APACAP informa sobre as novas ações pedagógicas propostas pelo CAp

21 Jun

Em 15 de junho, a APACAp publicou uma carta aberta solicitando ao CAp-UFRJ esclarecimentos sobre temas que vem angustiando as famílias e, particularmente, clamando por uma comunicação e um diálogo mais claros e rotineiros entre a escola, professores e as famílias e estudantes, no sentido de propiciar mais tranquilidade, segurança e manutenção de vínculos, em momento tão difícil que estamos passando por conta da pandemia e do isolamento social.

Em 16 de junho, a apresentação do documento “Atividades pedagógicas próximo período” foi feita na reunião do Conselho Diretor – ConDir, onde a APACAp tem direito a assento, voz e voto. Este documento ainda será aprovado, como Resolução do CAp, na próxima reunião extraordinária do ConDir, em 23/06/2020. Como de praxe, a Apacap publicou a memória desta reunião, em seu blog institucional, no dia 17/06.

Também em 17 de junho, a Direção Geral do CAp encaminhou uma nota às famílias através de correspondência eletrônica, “inaugurando um novo canal de comunicação com as famílias via grupo de e-mail”. Na nota, o colégio descreve as ações em andamento desde o fechamento da escola e assume o compromisso de reorganizar a comunicação com as famílias. A APACAp alerta que a mãe, o pai ou o responsável que não recebeu essa mensagem deve entrar em contato com a Direção Geral do colégio através do email: direcaogeral@cap.ufrj.br e também pode se comunicar com a APACAp que está ajudando na correção na falha de envio. 

O documento, “Atividades pedagógicas próximo período”, sobre ações pedagógicas durante o isolamento social apresenta novas modalidades de atividades, que permanecem não sendo obrigatórias para os alunos porque não estão sendo contados como dias letivos. Alertamos a escola que a exposição detalhada do projeto, através das reuniões entre a escola e os pais, conforme previstas no documento do CAp, é muito importante para que as famílias entendam as propostas. Essa parceria escola e família é fundamental para ajudar os alunos a se engajarem e retomarem o contato rotineiro com seus professores e colegas de classe, mantendo vínculos e trocando saberes.

As famílias defendem a educação pública de qualidade e o diálogo com a escola no sentido de priorizar a igualdade, visto que as aulas online como as que têm sido feitas nas redes privada e pública não garantem o acesso aos meios e suportes tecnológicos para todos os alunos. Espera-se, portanto, que as novas propostas anunciadas alcancem o nível de inovação e protagonismo característicos do CAp UFRJ.  Sabemos que esse é um desafio porque as escolas seguem sem prazo para reabrir, mesmo com previsão de nova rotina escolar respeitando as recomendações sanitárias. Entendemos os desafios, já que os alunos não tinham atividades remotas antes da pandemia, já que no CAp UFRJ a Educação Básica é uma prática 100% presencial. As famílias, no entanto, acreditam que a Educação da UFRJ, através dos professores pesquisadores do Colégio de Aplicação, assim como os médicos, cientistas e professores da UFRJ, a maior universidade federal do país, também darão uma resposta exemplar, diante dos desafios atuais.

A APACAp representa as famílias do CAp UFRJ pelo voluntariado de mães e pais eleitos democraticamente e delibera com as famílias que se apresentam para o debate nas reuniões presenciais e nos canais de comunicação. Nesse momento de isolamento social, a escuta e a conversa com as famílias pelos canais virtuais exigem tempo, para consolidar de forma legítima  as demandas e propostas coletivas e representativas da maioria. Nossas discussões respeitam a diversidade de opiniões e visam fortalecer a escola dos nossos filhos, contribuindo e organizando nossa participação nos espaços deliberativos do CAp.  Os grupos de pais representantes e grupos de turma garantem que hoje as comunicações da Associação cheguem a quase todas as famílias. Os canais de comunicação da Associação (*) estão ativos e são constantemente monitorados e atualizados.

(*) Blog: apacap.org  / Email: apacap.ufrj@gmail.com  / Facebook: ApacapOficial  /Twitter: @apacap1  / Instagram: Apacap.ufrj

 

APACAP informa sobre as novas ações pedagógicas propostas pelo CAP

Aos_responsáveis_Atualização_das_ações_pedagógicas_CAp_UFRJ_17.06.2020

APACAp

Gestão 2019-2020

Rio de Janeiro, 21/06/2020.

Uma resposta para “APACAP informa sobre as novas ações pedagógicas propostas pelo CAp”

  1. Rildo Krawczuk 21 de Junho de 2020 às 19:37 #

    Gostaria que a APACAP questionasse o CApUFRJ se haverá reposição do ano letivo de 2020 e com isso se dará, já que o CAp em nenhum momento se posicionou quanto a esta questão. O que ocorrerá se somente houver uma vacina ou remédio para o COVID-19 em 2022? Nossos filhos perderam 03 (três) anos letivos? Precisamos de informações assertivas de como serão tratados esses assuntos.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: