A Direção Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão – DALPE, pela iniciativa da Profa. Mariana Guimarães, fez contato com a APACAp para divulgar o Projeto de Horta e Pomar em Vasos, que pretende ampliar iniciativa do jardim vertical que já conta com a participação das famílias dos alunos do 1º EF.
Conheça o projeto pelo texto(*) enviado pela profa. Mariana Guimarães.
(*) Texto Editado pela APACAp
PROJETO HORTA E POMAR EM VASOS
O projeto de construção da Horta e Pomar em Vasos no CAp UFRJ tem o objetivo de revitalização do espaço escolar, tornando-o mais harmônico, alegre e afetivo, despertando e promovendo em nossa comunidade escolar a capacidade de cuidar. Cuidar do espaço, cuidar do outro, cuidar de si, de emocionar e se deixar envolver com o que nos rodeia. Melhorando assim a qualidade no espaço que trabalhamos e estudamos, modificando atitudes e práticas pessoais e coletivas.
O projeto consiste no plantio de mudas de árvores frutíferas em vasos de barro, e instalação de uma “alameda frutífera” que atrairá pássaros, borboletas e servirá ainda como um local de observação e contemplação do desenvolvimento dessas árvores. Desejamos iniciar o projeto com as árvores frutíferas(*) e temperos e chás em vasos, mas entendemos que como estamos no fim do ano letivo de 2016, faremos ainda esse ano, apenas o plantio das árvores frutíferas, que são mais resistentes e exigem menos cuidados.
A relação com a terra, com o plantio e a natureza possibilita a internalização de valores fundamentais e urgentes na construção de uma sociedade mais sustentável, pacifica e integrada à biodiversidade.
Cabe ressaltar que o projeto não tem como objetivo produzir alimentos para merenda de nossos estudantes, pois sabemos da limitação de nosso espaço físico, recursos materiais e humanos para a manutenção de uma horta e pomar nessa escala, mas pretendemos despertar o interesse pelo cuidado com a terra, a alimentação saudável, e a construção de um ambiente mais harmônico e acolhedor.
Desde fevereiro deste ano, o colégio tem parcerias com o horto da UFRJ para renovação de vasos e mudas da escola. Com a participação dos responsáveis do 1º EF, construímos um Jardim Vertical e agora vamos ampliar a parceria com as famílias e os demais segmentos da nossa comunidade para criar a Horta e Pomar em Vasos. Esta expansão fortalece também a parceria do setor curricular de Biologia como o projeto “Alimentação e Saúde na Escola” – proposta nos Colégios de Aplicação na cidade do Rio de Janeiro, coordenado pela professora do INJC/UFRJ Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho e suas orientadoras de mestrado – que pesquisa o tema e visa a construção de uma horta, além da promoção de palestras e oficinas sobre alimentação saudável na escola. Como extensão dessas iniciativas, pretendemos desenvolver atividades de plantio e cuidados com a Horta e Pomar em Vasos com os estudantes, docentes e funcionários do CAp, para construir valores coletivos e criar vínculos com o projeto.
Contamos hoje com o auxilio de um jardineiro no CAp que vem duas vez por semana molhar nossos vasos, além do auxilio dos funcionários da limpeza. Desejamos que a manutenção possa ser realizada pelos estudantes, docentes e toda comunidade capiana. De modo que convidamos a APACAP para participar conosco dessa iniciativa e nos auxiliar de modos distintos, como:
- Doação de vasos, terras, mudas, ferramentas, regadores e mangueiras.
- Integração de responsáveis no plantio e manutenção do jardim, horta e pomar.
- Planejamento, elaboração de projetos e consultoria por responsáveis que trabalhem com o tema (jardineiros, paisagistas, biólogos, agrônomo, arquiteto etc).
Quantitativo total:
- 25 vasos de barro de 50 x 60 cm – (para plantio em 2016 são necessários 15 vasos)
- 10 mudas de árvores frutíferas
- 10 caixas de mudas de hortaliças
- 10 mudas de plantas ornamentais
- 03 kits de ferramentas de jardim
- mangueira de borracha
- 04 regadores grande
- terra adubada – a calcular
(*) Mudas frutíferas que faltam no pomar: Pitanga, Limão, Laranja, Jabuticaba, Acerola, Carambola, Goiaba, Romã etc
Para agendar a entrega da doação e obter mais informação, faça contato com a profa. Mariana Guimarães pelo email: marianasguimaraes@hotmail.com
Deixe uma Resposta