Famílias apoiam projeto de Robótica do Setor de Física

20 Maio

 

A presença de representantes da APACAp em uma reunião do Conselho Pedagógico (COP), em novembro passado, gerou a oportunidade para as famílias conhecerem e apoiarem  um projeto de grande potencial educativo, oferecido aos alunos do CAp.

Coordenado pelo  professor Sidnei Percia, do  Setor Curricular de Física, o projeto Oficina de Acionamento e Robótica conta com mais de 30 alunos do 1º e 2º anos do EM, que às quartas-feiras à tarde comparecem ao Laboratório Investigativo para o Ensino de Física do CAp, onde aprendem a projetar, construir e manusear robôs.

O programa de pesquisa e aprendizado é baseado no método investigativo e está organizado em três fases: Eletrônica para a construção dos circuitos; Mecânica, para a montagem das estruturas;  e Programação de Sistema, para a operação e o comando dos protótipos.

Na apresentação do projeto, o professor Sidnei Percia expôs aos membros do COP a dificuldade de se adquirir os componentes necessários para cumprir as etapas finais de Montagem e Programação, solicitando o apoio dos conselheiros. Na ocasião, a APACAp levantou a possibilidade de se construir uma parceria com as famílias do CAp. A sugestão foi aprovada e recebeu a adesão imediata de pais de alunos do 1º ano do EM que já estavam envolvidos no projeto e fizeram um rateio para comprar um notebook novo. O item foi priorizado porque iria conferir mobilidade aos alunos na execução das tarefas. Ele é da Lenovo e já está em uso no Laboratório de Física.

Outra dificuldade apontada pelo coordenador do projeto foi a de se obter computadores de mesa para equipar o laboratório. Esta demanda foi suprida por um pai de aluno do EF II que viabilizou a doação de 10 computadores usados. Foram doados ao projeto PCs tipo desktop com processadores Pentium Dual Core de 3.2 GHZ, com memória RAM 1 GB, HD de 360 GB, DVD e CD, acompanhados de monitores, mouses, cabos e adaptadores.

Doacao-de-micros-1

A diretora-geral, Profa. Maria Cristina Miranda(à esq.), Marcia Hott (APACAp), Prof. Sidnei Percia e Alexandre Diniz (APACAp).

 

No dia da entrega dos 10 computadores, que contou com a presença da diretora-geral do CAp, Profa. Maria Cristina Miranda, o Prof. Sidnei disse:

“Agradeço a  confiança que nos é depositada pela APACAP e por cada pai individualmente que, de alguma forma contribuiu para que pudéssemos dar continuidade a este projeto. Do fundo do coração, Obrigado.”

Ajuda para mais suprimentos

Embora tenha sido um primeiro grande passo, esta doação ainda é insuficiente para o sucesso do projeto. A Oficina de Acionamento e Robótica ainda não está totalmente equipada. Há carência de vários itens para a execução prática e também para a reposição de peças. Ainda há a necessidade de novas doações com alguma opção de adesão pelas familias.

Segundo o prof. Sidnei, os alunos estão trabalhando agora com montagens de estruturas mecânicas e tiveram, de imediato, que comprar parte dos motores que estão na Lista de Materiais (abaixo). “Algumas partes de estrutura são muito particulares e é difícil de descrevê-las detalhadamente”, afirmou, complementando: “São polias, eixos,vigas, cantoneiras, placas, parafusos, porcas, entre outros itens”.

Clique no link abaixo para ver a lista de prioridades indicadas pelo professor Sidnei.

Lista de Materiais necessarios para projeto de Acionamento e Robotica – Atualizada em 15-05-2016

Contato

Grupos de famílias ou mesmo individualmente que quiserem ajudar financeiramente no custeio do material podem procurar a APACAp ou mesmo diretamente entrar em contato com o coordenador do projeto no CAp, para colaborar no financiamento projeto.

Os itens podem ser adquiridos em lojas especializadas como a Robocore  e a Modelix.

Caminhos autorais

O Laboratório Investigativo para o Ensino de Física: Oficina de Acionamento e Robótica é uma proposta pioneira do Prof. Sidney Pércia, que pesquisa o ensino da Física através do método investigativo, num trabalho diferenciado que não tem roteiro pré-determinado. Com a orientação do professor e de um monitor, os alunos avançam no aprendizado propondo caminhos autorais para atingir os objetivos de cada etapa.

Outro diferencial é o foco de trabalhar com as turmas de 1º e 2º anos EM, que não participavam de nenhum projeto de Física investigativa no contra-turno, o que tradicionalmente era oferecido aos alunos do 3º ano EM. Essa iniciativa espera engajar os alunos por mais tempo, com a possibilidade de continuidade no ano seguinte, o que permitirá consolidar os conhecimentos adquiridos e aperfeiçoar os resultados.

O projeto está inscrito para a seleção de fomento da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e propõe o desenvolvimento de método de ensino de Física para o Ensino Médio, através da implantação de Oficina de Acionamento Robótica, que poderá ser replicado em escolas públicas de todo o país. Esta iniciativa é parte da missão do CAp-UFRJ que realiza pesquisa em Educação a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do colégio, com a participação de licenciandos e alunos de todos os anos do Ensino Básico.

E em breve o Blog da APACAp disponibilizará um bate-papo com o professor Sidnei Percia que contará mais detalhes do projeto e da sua trajetória no CAp.

2 Respostas to “Famílias apoiam projeto de Robótica do Setor de Física”

  1. Marcelo Mattos 20 de Maio de 2016 às 13:22 #

    Estou disposto a ajudar, mas preciso de mais detalhes.

    Podem me passar o contato do professor Sidnei Percia ou vocês preferem mediar a conversa ?

    Preciso saber dele quais são os itens que ele precisa com maior urgência, pois não sei se conseguirei tudo ao mesmo tempo.

    Preciso saber se o Display LCD 16X2 5V Preto e Verde precisa possuir BACK LIGHT ( Luz de fundo ) pois o modelo sem BACK LIGHT custa a metade do preço.

    Marcelo de Mattos 9-9175-1325 Vivo / WhatsApp
    thatisway@gmail.com

  2. Marcelo Mattos 20 de Maio de 2016 às 13:53 #

    Outro detalhe: Sobre a caixa organizadora

    Encontrei vários tamanhos, modelos e preços.
    Preciso de uma foto para saber exatamente qual se aplica ao caso do laboratório.

    Marcelo de Mattos 9-9175-1325 Vivo / WhatsApp
    thatisway@gmail.com

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: