APACAp no ConDir – site “CAp na Quarentena”, cobertura da quadra e mais informes

16 Abr

RELATO DO CONDir do CAp UFRJ  

Reunião Remota/Virtual do Conselho Diretor – ConDir, em 14 de abril de 2020, 14h.

 O Conselho Diretor (ConDir) é o órgão máximo deliberativo do CAp UFRJ, criado pelo Regimento do Colégio e aprovado no Conselho Universitário – Consuni -, em 27/07/2018. O colegiado aprecia e delibera sobre temas pedagógicos e administrativos. As famílias compõem o ConDir desde 12/2018, através da APACAp, graças à demanda da Associação defendida durante a elaboração do novo Regimento do CAp.

A comunidade escolar está representada no ConDir pelo Diretor e Vice-Diretor, por um Diretor Adjunto de Ensino (DAE), por um Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), pelos Coordenadores dos Setores Curriculares, por três Técnicos Administrativos, por três representantes dos alunos e por dois representantes das famílias (APACAp). Todos os membros do ConDir têm direito a voz e voto. Os conselheiros se reúnem quinzenalmente no CAp, salvo agenda excepcional.

Este relato informativo presta contas à comunidade escolar da representação exercida pela APACAp. Ficam registrados os temas da Pauta(*) e apenas os encaminhamentos com  participação da APACAp no ConDir. O presente relato não substitui a ata formal da Reunião Ordinária do ConDir, a ser divulgada pela Direção Geral do CAp.

(*) A íntegra da Pauta é enviada com antecedência pela presidência do ConDir aos conselheiros. A APACAp recebe o documento através do e-mail oficial: apacap.ufrj@gmail.com.

 PAUTA do ConDir:

  1. Expediente:

    1. Informes:
    1.1. Direção Geral
    1.2. DALPE
    1.3. DAE
    1.4. Conselheiros
    1.5. Representações

    2. Ordem do Dia:

    2.1. Ata – ConDir;
    2.2. Afastamentos de sede – do/no país;
    2.3. Apreciação de Projetos;
    2.4. Homologação de progressões docentes e/ou RSC;
    2.5. Ações e proposições durante a quarentena

A Apacap participou da apresentação e crítica da página na internet “CAp na Quarentena” que o colégio vai lançar para se relacionar com a comunidade capiana. A página estava praticamente pronta, foram exibidos as estruturas e os recursos, a proposta de publicação, o acesso, a atualização e a compatibilidade às atividades diversas. A Comissão de professores que trabalha na criação executiva da página esteve presente na reunião para apresentar o resultado da construção coletiva, que tem a participação de todos os setores curriculares da escola; esclarecer dúvidas e comentar as sugestões. A página deve estar ativa no início da próxima semana (20 a 24/04).

Informes importantes:

– A Direção Geral registrou que recebeu a carta da APACAp (publicada em www.apacap.or), em 31/3, apontando que as famílias pediam a presença do colégio no período da quarentena, para manter o vínculo entre professores e alunos, e entre toda a comunidade. Foram citados, pela Direção Geral, os e-mails que mães e pais enviaram ao colégio sugerindo formas de relacionamento, a entrega de material curricular, a realização de aulas virtuais, além da preocupação com a retomada do ano letivo. Todas as manifestações foram consideradas porque há o compromisso da escola de pensar e propor uma relação com as famílias e toda a comunidade. Registrou que o CAp segue a interpretação de EAD – Educação à Distância – do Decreto nº 9.057 de Maio de 2017(*). A página “CAp na Quarentena” é a resposta do colégio, uma proposta pedagógica e educadora para reunir a comunidade durante o tempo de isolamento social.

O novo calendário escolar que vai fixar a reposição de aulas começará a ser discutido tão logo esteja identificado o tempo total da suspensão das aulas.

(Na sequência, no ponto 1.1.2 da pauta, a DALPE – Direção Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão – apresentou a página CAp na Quarentena).

