Com a decisão dos professores da UFRJ por manter a greve na universidade, as aulas da escola na sexta-feira (03/07) e também na segunda (06/07), foram suspensas, com exceção do 3º ano do Ensino Médio.
Na segunda-feira pela manhã está prevista a realização de uma assembléia dos professores do CAp e se espera que seja emitido um comunicado, esclarecendo como se dará o funcionamento da escola a partir desse dia.
Infelizmente os ilustre professores, nossos Mestres, não demonstraram a devida sensibilidade para o momento inoportuno de mais uma greve. O Movimento sindical brasileiro não consegue evoluir para soluções mediadas com os demais segmentos sociais. Ignoram os alunos. Ignoram os Pais dos alunos e ignoram uma boa parcela da sociedade que não mais tolera a greve pela greve no serviço público. O Candidato a um concurso público ao prestar esse concurso, tem conhecimento prévio dos locais onde vai trabalhar e da remuneração que o Estado (A sociedade) vai lhe pagar. Uma vez aprovado e sob o manto da estabilidade no emprego. Abusam do direito de greve. Nós os pais deixamos bem claro que não apoiamos a greve. Comungamos com a busca permanente da melhoria do ensino e da sua estrutura e exigimos em contrapartida a devida transparência dos recursos públicos postos a disposição pela sociedade nas Universidades Públicas. O Atual plano de cargos e salários dos Institutos Federais de Ensino e das Universidades Federais foi negociado e aprovado no ano de 2012. Será que todo ano os professores vão querer um novo plano de cargos e salários e a reboque para enganar a todos, colocam um variados número de reivindicações relativos a melhorias da estrutura de ensino e que se repete todo ano e uma vez conseguido o aumento na remuneração retorna ao esquecimento.
A Média salarial de um professor de 40 horas nos Institutos Federais de Ensino esta em torno de RS 10.000,00. Um Professor Doutor ganha em torno de R$ 16.000,00. Será que esta remuneração esta abaixo a que se pratica nas melhores escolas e Universidades privadas da Cidade do Rio de Janeiro ?.
É muito fácil fazer greve remunerada. Afinal de contas servidores públicos fazem greve e nós a sociedade pagamos integralmente a sua remuneração. Isso é justo ?. Faça-se greve. Porém descontem os dias não trabalhados. Como ocorre em qualquer empresa privada. Vamos ver quando tempo dura essa greve.
Infelizmente no caso do CAP/UFRJ que cuida da educação de criança e adolescentes, teremos que partir para a judicialização com relação a reposição integral dos dias parados.
Teremos ainda que nos mobilizar em um grande ato público para demonstrar aos diligentes Professores, nossos Mestres que não apoiamos a Greve.
Meu profundo pesar Professores por essa nefasta decisão.
De Greve em Greve vocês estão matando o ensino público nesse País, cuja qualidade cai ano apos ano. Parabéns Educadores. Afinal de contas o Governo somos todos nós.