DAE propõe ações educativas para evitar furtos no CAp

2 Set

Seguindo com o  nosso compromisso de participação democrática no dia-a-dia do colégio, divulgamos abaixo a “Carta aberta à Comunidade Capiana – UFRJ”, enviada pela Direção Adjunta de Ensino — DAE , tratando do tema dos furtos no interior do colégio.

A APACAp tem total interesse em colaborar e se coloca à disposição para participar de todas estas iniciativas, pois na nossa visão a família tem um papel fundamental na educação e o sucesso escolar é propiciado por uma forte aliança e compromisso mútuo entre a escola e a família.

Wilson Pessanha – Presidente da APACAp


 

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2014.

Carta aberta à Comunidade Capiana – UFRJ

Diante de recentes episódios de perdas e furtos ocorridos no ambiente escolar, situações que muito nos preocupam, gostaríamos de dividir nossas inquietações de modo a convocar uma reflexão coletiva de estratégias que promovam o envolvimento de todos os agentes integrantes deste espaço e que, ao mesmo tempo, possibilitem não nos afastar da finalidade máxima de um ambiente escolar: o processo educativo.

Todo ano, no ato da matrícula e na reunião de pais, reiteramos as Normas de Convivência do CAp-UFRJ. Uma das informações compartilhada com as famílias é o artigo pertencente à Portaria nº 53, de 18 de novembro de 2010, transcrito abaixo:

“Artigo 3: O colégio não se responsabiliza por celulares, objetos de valor, aparelhos eletrônicos, jóias ou outros objetos trazidos pelos alunos que despertem a curiosidade e o interesse de terceiros.”

Em nenhum momento o CAp-UFRJ se exime da responsabilidade de atuar nos episódios ocorridos, mas dentre as medidas disciplinares que podem e devem ser aplicadas na escola não se incluem as ações investigativas passíveis de serem caracterizadas como invasivas e/ou discriminatórias.

Lembramos que um dos nossos principais papeis é conscientizar, educar e formar hábitos de cidadania. Neste sentido, propomos a participação e o envolvimento de toda a Comunidade Capiana numa agenda de palestras, debates, encontros, oficinas e intervenções que possibilitem reforçar nossa ação educativa frente aos acontecimentos.

Reforçamos que a Direção do CAp-UFRJ está aberta ao diálogo com a Comunidade visando à melhoria do ambiente escolar, numa retomada da ideia de que “comunidade” significa um “estado do que é comum; uma paridade; uma comunhão, numa identidade de sentimentos”, enfim, buscamos investir no espírito de “orgulho capiano” que reúne a nós todos.

Até o momento, já estabelecemos contato com o Grêmio Estudantil para a construção conjunta de um calendário de eventos e atividades como marco inicial deste processo, cuja agenda será divulgada em breve. Seguimos tecendo, viabilizando e acolhendo a participação efetiva de todos.

Atenciosamente,

Cleber, Márcia, Mario e Vanessa
Direção Adjunta de Ensino
CAp UFRJ


 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: