APACAp 2015 – Mães, Pais e Cidadãos pela Educação!

1 Dez

Precisamos voltar à escola, agora como pais, para uma aula de cidadania: sentar com alunos, professores e funcionários do CAp para construirmos juntos o futuro da educação.

Em 2014, o CAp-UFRJ completou 66 anos. A APACAp já fez dez anos. Desde 8 de janeiro de 2004 a Associação tem um Estatuto que rege os atos da diretoria eleita pelas famílias capianas. Ao longo desta trajetória, a APACAp procurou ampliar sua representação no colégio, enfrentando sempre forte resistência. A legislação não favorecia a participação dos pais; a direção não facilitava a mobilização das famílias e a relação com professores e servidores só conhecia o tempo dos eventos felizes de culminância ou o de revolta nas greves. Não temos registros de encontros contínuos para amadurecer o diálogo e unir esforços para valorizar a educação.

Tempo de novidades!

A atual diretoria da APACAp participou em 2014, pela primeira vez na história do CAp, das reuniões com a direção do colégio para redigir o Estatuto do CAp e garantir presença no novo COP, o Conselho Pedagógico que é o órgão máximo deliberativo do colégio. Desde 2012 avançamos na relação com a direção do CAp e com a UFRJ. O Novo Plano Nacional de Educação louva a participação das famílias.

A APACAp tem um site, as famílias já mobilizadas voltam às reuniões e pais e responsáveis dos anos iniciais do Ensino Fundamental chegam para colaborar. Neste contexto, pela importância que a educação tem na vidas dos nossos filhos, reforçamos que a presença das famílias na eleição da APACAp é fundamental.

Pelas demandas já sinalizadas e pelas que virão, a nova diretoria terá que contar com as famílias para formar grupos de trabalhos – GTs – e organizar a participação da Associação, também, conforme a solicitação da direção. Seis diretores, somente, não fazem a APACAp presente em todas as frentes de atuação que se apresentam.

A falta de tempo e de experiência não deve servir como desculpa para a ausência na escola. Atuar nas horas críticas é muito pouco. Há uma chamada pública e precisamos estar na escola para responder: Presente! Somos chamados a atuar.

Participe e compareça à Assembleia Ordinária da ACAPAp de 06/12, 10h, no CAP.

A Diretoria

“Caminhar se aprende caminhando” (Paulo Freire)

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: