Foi realizada na terça-feira, 11/03/2014, a primeira reunião mensal da APACAp com a direção-geral do CAp UFRJ. Os encontros periódicos têm por objetivo reforçar o diálogo aproximar as famílias à gestão do colégio. Na ocasião, a Profa. Maria Luiza Mesquita da Rocha, diretora-geral pro-tempore, e a Profa. Miriam Kaiuca, vice-diretora, receberam o diretor-presidente da APACAp, Wilson Pessanha, e Fernando Zaider, diretor-tesoureiro da Associação, para tratar de assuntos urgentes para pais, mães e responsáveis do CAp-UFRJ.
A pauta da reunião sugerida pela APACAp foi elaborada em reunião da diretoria, priorizando assuntos urgentes pendentes em 2013 e a mobilização de técnicos e professores de universidades federais que já marcaram paralisação a partir de 17/03, e o dia de mobilização sem aula, em 19/03, respectivamente. A seguir os assuntos e desdobramentos da reunião:
Ar condicionado:
A diretoria não tem previsão para o início da operação do sistema de refrigeração das salas de aula, para enfim os alunos terem o tão esperado conforto térmico. Ainda faltam acabamentos no sistema de distribuição; ajustes na drenagem, colocação do gás nos aparelhos; a finalização da instalação do gerador, que é mais potente que o inicialmente previsto; além de questões administrativas, inclusive com o envolvimento de outros setores da universidade na busca de soluções. Não foi fixado, no entanto, prazo para encerramento das pendências e nem para início de operação dos aparelhos.
Reunião da APACAP com as famílias:
Feita a solicitação de espaço para este fim, a direção confirmou que o colégio está à disposição, ficando pendente apenas a marcação da data.
Greve dos técnicos administrativos:
A direção avaliou que esta greve, sinalizada pelo sindicato da categoria (Sintufrj) para acontecer a partir de 17/03 não irá colocar em risco o funcionamento da escola e nem a segurança dos alunos, sobretudo os pequenos do EF. Estão previstos alguns transtornos, mas a direção acredita que pode contorná-los com a equipe de apoio contratada.
Indicação de paralisação dos professores:
A direção registrou a necessidade de acompanhar a reunião dos docentes do CAp prevista para acontecer em 13/03 e votar internamente a posição sobre o assunto. O resultado será levado à plenária dos professores da UFRJ prevista para acontecer em 14/03, na Faculdade de Serviço Social, no Campus da Praia Vermelha, quando a categoria decidirá se irá paralisar, ou não, as atividades por um dia, em 19/03.
Fonte: Adufrj
Transferência do CAp para a Cidade Universitária:
Esta mudança deve acontecer. A direção confirma a existência de um projeto de edificação, que classifica de “contemporâneo e afinado às necessidades pedagógicas do CAp e ficará perto das diversas licenciaturas que se localizam naquela região”. Está previsto o aumento de duas para três turmas de alunos por série e a implantação do turno integral. A questão do transporte é uma preocupação da direção. Foi esclarecido que a transferência do CAp não é um fato isolado, mas está inserido no contexto do Plano Diretor da UFRJ, implantado pelo ex-reitor Aloísio Teixeira. Há convênio com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para implantação de melhorias de mobilidade urbana, incluindo a passagem do anel viário por dentro do Fundão. A direção acolheu a sugestão da APACAp de promover uma audiência pública com a participação do arquiteto Pablo que fará uma apresentação sobre o projeto para que os alunos e as famílias possam conhecê-lo. A direção vai mediar as providências para realizar este encontro em breve.
Vacinação HPV:
Não haverá campanha de vacinação contra HPV dentro do CAp. A questão sugerida por um post no Fórum dos Pais, Alunos e Amigos do CAp UFRJ no Facebook. Segundo a direção “este é um assunto para ser tratado pelas famílias”. Entretanto, a direção aceitou a sugestão da APACAp de promover palestras de profissionais de saúde especializados a fim de trazer informações relevantes para a comunidade capiana. O objetivo é informar sobre a vacinação, esclarecer dúvidas para ajudar às famílias a optar, ou não, pela imunização preventiva.
Assuntos gerais:
Doação de tela de proteção para rampa
A direção solicitou às famílias a doação de uma tela de proteção (de aproximadamente 10m x 2m) para um trecho da rampa de acesso ao segundo andar do colégio. Trata-se de um espaço vulnerável, sobretudo na curva, onde os alunos ficam debruçados, olhando as atividades na quadra esportiva e no pátio. A APACAp acolheu o pedido e vai fazer uma tomada de preços para informar às famílias que puderem contribuir. Esta melhoria, se fosse feita pelas vias administrativas normais demandaria muito tempo e a necessidade, segundo a direção do colégio, é imediata.
Agenda
A APACAp avalia que a aproximação com a direção está sendo muito proveitosa para a comunidade escolar e confirma a disposição de cumprir a agenda mensal de encontros em 2014. Incentivamos todas as famílias e membros da APACAp a participar da elaboração das pautas de diálogo para as próximas reuniões.
O objetivo da Associação é contribuir de forma clara e objetiva para identificar problemas e participar das soluções que melhorem as condições de ensino e trabalho no CAp, sempre através de uma relação organizada e cortês. Conquistamos este espaço com a atual direção e avançaremos para consolidar e aprimorar o diálogo.
A Diretoria da APACAp
Deixe uma Resposta