A GloboNews e a Rede Record vão fazer matéria sobre a falta de professores substitutos no CAp nesta quinta, 13/2, às 7h da manhã. AMANHÃ!!!
Compareça para receber as jornalistas. Venha ajudar a pressionar o MEC a anular o ato que paralisou as contratações dos professores substitutos. A falta de professores na sala de aula já compromete o ano letivo dos alunos!
Mãe do 5o ano pautou a matéria na TV. APACAp confirmou com as produtoras das emissoras!
Compareça! Divulgue!
Leve cartazes pra colar no muro do CAp!
Desde segunda-feira, 10/2, nossa comunidade está mobilizada para reverter a falta de professores que não estão em sala porque a UFRJ não pode assinar os contratos de trabalho. As famílias estão enviando mensagens para o MEC. Nossa mobilização nas redes sociais está surtindo efeito e já tem cobertura da grande imprensa. Vamos juntos!
Para entender melhor o contexto para o atraso das contratações, leia:
MEC segura quase 20 mil contratações, e federais temem falta de professores
oficio_circular_no_1-202020200109145220-impedimento-de-provimento-2020-1
A APACAp esteve nesta terça-feira, 11/2, no ConDir. Confira o relato da nossa Representantação!
APACAp no ConDir de 11/02.
Informe sobre falta de professores substitutos:
“Há falta de 26 professores na escola. 17 estão esperando a assinatura e os outros 9 estão em processo. A assinatura é feita pela Pró reitoria de pessoal, mas está tudo suspenso até o Mec liberar. A portaria 1469 de 22/08/2019 impede a contratação de professores substitutos e concursos em andamento. Esse decreto diz que esses provimentos estariam suspensos até a promulgação da LOA. Isso já ocorreu, mas o MEC ainda não mudou a portaria! Dependemos do MEC para mudar isso.
Os professores estão se virando para dar conta, mas muitas vezes não dá!”
Disciplinas e número de professores em falta que aguardam a liberação do MEC: (17 professores com processos concluídos e 9 em andamento).
Língua Portuguesa (2), Artes Visuais (4), Biologia (1), Matemática (2), Educação Infantil (4), Música (1), SOE (2), Física (2), Química (1), Francês (1), Multidisciplinar (2), Ed. Especial (5), Desenho Geométrico (1).
*Multidisciplinar: (professores do Ensino Fundamental I – 1o ao 5o ano)
Relato da Isabel Mello, mãe do 1o EM, diretora da APACAp, presente na reunião.
A APACAp recebeu desde a noite desta segunda-feira, 10/2, relatos das famílias sobre a falta de professores em sala de aula nos seguintes anos/matérias:
2o Ano do EFI: Matemática, Ciências e Estudoteca;
3o. Ano do EFII: Oficina da Palavra e Artes Visuais, História/Geografia;
5o. Ano: Matemática;
9o. Ano: Português;
3o ano EM: Química, Matemática e Francês.
Sem prejuízo a justa reivindicação da Associação, não teria a UFRJ, em todos os seus quadros, professores concursados que pudessem ser alocados para preenchimento destas vagas, mesmo que temporariamente ?
Oi Alex,
O Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento – PR 3 da UFRJ Eduardo Raupp, à convite da APACAp, irá ao CAp na terça-feira, dia 18/02, às 18:30 para esclarecer as dúvidas. Participe desse encontro! abs