Carta aberta da APACAp aos docentes do CAp e da UFRJ

10 Ago

APACAp pede a saída antecipada da greve para o CAp


Prezados docentes do CAp e da UFRJ,

A APACAp vem solicitando, desde que a possibilidade de greve entrou na pauta das assembleias de professores em 2015, para que o Colégio de Aplicação, uma escola de educação básica inserida no âmbito de uma universidade pública, pudesse ter os seus alunos, professores e funcionários preservados dos danos causados por mais uma greve – a terceira num período de apenas cinco anos.

Justifica esse pedido a constatação de que crianças e adolescentes devem ter um tratamento diferenciado, pela sua condição de maior vulnerabilidade e pela etapa fundamental do desenvolvimento em que se encontram, tendo em vista que são exceção entre o público adulto usuário da UFRJ.

Acrescente-se a isso o fato de que a Educação Básica segue calendário diferenciado daquele empregado para alunos de graduação e pós-graduação, com duração maior e periodicidade anual. Alunos da educação básica não possuem a opção de refazer matérias e, quando isso se faz necessário, estes perdem o ano.

Pelas razões expostas acima, reiteramos nossa percepção de que os danos trazidos pela greve representam prejuízos diferenciados para as crianças e adolescentes. A recusa e, ressaltamos, a insensibilidade à nossa solicitação de excepcionalidade numa greve cuja duração já é longa, nos faz constatar a situação dramática que se encontram muitos alunos e suas famílias do CAp: desmotivação, afastamento dos estudos, isolamento social, descontinuidade no aprendizado, desânimo, incompreensão e outros transtornos de ordem social, pedagógica e emocional, difíceis inclusive de resumir e expressar em palavras.

O CAp-UFRJ, no momento em que esta greve começou, já se encontrava com seu calendário escolar atrasado, em função de descontinuidades na prestação de serviços terceirizados no início do ano letivo. Todo esse quadro nos leva a seguir defendendo que as crianças e adolescentes do CAp possam receber um tratamento diferenciado no âmbito de uma greve aparentemente interminável.

Pelas razões expostas acima, defendemos que a saída de greve para o CAp possa ocorrer de forma antecipada, como estratégia de respeito às especificidades e de redução aos danos já em curso.

A APACAp, portanto, solicita aos docentes do CAp e também da UFRJ que discutam em suas assembleias e fóruns a saída de greve antecipada para o CAp.

Certos de sua compreensão e solidariedade, pelo exposto.

APACAp – Associação de Pais, Alunos e Amigos do CAp – UFRJ

3 Respostas to “Carta aberta da APACAp aos docentes do CAp e da UFRJ”

  1. Rildo Krawczuk 10 de Agosto de 2015 às 23:17 #

    A insensibilidade dos docentes do CAp e da UFRJ, demonstram o grau de comprometimento desse grupo com a educação do Brasil…..
    Fica claro que a intenção deste grupo é apenas obter alguma vantagem financeira, transvestidos de luta pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira…. Lamentável!!!!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Professores mantêm greve. APACAp defende saída para o CAp | APACAP - 12 de Agosto de 2015

    […] Numa assembléia com mais de 570 professores, foi debatida a continuidade da greve da UFRJ, a qual já alcança quase dois meses de duração. Com discussões bastante polarizadas e votação apertada, a continuidade da greve acabou sendo aprovada por 267 a favor x 257 contrários, uma diferença de apenas 10 votos. No início da assembléia, Wilson Peçanha discursou pela APACAp e fez a leitura da carta aberta aos docentes publicada na segunda-feira pela Associação, na qual é defendida uma saída antecipada da greve para o CAp, tendo em vista as especificidades da escola e dos seus alunos. A solicitação da APACAp será também encaminhada para a reunião local dos professores do CAp. Acesse o texto da carta nesse link. […]

  2. Docentes da UFRJ apoiam a saída antecipada do CAp da greve | APACAP - 15 de Agosto de 2015

    […] resposta à carta aberta lida pela APACAp na última assembléia geral da ADUFRJ, um grupo de docentes da UFRJ divulgou uma […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: