Reunião Remota/Virtual do Conselho Diretor – ConDir, em 28 de abril de 2020, 14h.
O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.
A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três Técnicos Administrativos, por três representantes dos alunos e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.
Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.
(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.
PAUTA:
1. Expediente:
1. Informes:
1.1. Direção Geral
1.2. DALPE
1.3. DAE
1.4. Conselheiros
1.5. Representações
2. Ordem do Dia:
2.1. Ata – ConDir;
2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
2.3. Apreciação de Projetos;
2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
2.5. Sistematização das atividades no site CApUFRJ na Quarentena;
Informes:
– A Direção Geral informou que está preparando um palestra online a pedido da APACAp. A escola convidará três educadores para debater os temas educação a distância, o papel dos colégios de aplicação e das escolas públicas.
– A Direção Geral informou reunião com a Reitora onde foi discutido a possibilidade de uma bolsa aos alunos do CAp que estão em situação de vulnerabilidade social . O CAp fez uma avaliação inicial onde identificou em torno de 55 famílias que necessitam de algum tipo de apoio.
-A ação Corrente do Bem promovida pelos professores do CAp Marcelo Campelo, Flavia Gomes e Rafael Arosa desde março e entrega cestas de alimentos para famílias do CAp e da UFRJ, foi importante também na identificação dessas famílias. A ação entra em sua terceira etapa e professor Marcelo conta com o apoio da comunidade capiana.
-A UFRJ vai fazer um cadastro com informações dos alunos e professores no intuito de fazer um mapeamento para saber, entre outras coisas, quem tem acesso remoto. O CAp enviará os formulários as famílias e dará mais orientações. A direção pede apoio da APACAp na divulgação do formulário para as famílias.
– O CAp UFRJ se reuniu com Pedro II, Instituto Benjamin Constant, IFRJ em nota sobre as novas diretrizes do CNE para a educação básica até o termino da pandemia. Os colégios demonstram preocupação com as decisões do CNE que poderão intensificar ainda mais as desigualdades, prejudicando ainda mais os alunos que não tem acesso remoto.
– A Direção Geral registrou a preocupação com os estudantes do terceiro ano enfatizando que o CAp UFRJ defende a suspensão do calendário do ENEM.
– Apresentação das primeiras impressões sobre o site “CAp na Quarentena” e recepção de ideias. As famílias podem e devem encaminhar sugestões para o site. A APACAp parabenizou a Comissão do site e sugeriu que haja abas por segmento deixando o acesso mais fácil para os alunos encontrarem o que desejam.
– O Grupo de Trabalho Educação Especial e Inclusiva pede que o GT se torne um Comitê Permanente.
Nessa reunião do CONDir as famílias estiveram representadas pela(o)s membros da APACAp, as mães, Irina Querente e Isabel Mello.
Deixe uma Resposta