Seguindo com o nosso compromisso de participação democrática no dia-a-dia do colégio, divulgamos abaixo a “Carta aberta à Comunidade Capiana – UFRJ”, enviada pela Direção Adjunta de Ensino — DAE , tratando do tema dos furtos no interior do colégio.
A APACAp tem total interesse em colaborar e se coloca à disposição para participar de todas estas iniciativas, pois na nossa visão a família tem um papel fundamental na educação e o sucesso escolar é propiciado por uma forte aliança e compromisso mútuo entre a escola e a família.
Wilson Pessanha – Presidente da APACAp
Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2014.
Carta aberta à Comunidade Capiana – UFRJ
Diante de recentes episódios de perdas e furtos ocorridos no ambiente escolar, situações que muito nos preocupam, gostaríamos de dividir nossas inquietações de modo a convocar uma reflexão coletiva de estratégias que promovam o envolvimento de todos os agentes integrantes deste espaço e que, ao mesmo tempo, possibilitem não nos afastar da finalidade máxima de um ambiente escolar: o processo educativo.
Todo ano, no ato da matrícula e na reunião de pais, reiteramos as Normas de Convivência do CAp-UFRJ. Uma das informações compartilhada com as famílias é o artigo pertencente à Portaria nº 53, de 18 de novembro de 2010, transcrito abaixo:
“Artigo 3: O colégio não se responsabiliza por celulares, objetos de valor, aparelhos eletrônicos, jóias ou outros objetos trazidos pelos alunos que despertem a curiosidade e o interesse de terceiros.”
Em nenhum momento o CAp-UFRJ se exime da responsabilidade de atuar nos episódios ocorridos, mas dentre as medidas disciplinares que podem e devem ser aplicadas na escola não se incluem as ações investigativas passíveis de serem caracterizadas como invasivas e/ou discriminatórias.
Lembramos que um dos nossos principais papeis é conscientizar, educar e formar hábitos de cidadania. Neste sentido, propomos a participação e o envolvimento de toda a Comunidade Capiana numa agenda de palestras, debates, encontros, oficinas e intervenções que possibilitem reforçar nossa ação educativa frente aos acontecimentos.
Reforçamos que a Direção do CAp-UFRJ está aberta ao diálogo com a Comunidade visando à melhoria do ambiente escolar, numa retomada da ideia de que “comunidade” significa um “estado do que é comum; uma paridade; uma comunhão, numa identidade de sentimentos”, enfim, buscamos investir no espírito de “orgulho capiano” que reúne a nós todos.
Até o momento, já estabelecemos contato com o Grêmio Estudantil para a construção conjunta de um calendário de eventos e atividades como marco inicial deste processo, cuja agenda será divulgada em breve. Seguimos tecendo, viabilizando e acolhendo a participação efetiva de todos.
Atenciosamente,
Cleber, Márcia, Mario e Vanessa
Direção Adjunta de Ensino
CAp UFRJ
Deixe uma Resposta