Informe: APACAp no Condir 19/05

22 Maio

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ  

Reunião Remota/Virtual do Conselho Diretor – ConDir, em 19 de maio de 2020, 14h.

 O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três Técnicos Administrativos, por três representantes dos alunos e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

 

PAUTA do Conselho Diretor – 19 de maio de 2020.

  1. Expediente:
  2. Informes:

1.1. Direção Geral

1.2. DALPE

1.3. DAE

1.4. Conselheiros

1.5. Representações

 

  1. Ordem do Dia:

 

2.1. Ata – ConDir;

2.2. Afastamentos de sede – do/no país;

2.3. Apreciação de Projetos;

2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;

2.5. Portaria 3.188/2020 (*) – Sugestões a serem enviadas à Reitoria

2.6. Acolhimento aos estudantes do 3o ano Ensino Médio;

2.7. Prorrogação dos mandatos de representação EBTT: Consuni e CEG.]

Obs.: (*) A Portaria 3.188 de 04_05_2020 “Estabelece Orientações quanto às medidas de proteção e organiza o Trabalho Remoto na UFRJ, para enfrentamento da Pandemia de Covid-19”.

Segue link: https://direito.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/05/18-2020-extraordin%C3%A1rio-3a-parte-1.pdf

A Apacap fez o informe:

  – O projeto da obra da quadra do CAp está na Divisão de Licitação da PR-6 e acompanhamos as providências para que a verba parlamentar destinada pelo mandato da deputada Talíria Petrone seja empenhado até 15/06/2020, data limite, conforme § 4º, II, art. 67, da Lei nº 13.898/20 (LDO/2020) e o II, do art. 10, da Portaria Interministerial nº 43, de 04/02/2020.

A APACAp fez as solicitações:

 Marcação de reuniões com as mães/pais/responsáveis por turma para esclarecer os objetivos pretendidos com o preenchimento do formulário da pesquisa de acesso à internet (**); tratar da experiência no site CAp na Quarentena; e os debates e as providências com foco no retorno às aulas presenciais.

(**)https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6j6YuRhjXEHTvppTiTGKboEXsijpM_DvpgeCjqHkF_lapUg/alreadyresponded)

 

Obs.: Durante no ConDir a APACAp tomou conhecimento que a UFRJ tem um Grupo de Trabalho – GT = que discute o cenário de volta às aulas. Mediante esta informação, frisou que as discussões desse GT devem ser compartilhadas com as famílias.

A APACAp frisou que o fechamento da escola pegou a todos de surpresa, mas que agora nossa comunidade precisa planejar a volta às aulas. O perfil do prof. pesquisador, a missão do CAp e a boa articulação com as famílias devem ser vantagens distintivos no planejamento e enfrentamento dessa nova rotina.

Foi sugerida a interação do colégio com os outros 17 CAps do país.

  • Para que o Comitê Covid-19 da UFRJ crie um protocolo de volta segura às aulas no CAp, reconhecendo o espaço físico, fazeres e necessidades de prof., alunos, técnicos, licenciandos e terceirizados nos diferentes ambientes de trabalho.

OBS.: Foi apresentado o voluntariado do pai do CAp que trabalha na Fiocruz e desenvolveu aplicativo de visita virtual ao castelo sede da instituição, para fazer trabalho similar no CAp.  Essa ferramenta permite criar um quizz (jogo de perguntas e respostas) que pode contribuir didaticamente para as ações e posturas de higiene da comunidade capiana.

  • Reiterar pedido de nova live dedicada ao CAp sobre a realidade, os dilemas e a potência no CAp da UFRJ.
  • Avaliação da Comissão gestora do site de atividades CAp na Quarentena sobre as propostas de atividades e interação dos alunos; e sobre as contribuições/críticas dos alunos e das famílias.

 

A APACAp registrou:

  

– A nota do CAp da UFSC, a saber:

 

Nota da DG do CAp Santa Catarina:

Prezada Comunidade Escolar,

Desde 16/03 nos encontramos com as atividades de ensino suspensas por conta das portarias da Administração Central. Até então foram muitas reuniões, mapeamentos e estudos para termos a certeza de qual caminho melhor e mais seguro a seguir.
Hoje, 18/05,  deliberamos em reunião de Colegiado por unanimidade que:

1)Diante da situação sanitária apresentada, construiremos  proposta de ensino remoto obrigatório para os três segmentos anos iniciais, anos finais e ensino médio com início em julho.

2)Cada segmento contará com grupo de trabalho responsável por construir proposta de ensino remoto específica para atender às demandas dos estudantes no que se refere à inclusão digital e acessibilidade dos conteúdos.

3)A equipe de profissionais (professores e TAEs) estará em formação e estudo até julho quando implantaremos o ensino remoto.

4)Será constituída comissão de comunicação para auxiliar a Coordenadoria de Comunicação e Eventos de modo a potencializar a circulação das informações durante a pandemia.

5)A Direção irá produzir ofício institucional para o Centro de Ciências da Educação e Pró-Reitoria de Graduação solicitando as demandas dos grupos de trabalho dos anos iniciais, anos finais e ensino médio para implementação do ensino remoto a partir de julho.
Agradecemos a todos que participaram através de suas representatividades oportunizando uma decisão pautada nos princípios de uma gestão democrática e colegiada.
Em breve a Direção viabilizará reuniões com as famílias para esclarecer dúvidas e questionamentos.
Respeitosamente,.
Direção Geral e Direção de Ensino

Cordialmente,

Edson Souza de Azevedo
Diretor Geral do Colégio de Aplicação
Portaria 883/2019/GR
Centro de Ciências da Educação
UFSC – Florianópolis – Brasil

 

Foi registrado no chat do ConDir o site de atividades com os alunos do CAp da UFRS, a saber:

https://www.ufrgs.br/colegiodeaplicacao/2020/05/13/comunicado-14-decisao-do-consuni-e-mensagem-da-direcao-sobre-os-estudos-dirigidos-remotos/

 

A APACAp foi representada nessa reunião do ConDir por Patricia Boueri.

Para acessar o conteudo em PDF acesse: APACAp no ConDir Maio

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: