Responsabilidade compartilhada

30 Mar

No segundo semestre do ano passado (2015), o CAp recebeu mobiliário novo – carteiras escolares, mesas, cadeiras – que foi obtido e pago com o esforço dos gestores do colégio e com a verba pública oriunda dos nossos impostos.

Ainda naquele ano, e recentemente em março de 2016, em reunião com a direção da escola tomamos ciência que muitos destes móveis já se encontravam rabiscados e danificados.

Essa informação nos alerta para a necessidade de cada um de nós – pais e responsáveis pelos alunos do colégio – de abraçarmos a causa da conservação e da preservação do bem público como um todo e os do nosso colégio, em particular.

É preciso que valorizemos e preservemos o patrimônio coletivo com o mesmo zelo e cuidado como se nos pertencesse individualmente.

Faz-se necessário através do discurso e da orientação clara que mostremos aos nossos filhos o quanto é importante a preservação do espaço escolar, o quanto isto significa de benefício para eles e os colegas que também virão, e que uma participação ativa na preservação dos espaços e do bem comum do colégio e da comunidade é um ato absolutamente vantajoso para todos.

É preciso demonstrar que isto significa progresso, pois pode-se investir em outras melhorias já que não se precisa gastar de novo com um item já adquirido.

Mostrar através de exemplos que atitudes simples como descartar resíduos de forma adequada, preservar o patrimônio em funcionamento, reciclar e dar nova vida funcional aos objetos, é mais do que ter uma atitude proativa para se evitar danos e buscar soluções. É uma forma muito consistente de progredir como pessoa inserida na sociedade.

Uma mudança de atitude por parte de todos nós requer uma nova ênfase no cuidado que temos com o colégio.

Somente partindo de uma mudança no comportamento individual é que poderemos atingir o coletivo, a fim de evidenciarmos o quanto valorizamos e queremos que o espaço do colégio seja realmente diferenciado e muito bom para todos.

Wilson Pessanha – Presidente da APACAp

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: