“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho, por causa do qual a gente se pôs a caminhar”.
Paulo Freire
Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2014
A APACAp vem expor algumas considerações após a apresentação neste Conselho, ocorrida em 21 de Setembro de 2014.
Acreditamos que a discussão que irá documentar o Regimento do CAp e a criação do ConDir coincide, tempo e oportunidade, para encerrar o histórico afastamento que marca as relações entre as famílias e a direção do colégio.
O reconhecimento dos pais e responsáveis como membros desta comunidade escolar; e a representação viável das famílias no ConDir – a partir de dois titulares que irão conciliar as responsabilidades com afazeres profissionais e pessoais – é a fundação das bases para uma parceria, que exigirá de todos novo ânimo e coragem.
E como se constrói uma parceria? A parceria de mão dupla se constrói quando é franca, em todos, a disposição para o diálogo.
Neste sentido a presença e as lutas da APACAp têm sido longas e árduas.
Foi a partir da greve de 2012 que o CAp e a APACAp abriram um novo canal de diálogo, tenso, emocionado e muito enriquecedor. Esta diretoria é composta por pais que chegavam naquele ano ao colégio e por famílias capianas mais antigas, que confirmavam a determinação de buscar espaço para apoiar e participar das decisões do colégio. Desde sempre a APACAp investiu muito nesta construção. Chegamos até aqui!
Queremos relembrar que durante anos a APACAp enfrentou resistência e inúmeras negativas para reunir as famílias usando o espaço do colégio. Muitas reuniões da APACAp foram realizadas nas praças vizinhas, muitas embaixo de chuva.
Da falta de espaço para promover reuniões legítimas, passando pela atuação firme e propositiva no difícil tempo de greve, e ainda investindo na construção de um relacionamento equilibrado e fecundo, a APACAp está presente:
– É figura jurídica, com documentação constitutiva regularizada;
– Protocola documentos e emite comunicados oficiais para repercutir e representar as famílias junto à comunidade escolar;
– Está presente em todos os debates e fóruns quando convocada;
– Repercute e apoia a divulgação de comunicados oficiais emitidos pela direção do colégio;
– Participa da Festa Junina do CAp com a barraca de Caldo&Cultura;
– Administra espaços virtuais que mediam discussões importantes sobre a rotina do colégio:
– Página oficial com mais de 7 mil acessos;
– Facebook /Fórum de Pais com cerca de 500 membros, num grupo fechado e com perfil identificado com o colégio;
-Fórum do Yahoo Grupos com 220 membros.
A APACAp representa as reflexões, o desejo de participar da solução e o registro de reivindicações das famílias em discussões atualíssimas, a saber:
– A preocupação contínua com a valorização de professores e funcionários;
– A falta de concurso para técnicos e docentes;
– A mobilização pela instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas e o efetivo funcionamento do novo sistema;
– O enfrentamento para solução coletiva dos inúmeros casos de furto nas dependências nas salas de aula e espaços comuns;
– A participação das famílias para valorizar o professor em sala de aula, conter a indisciplina e discutir a repercussão de fatos, por série, que comprometem o aprendizado;
– O recorrente apelo por uma comunicação direta, transparente e perene com as famílias;
Ou seja, a APACAp é muita ativa, apesar de todas as adversidades e da falta de incentivo para fazer vicejar nas famílias a resposta ao chamado de participação e representação, em todos os segmentos e anos.
Articulados como coletivo deliberamos por consenso e protocolamos representação para encaminhar opinião e pleitos à direção e, eventualmente, sobretudo no passado, a demais instâncias da universidade.
Não temos a tutela e tampouco dissuadimos os pais de participar e atuar individualmente. Os membros da APACAp têm direito a voz e voto, e total liberdade e legitimidade de questionar o colégio, a Ouvidoria da UFRJ, o Consuni, o Ministério da Educação e o governo federal ou qualquer outro órgão e entidade. Isso não nos faz menos APACAp, muito pelo contrário.
Os pais ainda não estão certos de que são bem-vindos ao colégio. Não têm a vivência de que suas ponderações, dúvidas e opiniões são consideradas e acolhidas pela direção do CAp. E não estão errados em pensar assim.
Senhoras e Senhores, a APACAp está e estará aqui depois desta diretoria, assim como o COP – e o futuro ConDir – . Nossos filhos avançarão nos anos escolares, assim como todos aqui presentes irão cumprir trajetória funcional e acadêmica, e todos encontrarão o termo de conclusão, cada um a seu tempo.
Estamos aqui, representando a APACAp, honrando o entendimento que nos precede e do qual somos signatários de que, como parte inconteste desta comunidade escolar, acreditamos que:
- a participação das famílias é importantíssima para a construção de uma educação pública, laica, democrática e abrangente no Brasil do século XXI;
- a aproximação entre alunos, famílias, funcionários, professores e gestores é imprescindível para a valorização do CAp;
- temos objetivos comuns e a nos esperar um tempo de enriquecedoras trocas e convivência, muito mais do que o estranhamento que herdamos e ainda hoje marca nossas relações.
Estamos aqui para contribuir com a construção do Colégio de Aplicação da UFRJ que ainda continuará sendo referência na formação de mestres e alunos quando não estivermos mais neste convívio. Olhamos para o futuro e oferecemos nosso melhor ânimo, intenção e virtudes para fazer parte desta história.
Em nome da APACAp, que representa todas as famílias que anualmente reafirmam a confiança no trabalho pedagógico realizado neste Colégio, confirmamos os termos da minuta de criação do ConDir, insistimos no reconhecimento das mães, pais e responsáveis como membros desta comunidade e a crença na gestão escolar democrática.
Estamos inseridos no tempo da participação, do compartilhamento, da reflexão, da decisão, e acolhemos as responsabilidades e os desafios inscritos nos documentos que aqui estão em discussão.
Muito obrigada,
A Diretoria da APACAp
Deixe uma Resposta