APACAp participa da primeira reunião GT protocolo de retorno pós-pandemia do Cap.
O grupo é composto pela Direção Geral, professores, APACAp e Grêmio.
Em 24 de junho ocorreu a primeira reunião para implantar o GT protocolo de retorno/pós-pandemia. Apesar de não haver data prevista para o retorno às aulas, entende-se a importância de começar a elaborar protocolos necessários para garantir a segurança dos professores, estudantes, técnicos e demais funcionários do CAp quando for possível um retorno com segurança. Inúmeras situações precisam ser pensadas, são: transporte escolar, entrada na escola, salas de aula, recreios, momentos na quadra, uso de laboratórios, compartilhamento de instrumentos musicais e demais situações do cotidiano escolar.
Para dar início aos trabalhos, serão compartilhados entre os integrantes do grupo documentos nacionais e internacionais para embasarem as reflexões e discussões feitas.
A UFRJ já conta com um GT pós-pandemia que elabora medidas específicas para cada uma das cinco fases de retorno especificadas pela universidade (e que podem ser lidos nos links no final da nota): Cada unidade e centro da universidade deve ter seu próprio GT. Inicialmente a universidade se voltou ao estudo para atender os hospitais e servidores, na fase atual estão discutindo ensino remoto e assistência estudantil. Apesar de não estar na fase de retorno às aulas faz-se necessária a discussão para que as adequações e aquisições sejam feitas para o momento em que chegar nessa fase. A universidade está encontrando formas de garantir ensino remoto a todos os estudantes com aquisição de chips e/ou equipamentos.
O CAp-UFRJ passou a integrar o GT Pós-Pandemia da universidade com um representante que apontará as especificidades da Educação Básica.
A APACAp foi representada por Joana Moreira.
APACAp
Gestão 2019-2020
RJ, 26/06/2020.
Deixe uma Resposta