 (*) http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/49321-mec-atualiza-legislacao-que-regulamenta-educacao-a-distancia-no-pais

 A Direção Geral registrou que no atual cenário a questão do ENEM preocupa e que o CAp UFRJ defende o adiamento do exame de seleção do Ensino Médio para acesso à Graduação. Registrou nota do CAp (publicada em cap.ufrj.com.br; compartilhada em apacap.org) e adiantou que o CONDCAP – Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior – tem nota de defesa do adiamento do ENEM.

–  Reitoria da UFRJ informou ao CAp que o MEC aceitou a destinação da verba parlamentar para cobertura da quadra da escola e o dinheiro deve sair em jul/2020. A Direção Geral reiterou a ação da APACAp, na participação de todas as famílias.

(APACAP agradece à deputada federal eleita pelo Rio de Janeiro, Talíria Petrone, que entendeu a dificuldade da escola e aceitou o pedido da emenda para solucionar um problema de décadas.)

 – A contratação de professores substitutos que vai regularizar o ensino de algumas disciplinas, em turmas de todos os segmentos, está em parte concluída.  Alguns professores substitutos que estavam em fase de contratação terão o processo concluído no final da quarentena.  Conforme a Direção Geral, no “primeiro horizonte apontado para o fim da quarentena”.

– O projeto da Light para fornecimento de energia ao CAp foi assinado e o gerador que abastece à escola será retirado.

– Nomeação dos membros professores e técnicos administrativos do Comitê Permanente da Educação para Relações Étnico-Raciais – ERER –.

(A APACAp participa das ações do ERER. A primeira reunião aberta do Comitê em 2020 foi marcada e divulgada à comunidade pela Associação, mas não chegou a ser realizada pela suspensão das atividades escolares.)

 Encaminhamento(s) com participação da APACAp:

 A APACAp parabenizou a Comissão de professores que consolidou as contribuições de todos os setores curriculares, executou a criação da página virtual e vai fazer a gestão das atividades e acessos. Fez os apontamentos:

– Para os alunos dos anos mais avançados a linguagem e a apresentação da página será familiar, identificada como sendo “do CAp!”, mas para engajamento das famílias que vão acompanhar as crianças da Educação Infantil e o EFI é importante que em cada atividade esteja registrada a faixa etária e a sugestão de participação do estudante;

(Resposta da Comissão: “Está prevista essa orientação”.)

– Recomendar a identificação do prof(a). que propõe e vai acompanhar a atividade para que os estudantes o(a) reconheçam e engajem os colegas nas atividades;

– Ter vídeo de apresentação da página, no formato “mapa de navegação”, para facilitar a participação de todos na página “CAp na Quarentena”;

(Resposta da Comissão: “Está prevista essa orientação”.)

– Definição da data de lançamento da página.

(Resposta da Comissão: “Prevista para, no máximo, até 20/4”.)

 Sugerimos a realização de um fórum virtual sobre “Educação Básica na Pandemia” para que o CAp UFRJ compartilhe com a comunidade o entendimento do processo de ensino e aprendizagem deste segmento, neste cenário; facultando a  participação das famílias e da sociedade para a exposição de opiniões, dúvidas e sugestões sobre o tema, para ampliar o diálogo. A referência para o formato de evento virtual é a iniciativa da COPPE UFRJ que promove o Fórum Virtual, que nas edições de 12, 15, 19  e 22/04, discute o “Brasil após a Pandemia”, abordando temas como Política, Ciência e Tecnologia (12/04); e Indústria, Produção e Emprego (15/4), dentre outros. Disponíveis em

https://www.facebook.com/coppe/videos/3500576453290741/

Nessa reunião do CONDir as famílias estiveram representadas pela(o)s membros da APACAp, as mães, Patricia Boueri e Joana Moreira.

 

Resumo ConDir 14_04_2020 (4)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: