APACAp acompanha mobilização na UFRJ

9 Nov

A três semanas do fim do ano letivo, a APACAp acompanha de perto as ações sindicais dos professores e professoras do CAp-UFRJ bem como as atividades estudantis marcadas para esta sexta-feira, dia 11/11.

Após receber contatos de pais, mães e responsáveis, a direção da APACAp esteve  nesta terça-feira (8/11) no CAP para levar  à Direção Geral a preocupação das famílias com a possibilidade de interrupção do ano letivo, e apurar as consequências da paralisação das aulas, notificada via agenda dos alunos dos dois turnos. Foi feito contato também com o Grêmio com o intuito de esclarecer e posteriormente divulgar o que vem sendo programado no colégio para os próximos dias.

Do colégio, obteve a informação de mobilização na sexta, dia 11, entre 9h e 13h. O evento, aberto à participação de alunos, pais e responsáveis por alunos do CAp, tem por objetivo discutir a PEC 241 e a MP da Reforma do Ensino Médio. A APACAp recebeu via email a agenda da mobilização remetida e assinada pela representação sindical do colégio (anexo).

Ainda nesta visita, foi feito contato com o Grêmio escolar, que informou não ter definida ação para tratar dos assuntos PEC e MP, e que só o fará após encontro dos demais alunos do Ensino Médio, na próxima quinta-feira, 10/11, no fim do turno da manhã. Conforme relato dos alunos, não há nada definido.

No desenrolar do dia, houve assembleia da ADUFRJ, que por maioria dos votos dos professores decidiu pelo não indicativo de greve. Foi aprovada a paralisação com mobilização nos dias 11 e 25 de novembro.

A APACAp  segue com o intuito de mediar o encontro entres os diversos membros da família capiana, através de informações claras e corretas. Com este mote, convidamos os pais e responsáveis pelos alunos do CAp UFRJ a comparecerem ao colégio nesta sexta-feira para ouvir, expor e debater sobre os temas que mobilizam a UFRJ.

Para qualquer outro esclarecimento, entrem em contato através do nosso e-mail APACAp@outlook.com.

Abaixo, a íntegra do comunicado enviado pela representação sindical do CAp.

Caros diretores da APACAp,

Gostaríamos de informar que nós, professoras e professores do Colégio de Aplicação, em reunião sindical de unidade, ocorrida no dia 4 de novembro, deliberamos por aderir ao dia de Paralisação Nacional contra a retirada de direitos dos trabalhadores – 11 de novembro – em especial contra a PEC 241 (agora PEC 55), que atualmente tramita no Senado, e contra a MP 746, que trata da Reforma do Ensino Médio.

Avaliamos como urgente a necessidade de ação frente aos ataques sucessivos que o serviço público vem sofrendo, como ameaças de cortes nos gastos públicos por 20 anos – o que agravaria o sucateamento e a precarização da Educação – além da própria relativização de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores, como o direito de greve.

 Dessa forma, buscando aprofundar o debate sobre a conjuntura política atual com toda a comunidade escolar, faremos uma Paralisação com mobilização pela parte da manhã, para que possamos ir ao ato à tarde. As atividades acadêmicas serão suspensas neste dia 11 de novembro, e faremos as seguintes atividades:

9h -11h: Roda de conversa com professores, estudantes e responsáveis sobre a PEC 241 e suas consequências para a Educação Pública.

11h- 13h: Oficinas de confecção de cartazes, lambe-lambes, cenas teatrais com vistas a dar visibilidade à mobilização.

Convidamos todas e todos a participar e construir juntos a luta pela Educação Pública, gratuita e de qualidade!

Ressaltamos que as atividades foram pensadas para toda a comunidade escolar, porém entendemos que os estudantes do EF I que vierem participar das atividades precisam estar acompanhados de um responsável.

Viemos através deste email reforçar o desejo de ampliar o debate e o diálogo com os responsáveis e convidar a APACAp a estar presente neste dia. Além disso, gostaríamos de contar com a APACAp na divulgação das atividades, incentivando a participação. Serão todos bem-vindos! 

Cordialmente,

Anna Thereza e Maria Coelho (representantes do conselho sindical)

%d bloggers like this: