RELATO DO CONDir do CAp UFRJ
Reunião Remota do Conselho Diretor – ConDir, de 16 de junho de 2020, 14h.
O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.
A comunidade escolar está representada no ConDir pelo(a) Diretor e Vice-Diretor(a) do colégio, e professores(as) da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE), da Diretoria Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores(as) dos Setores Curriculares, por três Técnicos(as) Administrativos(as), por três representantes dos alunos(as) e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.
Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.
(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.
PAUTA do Conselho Diretor – 16 de junho de 2020.
- Expediente:1. Informes:
1.1. Direção Geral
1.2. DALPE
1.3. DAE
1.4. Conselheiros
1.5. Representações2. Ordem do Dia:2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
2.5. Homologação dos Grupos de Trabalho: GT Assistência Estudantil e GT Protocolos de Retorno;
2.6. Resolução Condir – Atividades pedagógicas para o próximo período
Informes da Direção Geral:
– A reforma da parte elétrica do colégio está na fase de instalação do armário com medidor. O contrato do gerador que vence em agosto próximo não deverá ser renovado. A carga elétrica aumentada vai suprir o consumo total do colégio.
– A licitação da obra da quadra do colégio está concluída. Venceu a empresa que apresentou o segundo menor preço. A primeira empresa não apresentou as garantias compatíveis com o preço e foi desclassificada. A execução da obra deve começar no segundo semestre de 2020.
– Em reunião com a reitora da UFRJ, profa. Denise Pires de Carvalho, foi acordado que os estudantes do CAp vão receber a Assistência Estudantil. Esse benefício substituiu o acesso ao restaurante universitário, fechado no período da pandemia da Covid-19. O critério para receber a Assistência Estudantil será a renda familiar.
– A UFRJ vai incluir o CAp no programa de assistência que vai fornecer equipamentos e pacote de dados para os alunos que não têm hoje acesso à internet. A prioridade é atender os alunos do 3º ano do Ensino Médio.
– Foram criados os Grupos de Trabalho Pós-Pandemia e Assistência Estudantil para debater e encaminhar ações sobre esses temas. Os dois GTs do CAp se relacionam com os grupos de trabalho da UFRJ que têm os mesmos nomes e atribuições, com o objetivo de apontar políticas institucionais à universidade.
– Foram referenciados os documentos: Resolução 07/2020, de 2 de junho, que “Aprova as diretrizes para o desenvolvimento das atividades laborais no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19”. (https://ufrj.br/sites/default/files/imgnoticia/2020/06/resolucao_07_de_2020.pdf)
e o Manifesto das Instituições Federais de Ensino Superior e Educação Básica do Rio de Janeiro, de 4 de junho, em “Defesa da autonomia institucional na condução das atividades acadêmicas durante a pandemia”.
– O relatório final do Questionário Diagnóstico dos Alunos do CAp está em conclusão porque houve dificuldades de preenchimento que impactaram na análise dos dados. O formulário teve prazo final de preenchimento em 26/maio, mas em 3 de junho, 283 famílias ainda não tinham respondido à escola. Em 4 de Junho, 53 alunos do Ensino Médio ainda não tinham respondido o formulário. Após empenho da DAE, das 283 famílias, faltam 15 famílias que ainda precisam ser cadastradas. Junto com a chamada dessas famílias, a escola criou o cadastro digital com dados de e-mail e telefone de contato de todas as famílias do colégio. A Comissão do site CAP UFRJ na Quarentena, responsável pela elaboração e tabulação dos dados, prevê concluir o relatório final nos próximos dias. Um registro preliminar indica que 60% dos alunos da escola têm acesso à internet e 36% não foram avaliados.
– Comemorada a recuperação dos professores da UFRJ/CFCH e do CAp e técnicos administrativos que tiveram COVID e agora estão em casa.
Informe da DAE e da Comissão Gestora do site CAP UFRJ na Quarentena:
– Apresentou o documento “Atividades Pedagógicas Próximo Período” com a proposta de atividades com o contato remoto entre os alunos e os professores da turma/ano e propostas para segmentos diferentes, separados, e todos os segmentos juntos (Educação Infantil, Educação Especial, Educação Fundamental I e II e Ensino Médio).
