APACAp Bate Papo com a comissão da Festa Julina 2016

15 Jul

Para entender o real significado da Festa Julina do CAp, tradicionalmente organizada pelos alunos, a APACAp conversou com a comissão organizadora da edição 2016, que acontece no próximo dia 23 de julho.  E, pelo visto, promete ser um grande sucesso que vai proporcionar muita alegria à Comunidade Capiana que deve comparecer em peso ao evento.

comissao-julina-2016

Quem são e como são escolhidos os membros da Comissão Organizadora?
Os membros da Comissão da Festa Julina são, prioritariamente, do 2º ano do Ensino Médio. Porém, a demanda de ajuda é maior do que a de alunos interessados, então, a Comissão é formada por alunos do 8º ano do EF ao 3º do EM. Os alunos ganham a camisa da Comissão organizadora a partir de uma lista de presença. Se o estudante compareceu a todas as reuniões, se ele ficou às tardes para ensaiar as crianças menores, se ele vendeu ingressos, ele ganha a camisa. Nós medimos pelo comprometimento com a festa.
Como vocês dividem as tarefas? 
A divisão de tarefas acaba sendo uma coisa natural. Sempre tem alguém que começa a resolver as questões antes e, normalmente, essa pessoa toma uma posição de representante em relação aos outros.
Como são escolhidos os responsáveis por cada barraca? 
As barracas de brincadeiras são formadas por alunos do 6º e 7º ano do EF. Eles escolhem as brincadeiras, formam os grupos, arrumam as barracas e levam os materiais. Nós incentivamos a autonomia desses alunos desde cedo, para que, se forem da Comissão um dia, saibam lidar com essas questões.
Como acontece o ensaio da quadrilha e quantos alunos estão envolvidos nessa tarefa? 
O ensaio da quadrilha é um dos, senão o maior dos problemas da Festa Julina. Desde a preparação do calendário, autorização do estudante, etc. Isso leva muito tempo e é a parte mais desgastante da organização. Geralmente de 2 a 4 integrantes da comissão ficam todas as tardes no CAp para ajudar no ensaio, recolher autorizações e responder bilhetes na agenda.
Como vocês recebem a preocupação dos pais do EF I e II que se ressentem dos filhos perderem aula para ensaiar a quadrilha? 
 Raramente recebemos reclamações dos pais devido à perda de aula. Geralmente, quando o estudante não é autorizado a ensaiar para a quadrilha é porque ele não se sente à vontade, não quer porque os amigos não querem ou porque a família tem uma religião que não deixa. Nunca recebemos a perda de aula como um motivo, porque é uma atividade tão enriquecedora quanto a aula, e a mesma é, quase sempre, reposta.
Quais são as fontes de arrecadação da festa? E como é fechada a contabilidade total?
A festa é organizada e paga pelos alunos. O CAp nos ajuda apenas a pagar o aluguel das barracas. Nós temos que vender os ingressos para pagarmos o aluguel do som, dos funcionários da segurança, da faxina, os eletricistas, etc. Toda a verba vem da venda de ingressos e isso raramente gera lucro pra guardarmos em caixa.
 Como é gasto o dinheiro arrecadado na festa? 
O dinheiro é usado para pagar as despesas e aluguéis da festa. Quando temos lucro, é usado para a Festa Julina do ano seguinte, para melhorias no CAp e para eventuais emergências.
 Quais são os seus planos para a formatura? É festa? É ação social?
A Comissão de Formatura é diferente da Comissão da Festa Julina. A formatura é paga pelos alunos para uma empresa que organiza as festas de gala, churrascos, etc.
 O CAp tem famílias com renda bem variável e o preço do ingresso é uma preocupação, por exemplo, para uma família de 5 ou 6 pessoas que precisa pagar pelo o ingresso de todos. A Comissão é sensível a este problema? É pensado algum critério de gratuidade?
A comissão é sensível a isso. Quando recebemos bilhetes na agenda ou recados de professores contando sobre alguma dificuldade financeira, não medimos esforços em doar ingressos. Nós queremos, acima de tudo, alegria e a presença de todos. Não é nossa intenção gerar qualquer tipo de situação inconveniente.
 É cobrado ingresso para todos os alunos, mesmo os que vão dançar quadrilha, ou somente para os familiares e amigos de alunos do CAp?
O ingresso é cobrado para todos os alunos do CAp, dançando quadrilha ou não. Isso é uma questão que vem sendo debatida há anos e gera muita polêmica entre os integrantes da Comissão. A gratuidade é oferecida apenas para crianças de até 6 anos de idade, com documento que comprove. Idosos pagam meia.
 Tem algum trabalho de prestação de contas que vocês têm que apresentar após o evento? 
O grêmio e a comissão têm membros da tesouraria. Temos um caderno com todas as notas fiscais e tudo que arrecadamos e gastamos. Esse caderno é guardado todos os anos para que mantenham a organização do nosso dinheiro.
 Como as famílias podem participar da festa?
 As famílias podem doar prendas para a festa, podem comprar rifas, etc. Porém, o que mais queremos é a presença de todos. É muito gratificante pra nós, chegar no colégio no dia da festa às 7h da manhã e ver aquele lugar se enchendo de alegria. É emocionante quando chega no final da festa que nós fizemos e aquele lugar tá repleto de gente feliz, se divertindo. É pra isso que trabalhamos, vale todo o esforço. Essa é a nossa recompensa.
 A Direção do colégio afirma que não participa da organização da festa, mas como o colégio apoia a Comissão Organizadora?
 O colégio apoia as ideias e dá total autonomia aos alunos da Comissão. Apenas ajudam, financeiramente, com o aluguel de barracas, fora isso, eles ficam na posição de convidados durante a Festa.
 A atividade de organização da Festa Julina vale nota em alguma matéria? Tem algum professor (adulto) avaliando?
 Não, a organização da festa não é academica. Não tem ninguém nos avaliando. É totalmente voluntária.
 Como vai ser a Festa Julina 2016 do CAp?
O Arraiá vai ocorrer no dia 23 de Julho. As quadrilhas vão começar a dançar às 12h. Teremos gincanas com as crianças às 15h. Os shows de forró, samba e pagode começam às 17h. Contamos com várias bandas para animar a festa. De noite, teremos os DJs tocando sucessos até as 22h. A festa vai contar com muita comida boa, vários brinquedos nunca vistos antes e muita surpresa vindo por aí. Os ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$7,00, mas custarão R$10,00 no dia do evento.  Esperamos todos lá!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: