CAp terá projeto de horta e pomar em vasos

16 Nov

A Direção Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão – DALPE, pela iniciativa da Profa. Mariana Guimarães, fez contato com a APACAp para divulgar o Projeto de Horta e Pomar em Vasos, que pretende ampliar iniciativa do jardim vertical que já conta com a participação das famílias dos alunos do 1º EF.

jardim-suspenso

Conheça o projeto pelo texto(*) enviado pela profa. Mariana Guimarães.

(*) Texto Editado pela APACAp

PROJETO HORTA E POMAR EM VASOS

O projeto de construção da Horta e Pomar em Vasos no CAp UFRJ tem o objetivo de revitalização do espaço escolar, tornando-o mais harmônico, alegre e afetivo, despertando e promovendo em nossa comunidade escolar a capacidade de cuidar.  Cuidar do espaço, cuidar do outro, cuidar de si, de emocionar e se deixar envolver com o que nos rodeia. Melhorando assim a qualidade no espaço que trabalhamos e estudamos, modificando atitudes e práticas pessoais e coletivas.

O projeto consiste no plantio de mudas de árvores frutíferas em vasos de barro, e instalação de uma “alameda frutífera” que atrairá pássaros, borboletas e servirá ainda como um local de observação e contemplação do desenvolvimento dessas árvores. Desejamos iniciar o projeto com as árvores frutíferas(*) e temperos e chás em vasos, mas entendemos que como estamos no fim do ano letivo de 2016, faremos ainda esse ano, apenas o plantio das árvores frutíferas, que são mais resistentes e exigem menos cuidados.

A relação com a terra, com o plantio e a natureza possibilita a internalização de valores fundamentais e urgentes na construção de uma sociedade mais sustentável, pacifica e integrada à biodiversidade.

Cabe ressaltar que o projeto não tem como objetivo produzir alimentos para merenda de nossos estudantes, pois sabemos da limitação de nosso espaço físico, recursos materiais e humanos para a manutenção de uma horta e pomar nessa escala, mas pretendemos despertar o interesse pelo cuidado com a terra, a alimentação saudável, e a construção de um ambiente mais harmônico e acolhedor.

Desde fevereiro deste ano, o colégio tem parcerias com o horto da UFRJ para renovação de vasos e mudas da escola. Com a participação dos responsáveis do 1º EF, construímos um Jardim Vertical e agora vamos ampliar a parceria com as famílias e os demais segmentos da nossa comunidade para criar a Horta e Pomar em Vasos. Esta expansão fortalece também a parceria do setor curricular de Biologia como o projeto “Alimentação e Saúde na Escola” – proposta nos Colégios de Aplicação na cidade do Rio de Janeiro, coordenado pela professora do INJC/UFRJ Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho e suas orientadoras de mestrado – que pesquisa o tema e visa a construção de uma horta, além da promoção de palestras e oficinas sobre alimentação saudável na escola. Como extensão dessas iniciativas, pretendemos desenvolver atividades de plantio e cuidados com a Horta e Pomar em Vasos com os estudantes, docentes e funcionários do CAp, para construir valores coletivos e criar vínculos com o projeto.

Contamos hoje com o auxilio de um jardineiro no CAp que vem duas vez por semana molhar nossos vasos, além do auxilio dos funcionários da limpeza. Desejamos que a manutenção possa ser realizada pelos estudantes, docentes e toda comunidade capiana. De modo que convidamos a APACAP para participar conosco dessa iniciativa e nos auxiliar de modos distintos, como:

  •  Doação de vasos, terras, mudas, ferramentas, regadores e mangueiras.
  • Integração de responsáveis no plantio e manutenção do jardim, horta e pomar.
  • Planejamento, elaboração de projetos e consultoria por responsáveis que trabalhem com o tema (jardineiros, paisagistas, biólogos, agrônomo, arquiteto etc).

Quantitativo total:

  • 25 vasos de barro de 50 x 60 cm – (para plantio em 2016 são necessários 15 vasos)
  • 10 mudas de árvores frutíferas
  • 10 caixas de mudas de hortaliças
  • 10 mudas de plantas ornamentais
  • 03 kits de ferramentas de jardim
  • mangueira de borracha
  • 04 regadores grande
  • terra adubada –  a calcular

 

(*) Mudas frutíferas que faltam no pomar: Pitanga, Limão, Laranja, Jabuticaba, Acerola, Carambola, Goiaba, Romã etc

Para agendar a entrega da doação e obter mais informação, faça contato com a profa. Mariana Guimarães pelo email: marianasguimaraes@hotmail.com

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: