A reunião das famílias com os docentes do CAp (representantes do comando local de greve – ADUFRJ e professores favoráveis à greve dos professores das universidades federais) aconteceu nesta terça-feira, 30, logo após o ato público dos pais, em frente ao colégio, que pediu pela continuidade das aulas no CAp UFRJ, se confirmada a adesão da UFRJ ao movimentos paredista.
O encontro durou pouco mais de 3 horas e foi marcado pelo consenso das famílias no apoio às reivindicações dos professores. Os pais debateram sobre as formas de encaminhamento da pauta de greve, em Brasília; discordaram sobre a eficácia da greve num ano de recessão; reclamaram do distanciamento imposto às famílias para melhor entendimento das questões que motivam a greve; e desabafaram sobre os prejuízos pedagógicos acumulados pelos alunos, tanto os novos, quanto os que estão no colégio há mais tempo. Todos temem mais uma greve de longo prazo.
Os professores não responderam quais itens da pauta são prioritários na negociação para encerrar a greve. Foi citado pelos pais, sem confirmação dos professores presentes, que a data de encerramento da greve seria 31 de agosto, prazo máximo para o Congresso Federal votar o Orçamento da União para 2016 que vai fixar o percentual de reposição salarial da categoria.
A professora Cristina Miranda, representando o comando local de greve –ADUFRJ, coordenou o encontro e vai enviar à APACAp uma ata da reunião. Relacionamos abaixo os encaminhamentos tirados da reunião que serão apreciados pelos professores do CAp-UFRJ, a saber:
– Participação das famílias na próxima reunião de professores do CAp-UFRJ, na unidade, que acontecerá depois da assembleia geral de docentes da UFRJ nesta quinta, 02/07, às 14 horas no salão da Reitoria, no Fundão. A proposta das famílias é que seja dado direito de fala a representantes da APACAp e de pais dos três segmentos do colégio (EF I , EF II e EM). Na reunião de professores do CAp, em 22/07, a participação dos pais foi vetada.
– Manutenção das aulas no CAp UFRJ caso seja confirmada a greve dos professores da UFRJ na assembleia geral de docentes, em 02/07. A proposta das famílias é que o CAp siga em “estado de greve” e o comando local de greve – ADUFRJ proponha à comunidade escolar ações coletivas de apoio à pauta de reivindicações dos docentes federais;
– Melhoria da comunicação entre ADUFRJ e famílias do CAp;
– Nova reunião entre pais e professores do CAP – comando local de greve – ADUFRJ e professores com entendimentos diversos sobre a participação do CAp na greve de docentes federais – para logo depois da assembleia geral de 02/07, havendo ou não confirmação de greve. A proposta das famílias foi marcar o novo encontro num sábado para permitir a participação dos pais trabalhadores que não conseguem frequentar as reuniões em dias úteis.
O comando local de greve – ADUFRJ enviou comunicado à APACAp se comprometendo a informar o resultado da assembleia geral dos docentes, na próxima quinta-feira, 02/07, ao término da mesma (possivelmente no início da noite). Além disso, informou também que caso a assembléia decida pelo término da greve, haverá aulas normalmente na sexta-feira no CAp. Por outro lado, caso seja decretada a continuidade da greve, será realizada uma assembléia dos professores do CAp na segunda-feira, dia 6/07, pela manhã.
PS – O Comando Local de Greve informou ainda que não haverá aulas nos dois turnos desta quinta-feira (02/07), quando será realizada a assembleia docente. Leia abaixo o informe tal qual recebemos do comando local de greve no CAp:
Prezados pais/mães Apacap,
Enviamos abaixo o informe que foi divulgado aos professores.
Solicitamos que seja divulgado aos pais e mães a data de nossa assembléia – 2/06 – e que o resultado será comunicado à APACAp imediatamente após o término da assembléia (acredito ser em torno de 18h).
REUNIÃO COM OS PAIS E MÃES DO CAp – 30/06
Após informes e debate, os pais encaminham as seguintes demandas para serem discutidas entre os professores:
1. Participação de representante da APACAp em reuniões de Unidade;
2. Consideração de excepcionalidade de greve de todo o CAp-UFRJ, sem suspensão das aulas e “em estado de greve”;
Além disso, consideramos conjuntamente a necessidade de maior comunicação entre os pais e o movimento grevista. Ficou acertado que a APACAp nos ajudará na divulgação entre os pais sobre:
a) paralisação total das atividades a partir de 2/07,
b) resultado da assembleia docente de 02/07 será informado diretamente à APACAp, que deverá disponibilizar em seu site,
c) caso haja suspensão da greve na assembleia de 2/07, na sexta-feira 3/07 haverá aula normal;
d) caso seja deliberada continuidade da greve na assembleia de 2/07, o comando de greve local CAp-Adufrj entrará em contato com a ApACAp para viabilizar nova reunião com os pais;
e) há uma preferencia dos pais para reunião no final da tarde (18h) ou no sábado.
ENCAMINHAMENTO DO CLG CAp-AdUFRJ – PROX. REUNIÃO
– Caso seja deliberada continuidade da greve na assembleia de 2/07 – nova reunião de Unidade na segunda-feira, 6/7, às 10h;
– Caso haja suspensão da greve na assembleia de 2/7 – aula normal na sexta-feira, nova reunião de Unidade na terça-feira, 7/7, às 12h.
Att.
Cris Miranda (pelo Comando Local de Greve do CAp/Adufrj)
Deixe uma Resposta