O site é ampliado para referenciar atividades pedagógicas em diferentes modos remotos. Essa referência no site pode ser atividade, ou o link, ou o registro de acesso. As atividades estão divididas nos formatos de Oficinas, Rodas de Conversa, Projetos e outras propostas pensadas pelos professores. Todos os professores do colégio devem propor atividades individuais ou com abordagem multidisciplinar.
No documento há um cronograma; uma “grade” de atividades para cada segmento com a indicação da quantidade e dos tipos de atividade que cada aluno deve se inscrever; a construção de uma rotina de encontro; o tempo de estudo e a entrega de trabalhos, com a conclusão da atividade de conhecimento. Não é obrigatório, conforme expresso na apresentação do site.
Informe do Grêmio:
– O Grêmio Estudantil esteve representado por três estudantes do 3º ano EM que pediram aproximação com os professores, mencionaram o sentimento de abandono em relação à escola e de incerteza sobre o futuro, o término do ano letivo e a realização do Enem. Os alunos registraram o incômodo tanto com a dificuldade de acesso, quanto com o distanciamento dos estudantes do 3º ano EM da plataforma AVA, da UFRJ, que dá acesso remoto à revisão de matéria disponibilizada por alguns professores do 3º ano EM.
A Apacap fez o(s) informe(s):
– A Carta Aberta da APACAp remetida à Direção Geral e famílias, em 14/06/202, foi bem recebida pelas mães e pais do CAp que se manifestaram pelos canais de comunicação da Associação. Registramos também a manifestação de famílias que discordaram da determinada abordagem da carta.
– Confirmou registro da Direção Geral feito na parte de “informes” que mães e pais, individualmente, ou em e-mails assinados por famílias de determinado ano, enviaram ao email da Direção Geral dúvidas, sugestões e pediram aproximação com a escola. Registramos as seguintes mensagens enviadas para o email da APACAp (apacap.ufrj@gmail.com) e/ou registradas nos grupos de whastapp de representação: famílias da Educação Especial, do 2º ano do EFI; do 3º ano FI e do 2º ano EM. Essas famílias ainda aguardam contato da escola.
– Registrou que a matéria da rádio BandNews FM RJ intitulada “Pais de alunos do CAp UFRJ pedem volta às aulas em carta aberta” veiculada, em 15/06, foi contestada pela Associação com a chefia de reportagem da rádio por referenciar falsamente documento público oficial da Associação para sustentar afirmação errada. A emissora reconheceu o erro e retirou a matéria de todas as plataformas da empresa;
– Saudamos a criação no CAp dos GTs Pós-Pandemia e Assistência Estudantil. Na documentação da reunião do ConDir enviada à APACAp, na véspera, estava prevista a representação das famílias no GT Pós-Pandemia, mas não constava no GT Auxílio Estudantil. Há anos a APACAp discute com a Direção Geral o tema da Assistência Estudantil, que está relacionado diretamente às famílias. A Direção Geral justificou a exclusão da representação da APACAp e dos alunos, porque esse grupo de trabalho vai lidar com “dados sensíveis” das famílias. APACAp aceitou não participar dessa exposição de “dados sensíveis” e manter a representação. A participação da APACAp no GT de Assistência Estudantil foi aprovada.
A APACAp vai sugerir a participação de professor(a) da Faculdade de Assistência Social da UFRJ nos trabalhos do GT.
– Registrado com a DAE, no chat privado do zoom, o erro de recepção do email dae@cap.ufrj.br e a recepção de email sem resposta.
– Reiterado com a profa. Tais Motta, responsável pela Educação Especial, no chat privado do zoom, o pedido das famílias para ter contato direto com os professores, relatar rotinas, sugestões e fazer uma aproximação com alunos.
– Registrado no chat privado do zoom para todos os conselheiros o pedido para a Direção Geral disponibilizar a ata formal do ConDir, democratizando o acesso às discussões e deliberações do colegiado.
A APACAp foi representada nessa reunião do ConDir por Patricia Boueri e Isabel Mello.
APACAp
Gestão 2019-2020
RJ, 17/06/2020.
Como posso fazer esse astro digital?
Enviado do Yahoo Mail no Android
Oi Vania! Manda um email com seu telefone para apacap.ufrj@gmail.com que a gente encaminha pra DAE para eles entrarem em contato com você. Abs