Informe: APACAp no ConDir 14/07

17 Jul

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ 

Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, 14 de julho de 2020, 14 h.

 O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

 PAUTA do Conselho Diretor –23 de junho de 2020.

Expediente:
1. Informes:
1.1. Direção Geral
1.2. DALPE
1.3. DAE
1.4. Conselheiros
1.5. Representações

2. Ordem do Dia:
2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
2.5. Homologação dos Grupos de Trabalho do Setor Multidisciplinar:

2.5.1. GT Ensino e aprendizagem de/em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

2.5.2. GT Ensino de Língua Portuguesa e Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2.6. PLANIND e Plano Trabalho dos técnicos;

2.7. RSC – Comissão.

 

Informes da Direção Geral:

– A direção teve reunião com a PR7 e foram disponibilizadas 150 bolsas de Auxílio Emergencial para os alunos do CAp, o valor será dado em dinheiro. A direção ainda não sabe o valor, que será o mesmo da graduação e da pós-graduação. O edital da UFRJ será publicado até o final desta semana.

– O CAp receberá 120 Auxílios de Inclusão Digital que consiste em chip, modem e auxílio em dinheiro para adquirir equipamento. Os chips já foram comprados pela UFRJ e devem estar disponíveis no CAp no início de agosto.

– A partir das informações acima, a escola vai preparar dois editais: um para Auxílio Emergencial e outro para Inclusão Digital, mas quem lançará os editais será a PR7. Segundo a Direção Geral, a notícia é muito boa pois coloca os alunos do CAp no Programa de Assistência Estudantil da Universidade, uma reivindicação antiga da escola.

– Os alunos de Bolsa Família e de Cota não precisarão passar pelos editais para receber o Auxílio Estudantil. Serão contemplados através de uma portaria específica.

– A live do dia 13/07 com professores do CAp, Coluni UFF e Pedro II foi avaliada como positiva para o debate sobre os trabalhos que as escolas têm desenvolvido e aponta visões similares sobre o trabalho pedagógico em tempos de pandemia. Acesso pelo YouTube no CAp UFRJ na Quarentena.

– O CONDICAp – Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior – na última reunião, organizou documento a ser lançado em breve sobre o segundo momento que os Colégios de Aplicação estão vivendo: o trabalho com as atividades remotas e que não há, até o momento, nenhuma previsão de retorno presencial, nesse segundo semestre.

– A Direção Geral fez uma retrospectiva do trabalho do CAp UFRJ neste período: O colégio já implementou as atividades pedagógicas remotas; aprovou a Resolução com as definições sobre essas atividades; está em curso o auxílio aos estudantes e o acesso remoto, e a discussão sobre os planos de trabalho dos professores nas atividades remotas. O próximo passo será a discussão sobre como essas atividades poderão ser contadas como reposição para o calendário escolar. As atividades só serão contadas para o ano letivo quando houver a inclusão de estudantes que ainda estão sem acesso. Após a inclusão será discutido o Calendário, Reposição e Ano Letivo junto às famílias.

– A Resolução das Atividades Remotas feita pelo CAp (com participação da APACAp) foi apresentada no CEG – Conselho de Ensino de Graduação -, aceita, bastante elogiada. O CEG autorizou o CAp a trabalhar com atividades remotas. A Resolução será em breve publicada no boletim da UFRJ.

– As férias docentes do período de julho já foram definidas. Foram divididas entre julho e agosto para que as atividades remotas não fossem interrompidas, ou seja, as atividades não vão parar nas férias quinzenais de julho.

– A UFRJ lança o Festival do Conhecimento, que acontece de 14 a 24 de julho em espaço virtual de encontros e trocas da produção científica e cultural dos professores, alunos, técnicos da universidade e sociedade civil. No site do CAp UFRJ tem link/convite: festivaldoconhecimento.ufrj.br

 “No ano em que UFRJ faz 100 anos, esse evento é um convite a toda comunidade acadêmica para pensar, refletir e agir no presente urgente, mas também para construirmos juntos o futuro, o mundo pós-pandemia. Serão 9 dias de atividades virtuais com os mais diversos temas: saúde, ciência, cultura, universidade, sociabilidade, diversidade, inclusão, arte, tecnologia, inovação e muito mais!” O Festival é aberto e de livre participação.

 Cobertura da Quadra: A empresa vencedora da licitação já assinou o contrato. As obras devem começar em um mês. O responsável pela prefeitura da UFRJ e o fiscal da obra têm visitado a escola.

Informes da DAE:

– Balanço do que foi feito nos últimos 45 dias de trabalho: 72 reuniões, mais de 1.000 e-mails enviados e 22 atendimentos junto ao SOE. Foi realizada a live com os responsáveis e as reuniões com os estudantes, antes do início dos projetos. Observou-se a qualidade e diversidade das 64 propostas de atividades online. Dessas 28 extrapolaram a quantidade de alunos inscritos e muitos projetos aceitaram e incluíram os alunos excedentes.

– O 3º ano do Ensino Médio começou pela plataforma Moodle em final de maio e em julho os encontros remotos têm acontecido todos os dias da semana. O saldo com as atividades remotas é considerado positivo pois todos os alunos têm conseguido acesso. A DAE conseguiu contatar todos alunos do 3º. ano do Ensino Médio.

– A DAE está ajudando os alunos que tiveram problemas na inscrição dos projetos e na solução das eventuais dificuldades que têm surgido. O saldo tem sido muito positivo.

– A equipe da DAE agradeceu aos técnicos administrativos pelo suporte e às famílias pela parceria, elogios, propostas e sugestões enviadas pelo e-mail daecap@gmail.com.

Informes da DALPE:

– Reforçaram a importância do Festival do Conhecimento na página da PR5 e no site com programação que tem mais de 140 páginas com atividades para todos os públicos com inúmeros eventos. https://festivaldoconhecimento.ufrj.br

Informes do Setor de Educação Infantil:

– Houve encontro das coordenadoras dos setores da Educação Infantil e representantes do SOE, NEI, Artes Visuais e Ed. Física para exposição e conhecimento da organização do CAp (setores e segmentos). As coordenadoras da EI pretendem criar Grupo de Trabalho sobre as próximas contratações de professores substitutos com formação específica no segmento da Ed. Infantil.

Informes da APACAp:

– Levamos a proposta do CAp UERJ que faz mobilização entre as famílias para doação de equipamentos de informática.

Resposta: A Direção Geral garantiu que não será necessário. O que foi pedido à UFRJ contemplará todos os alunos que necessitam de aparelhos e/ou chips.

– Solicitamos diagnóstico da primeira semana das atividades remotas, incluindo frequência dos alunos.

Resposta:  A DAE informou que os professores apontam frequência média de 70% dos alunos nas atividades. A DAE vai identificar e entrar em contato com os alunos que se inscreveram e não estão participando.

– Apresentada a preocupação com os contratos dos professores substitutos. Se os contratos serão estendidos, se for necessário. Alguns contratos não foram fechados por conta da pandemia, especificamente os professores para substituir aqueles que entraram para a direção da escola (Direção Geral, DAE, DALPE, por exemplo).

Informe do Setor de Geografia:

 – Finalizada a 4ª Fase da Campanha “Corrente do Bem”, com grande sucesso. Uma dificuldade é as famílias do CAp irem buscar as cestas no colégio e por isso é preciso pensar em alternativas. Há por volta de 20 famílias nesta situação.

Informe do Setor de Artes Visuais:

 – Sugere a Educação Básica permaneça na Assistência Estudantil após a pandemia.

– Concorda com a APACAp sobre a preocupação com os substitutos e que esse assunto retorne a ser discutido na segunda fase que virá.

 Núcleo de Educação Especial e Inclusiva:

– Atua no atendimento às famílias e tem tido bons retornos. As atividades em articulação com professores de outros setores e o planejamento pensando atividades específicas para os estudantes, num trabalho colaborativo, têm boa recepção.  A criação de um aplicativo interativo está permitindo uma maior participação dos alunos junto à sua turma de forma ativa.

 A APACAp perguntou à conselheira representante do Núcleo, por chat, sobre a situação dos professores substitutos neste segmento. Foi informada que o setor tem 90% de professores substitutos, mas existe um planejamento que no momento contempla as atividades em curso.

A APACAp foi representada no Condir por Isabel Mello

APACAp

Gestão 2019-2020

 

RJ, 15/07/2020.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: