Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2013
Prezados Diretores do CAp UFRJ,
A Diretoria da Associação de Pais, Alunos e Amigos do CAp-UFRJ (APACAp) vem por meio desta manifestar a profunda preocupação dos pais e responsáveis com a exposição pública que vem maculando a imagem do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Uma reportagem veiculada no dia 18 de outubro de 2013 no Programa Balanço Geral, da Rede Record, apresentou a denúncia de um aluno não identificado do CAp UFRJ de que supostamente teria sido vítima de agressão por outros alunos da mesma instituição, que também o teriam forçado a cometer furtos no interior da escola.
Apesar do tom sensacionalista, a denúncia é gravíssima e, embora a reportagem não apresente provas concretas, seu conteúdo é respaldado pelos pais do aluno em questão e coloca em xeque a gestão atual e a segurança das 750 crianças e adolescentes matriculados no CAp UFRJ. Tal manifestação é preocupante, pois se não for devidamente esclarecida, deixa dúvidas que poderão abalar a relação de confiança tão necessária e fundamental entre o colégio e os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes aqui matriculados.
Avaliamos ser este um problema que, como nos casos já citados – furtos e incêndios – em nossa Carta-aberta à Direção do CAp-UFRJ e COP, de 27 de setembro de 2013 –, exige uma solução participativa com as famílias e uma comunicação esclarecedora sobre o tratamento que a Direção do CAp vem dando a estas questões.
Reforçamos que a falta de uma comunicação estruturada com os pais e responsáveis gera grande intranquilidade às famílias, pois não se sabe ao certo a extensão e a gravidade dos fatos ocorridos e qual é a política da escola, caso exista.
A APACAp atua pela defesa da participação organizada e legal dos pais e responsáveis, entre os diversos grupos de interesse existentes no colégio. Reiteramos ainda que continuamos aguardando as respostas às indagações apresentadas na carta aberta, que conforme relato do diretor adjunto Prof. Marcos Andrade seria devidamente lida e discutida na reunião do Conselho Pedagógico.
Somos parte integrante desta comunidade e temos o direito de questionar e de obter respostas claras. Consideramos uma grave omissão este tratamento silencioso dado às questões por nós levantadas. Somos interessados diretamente e buscamos atuar como parte ativa do pensar desta instituição, tão importante para nós e para nossa sociedade.
Sem mais para o momento, nos colocamos à inteira disposição para dialogar e colaborar no que for possível e necessário e ficamos no aguardo de uma resposta coerente com o discurso integrador e de construção democrática de um espaço plural e participativo no CAp UFRJ.
Diretoria da APACAp
Associação de Pais, Alunos e Amigos do Colégio de Aplicação da UFRJ
Associação Privada de Defesa de Direitos Sociais – CNPJ 02.843.341/0001-54
www.apacap.org – apacap@apacap.org – apacap@outlook.com – twitter.com/apacap1
Para:
Direção do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Diretoria Adjunta de Ensino – DAE/CAp-UFRJ
CC:
Reitoria da UFRJ,
Pro-Reitora de Graduação,
Decano do CFCH,
Chefia de Gabinete do Reitor,
Ouvidoria da UFRJ
Deixe uma Resposta