Famílias debatem com docentes sobre greve no CAp

1 Jul

A reunião das famílias com os docentes do CAp  (representantes do comando local de greve – ADUFRJ e professores favoráveis à greve dos professores das universidades federais) aconteceu nesta terça-feira, 30, logo após o ato público dos pais, em frente ao colégio, que pediu pela continuidade das aulas no CAp UFRJ, se confirmada a adesão da UFRJ ao movimentos paredista.reunião_pais_comando-greve-30062015

O encontro durou pouco mais de 3 horas e foi marcado pelo consenso das famílias no apoio às reivindicações dos professores. Os pais debateram sobre as formas de encaminhamento da pauta de greve, em Brasília; discordaram sobre a eficácia da greve num ano de recessão; reclamaram do distanciamento imposto às famílias para melhor entendimento das questões que motivam a greve; e desabafaram sobre os prejuízos pedagógicos acumulados pelos alunos, tanto os novos, quanto os que estão no colégio há mais tempo. Todos temem mais uma greve de longo prazo.

reunião_pais_comando-greve-30062015-2Os professores não responderam quais itens da pauta são prioritários na negociação para encerrar a greve. Foi citado pelos pais, sem confirmação dos professores presentes, que a data de encerramento da greve seria 31 de agosto, prazo máximo para o Congresso Federal votar o Orçamento da União para 2016 que vai fixar o percentual de reposição salarial da categoria.

A professora Cristina Miranda, representando o comando local de greve –ADUFRJ,  coordenou o encontro e vai enviar à APACAp uma ata da reunião. Relacionamos abaixo os encaminhamentos tirados da reunião que serão apreciados pelos professores do CAp-UFRJ, a saber:

– Participação das famílias na próxima reunião de professores do CAp-UFRJ, na unidade, que acontecerá depois da assembleia geral de docentes da UFRJ nesta quinta, 02/07, às 14 horas no salão da Reitoria, no Fundão. A proposta das famílias é que seja dado direito de fala a representantes da APACAp e de pais dos três segmentos do colégio (EF I , EF II e EM). Na reunião de professores do CAp, em 22/07, a participação dos pais foi vetada.

– Manutenção das aulas no CAp UFRJ caso seja confirmada a greve dos professores da UFRJ na assembleia geral de docentes, em 02/07. A proposta das famílias é que o CAp siga em “estado de greve” e o comando local de greve – ADUFRJ proponha à comunidade escolar ações coletivas de apoio à pauta de reivindicações dos docentes federais;

– Melhoria da comunicação entre ADUFRJ e famílias do CAp;

– Nova reunião entre pais e professores do CAP – comando local de greve – ADUFRJ  e professores  com entendimentos diversos sobre a participação do CAp na greve de docentes federais – para logo depois da assembleia geral de 02/07, havendo ou não confirmação de greve. A proposta das famílias foi marcar o novo encontro num sábado para permitir a participação dos pais trabalhadores que não conseguem frequentar as reuniões em dias úteis.

O comando local de greve – ADUFRJ enviou comunicado à APACAp se comprometendo a informar o resultado da assembleia geral dos docentes, na próxima quinta-feira, 02/07, ao término da mesma (possivelmente no início da noite). Além disso, informou também que caso a assembléia decida pelo término da greve, haverá aulas normalmente na sexta-feira no CAp. Por outro lado, caso seja decretada a continuidade da greve, será realizada uma assembléia dos professores do CAp na segunda-feira, dia 6/07, pela manhã.

PS – O Comando Local de Greve informou ainda que não haverá aulas nos dois turnos desta quinta-feira (02/07), quando será realizada a assembleia docente. Leia abaixo o informe tal qual recebemos do comando local de greve no CAp:


Prezados pais/mães Apacap,

Enviamos abaixo o informe que foi divulgado aos professores.

Solicitamos que seja divulgado aos pais e mães a data de nossa assembléia – 2/06 – e que o resultado será comunicado à APACAp imediatamente após o término da assembléia (acredito ser em torno de 18h).

REUNIÃO COM OS PAIS E MÃES DO CAp – 30/06

Após informes e debate, os pais encaminham as seguintes demandas para serem discutidas entre os professores:

1. Participação de representante da APACAp em reuniões de Unidade;

2. Consideração de excepcionalidade de greve de todo o CAp-UFRJ, sem suspensão das aulas e “em estado de greve”;

Além disso, consideramos conjuntamente a necessidade de maior comunicação entre os pais e o movimento grevista. Ficou acertado que a APACAp nos ajudará na divulgação entre os pais sobre:

a) paralisação total das atividades a partir de 2/07,

b) resultado da assembleia docente de 02/07 será informado diretamente à APACAp, que deverá disponibilizar em seu site,

c) caso haja suspensão da greve na assembleia de 2/07, na sexta-feira 3/07 haverá aula normal;

d) caso seja deliberada continuidade da greve na assembleia de 2/07, o comando de greve local CAp-Adufrj entrará em contato com a ApACAp para viabilizar nova reunião com os pais;

e) há uma preferencia dos pais para reunião no final da tarde (18h) ou no sábado.

ENCAMINHAMENTO DO CLG CAp-AdUFRJ – PROX. REUNIÃO

– Caso seja deliberada continuidade da greve na assembleia de 2/07 – nova reunião de Unidade na segunda-feira, 6/7, às 10h;

– Caso haja suspensão da greve na assembleia de 2/7 – aula normal na sexta-feira, nova reunião de Unidade na terça-feira, 7/7, às 12h.

Att.

Cris Miranda (pelo Comando Local de Greve do CAp/Adufrj)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: