NOTA DE ESCLARECIMENTO

21 Ago

A diretoria da APACAp – Associação de Pais, Alunos e Amigos do Colégio de Aplicação da UFRJ – vem a público esclarecer o posicionamento por ela adotado ao longo de toda a discussão sobre a questão da excepcionalidade para os alunos do CAp, no curso da atual greve UFRJ.

Tal esclarecimento se faz necessário para dirimir dúvidas e apontar para a verdade dos fatos, de forma a que todos os interessados possam refletir sobre o que ocorreu e não sobre falas equivocadas.

1 – A APACAp luta, sim, pela excepcionalidade dos alunos do CAp UFRJ no âmbito da greve da UFRJ. Tal luta vem sendo defendida desde a greve de 2012, quando se esboçou a ideia de que algo precisava ser feito para se diminuir o impacto da falta de aulas para as crianças e adolescentes;

2 – A APACAp em nenhum momento, seja nos fóruns presenciais ou nos virtuais, declarou ou insinuou que a greve não é uma possibilidade de luta dos trabalhadores e, particularmente, nunca afirmou que os profissionais dos diversos segmentos da UFRJ não poderiam ter este direito assegurado;

3 – A APACAp vem tentando em todos os espaços onde esteve presente, mostrar o seu ponto de vista sobre a necessidade da implementação da excepcionalidade para os alunos do CAp. A APACAp tem feito isto buscando sempre o caminho do diálogo, da sensibilização e do convencimento, jamais o caminho da força.

4 – Em assembleia da APACAp, com a presença de um grande número de pais e responsáveis, foi votada e aprovada uma proposta coletiva de se buscar apoio junto ao Ministério Público Federal, para que este organismo, agindo como um mediador entre as partes, ajudasse na discussão da questão da excepcionalidade. Portanto, a APACAp não entrou na Justiça contra entidade nenhuma ou professor algum. A APACAp atendeu a deliberação livre de seus associados, cumprindo seu papel de entidade representativa. A APACAp não propôs ou deliberou pela judicialização de nada ou de ninguém.

5 – Existem hoje, por livre arbítrio de alguns pais, no exercício do seu próprio direito de recorrer as instâncias que acharem pertinentes, ações na Justiça questionando diversos pontos relacionados à greve e seus desdobramentos. Essas ações não foram patrocinadas pela APACAp. A APACAp não tem o direito e jamais buscará ter o poder de inibir a livre ação que cada individuo, legalmente, pode ter.

6- A APACAp sempre se colocou como parceira na luta  por condições dignas de trabalho, de aprendizagem e de infraestrutura no CAp UFRJ. Acreditamos na participação das famílias na vida escolar e no protagonismo que a comunidade escolar como um todo – professores, técnicos, alunos e familiares – deve ter na defesa do direito à educação como condição inalienável para o progresso do país. Isso é o que nos motiva a seguir adiante, mesmo com as pedras que às vezes se apresentam pelo caminho!

7 – A APACAp jamais, em nenhum dos fóruns de que participa, colocou em cheque a qualidade, a lisura e a honra de qualquer servidor da UFRJ e jamais quis ou quer oprimir quem quer que seja no exercício de seu direito. A APACAp existe por existir liberdade e democracia, existe por podermos expressar livremente nossas ideias, portanto não será ela que vai agir contra a liberdade de expressão e o direito individual ou coletivo. Mas a APACAp, também não irá silenciar, quando tiver algo a dizer.

Pedimos a todos os que se interessem em saber o que pensa e como age a APACAp, para que visitem nosso endereço apacap.org e em caso de duvidas, que entrem em contato pelos canais disponibilizados, pois estamos prontos para qualquer esclarecimento.

Obrigado.

2 Respostas to “NOTA DE ESCLARECIMENTO”

  1. Antonio Carlos Benício 23 de Agosto de 2015 às 21:34 #

    Excelente texto. Claro. Objetivo e conciso. Benício

  2. Roneli Matera 24 de Agosto de 2015 às 23:13 #

    É isso mesmo! A APACAP me representa.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: