Resumo da Reunião do GT Assistência Estudantil do CAp UFRJ
realizada no modo remoto em 26 de junho de 2020.
O Grupo de Trabalho Assistência Estudantil criado para ajudar o colégio nas ações de inclusão social e digital durante o período da pandemia do Covid-19 foi oficializado pela Direção Geral às famílias, em 26 de junho de 2020, na circular “Novas ações pedagógicas remotas e acesso a materiais didáticos que estão na escola”. O GT Assistência Estudantil conta com a representação de professores, técnicos, estudantes e APACAp.
Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp.
Resumo da reunião:
Duas professoras da UFRJ explicaram como acontece a assistência estudantil na universidade. Das explicações, foi possível depreender que a assistência estudantil na UFRJ está contida nas políticas de permanência e é voltada aos alunos com condições socioeconômicas mais vulneráveis, orientada para a subsistência do aluno. Além disso, as profissionais da UFRJ também salientaram que a permanência dos alunos na universidade envolve questões materiais e questões simbólicas.
No que diz respeito ao CAP, houve a identificação da necessidade de ter o apoio da assistência estudantil e política de permanência no CAP, sobretudo agora, na época da pandemia.
Após a explanação, os membros do GT se propuseram a discutir as questões de assistência estudantil para os alunos da escola, tendo como base os conceitos explicados pelas professoras da UFRJ. A partir daí, foi possível definir algumas ações:
1) Inclusão do CAP no edital da compra dos chips;
2) Uso de resolução aprovada no CONSUNI para solicitar à Reitora (i) a inclusão digital dos alunos do CAP, salientando-se que a distribuição de chips é irrisória do ponto de vista financeiro para a Universidade, e (ii) auxílio emergencial em dinheiro para quantidade determinada de alunos;
3) Criação de mais três GTs: GT de Permanência Simbólica, GT de Permanência Material e GT Sobre Dados das Famílias (nesse último não haverá participação da APACAp para não expor informação reservada dos alunos e das famílias);
4) Começar a construção do Núcleo de Assistência Estudantil no CAP.
É importante salientar que a questão da alimentação se consolidou como uma preocupação dos profissionais da escola.
Ficou estabelecido também que o Núcleo Assistencial do CAP tem objetivos a curto e a longo prazos. A longo prazo, a dotação orçamentária para a formação do Núcleo de Assistência Estudantil no CAP. A curto prazo, auxílio emergencial aos alunos.
A próxima reunião do GT Assistência Estudantil não foi marcada ao término do encontro.
A APACAp foi representada nessa reunião do GT Assistência Estudantil por Irina Querette.
As famílias podem enviar sugestões e/ou encaminhamentos para o GT através do email apacap.ufrj@gmail.com.
Resumo Oficial GT Assist_Estudantil_reunião_26_06_2020
APACAp
Gestão 2019-2020
Deixe uma Resposta