enviado pela APACAp resultado da reunião com representantes, contendo as contribuições das famílias. Professora Fátima enfatizou o recebimento dos Chips até o fim desta semana pelas famílias. Sobre o prazo para auxílio emergencial e auxílio de aparelhos não demorará.  Por esse motivo, e a pedido de alguns setores em defesa de mais tempo para preparação dessa nova fase, as aulas terão início em 14/09 e não mais em 08/09. Tal fato não acarretará em redução de dias letivos.

A Direção Geral apresentou o calendário das reuniões com os responsáveis, que ocorrerão antes do início das aulas. Em breve será disponibilizado.

O vídeo com todas essas informações está disponível no Youtube Cap na Quarentena e pode ser assistido a qualquer momento.

O que ficou decidido:

Lembramos que a redação final da resolução ficará pronta e será encaminhada aos pais o mais breve. Encaminhamos aqui apenas as principais questões.

Após apresentação do calendário a APACAp pediu a palavra e apresentou nova proposta a partir da escuta das famílias em reunião de 22/08, que gerou um documento de 11 páginas entregue à escola. A proposta inicial da associação foi de não ter férias em janeiro, seguindo o calendário do 3 ano do EM apresentado pela escola. Outra proposta seria de férias 15/15. Após discussão  e opiniões de todos os conselheiros a proposta aceita por maioria foi a de 15/15.  Ficou decidido: 15 dias de férias em janeiro e 15 dias de férias após término do ano letivo 2020.

I – Para Educação Infantil, Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio:

  • 14/09 a 18/12
  • 02/01 a 17 de janeiro de 2021 Férias dos professores.
  • 19/01 a 05 abril Aulas.

05 de abril a 20 de abril férias dos professores.

II – Para o 3º ano do Ensino Médio:

  • 08/09 a 18/12
  • 04/01 a 22/01

 

O horário das atividades síncronas será no mesmo turno do estudante.

 

Pedidos da APACAp durante a apresentação:

-A APACAp pediu para a escola Informar com clareza o conteúdo programático que já foi dado, que será dado no ano letivo de 2020 e o que não será dado e as respectivas estratégias para resolver esse problema, compartilhando responsabilidades entre a escola e as famílias;

– Atenção com o mínimo de atividades síncronas para os anos iniciais, já que atualmente se tem pouca oferta.

– Aproximação com os estudantes da educação infantil.

-Como será disponibilizado o protocolo para as atividades remotas.

Resposta: A escola está preparando e será apresentado aos responsáveis.

-A escola informou que diante da proposta que se tem para nova fase não é possível fixar turmas e professores. Porém, APACAp apontou alguns problemas com a grande rotatividade e escola afirmou que também identificou questões que precisam ser alteradas.

-A APACAp conseguiu que se incluísse uma artigo sobre os alunos que durante o ano letivo 2020 tornarem-se vulneráveis e não puderem acessar remotamente as atividades contarão com apoio e suporte da escola para a continuidade dos estudos.

-Houve ainda um impasse entre 3 ano do EM e escola acerca da finalização do ano. O terceiro ano do EM gostaria de terminar o ano em 18/12 e que não fosse obrigatório a presença em janeiro. Ficaram de conversar em uma reunião específica com os alunos e terminaram por aceitar o calendário proposto.

calendario1

Vídeo da Reunião

 

A APACAp foi representada no Condir por Joana Moreira e Isabel Mello,

APACAp

Gestão 2019-2020

 

RJ, 02/09/2020.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: